2024

Olimpismo e Paralimpismo

Nome: Olimpismo e Paralimpismo
Cód.: DES10685L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Por principio, o olimpismo e o paralimpismo são uma filosofia de vida que exalta e combina de forma equilibrada as qualidades do corpo, da vontade e do espírito. Aliando o desporto à cultura e educação, o Olimpismo e o paralimpismo são criadores de um estilo de vida fundado no prazer do esforço, no valor educativo do bom exemplo e no respeito pelos princípios éticos fundamentais universais.

Objectivos:
a) Dotar os alunos dos conhecimentos básicos sobre a evolução histórica do olimpismo e paralimpismo, assim como a organização institucional do movimento olímpico e paralímpico;
b) Abordar os processos e as dinâmicas inerentes aos vários eventos olímpicos e paralímpicos.

Competências:
a) Conhecer os aspectos básicos sobre os fenómenos olímpico e paralímpico, desde os antecedentes históricos até às perspectivas de evolução futura, quer as práticas desportivas quer a complexidade do funcionamento institucional.
b) Interpretar os processos de candidatura à organização de competições, de preparações de missões e de avaliação dos legados olímpico e paralímpico resultantes do realização dos respectivos eventos.

Conteúdos Programáticos

1. Evolução do Fenómeno Olímpico e Paralímpico
1.1. Antecedentes olímpicos e paralímpicos
1.2. Valores olímpicos e paralímpicos

2. Organização do Olimpismo e Paralímpismo
2.1. Movimento olímpico e paralímpico
2.2. Estrutura institucional do olimpismo e paralimpismo
2.3. Olimpismo e paralimpismo em Portugal

3. Eventos Olímpicos e Paralímpicos
3.1. Candidaturas olímpicas e paralímpicas
3.2. Competições olímpicas e paralímpicas
3.3. Missões olímpicas e paralímpicas
3.4. Legados olímpico e paralímpico

Métodos de Ensino

A unidade curricular organiza-se em aulas teóricas e tutoriais, conforme indicado no Regulamento Escolar Interno (REI) da Universidade de Évora. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a transmissão de informação, a interpretação de resultados de investigação aplicada, bem como uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos. Estão previstas 15 horas de aulas teóricas e 15 horas de aulas teórico-práticas, repartidas em 15 semanas (2 horas semanais). Além da exposição oral, pretende-se através do questionamento, verificar a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos.

A classificação final resulta da avaliação escrita, através de uma frequência ou exame final, e trabalho individual. Todos os alunos deverão ter no mínimo 9,5 valores em cada uma das componentes, caso contrário não poderão completar com sucesso a UC.

Bibliografia

Carta Olímpica – Tradução oficiosa por Alexandre Miguel Mestre e Filipa Saldanha Lopes, Lisboa, Instituto Português do Desporto e da Juventude, 2012.
AAVV (Org. de Francisco de OLIVEIRA), O Espírito Olímpico no novo milénio, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2000.
AAVV (Org. de Paulo Mendes PINTO), Olímpico – Os jogos num percurso de valores e de significados, Porto, Afrontamento, 2013.
BRITTAIN, Ian, The Paralympic Games Explained, Londres, Routledge, 2016, 2ª ed.
LIMA, João Tiago Pedroso de, O Fogo do Espírito – Desporto, Olimpismo e Ética, Lisboa, Academia Olímpica de Portugal, 2007.

Equipa Docente