Avaliação e Controlo da Performance Desportiva
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objectivos gerais da disciplina são:
- Aprofundar os fundamentos da avaliação e controlo do treino desportivo;
- Dominar as metodologias e os instrumentos de avaliação da Performance Desportiva;
- Analisar e interpretar os resultados decorrentes da avaliação;
Perceber as repercussões da avaliação da Performance na prescrição do exercício.
Conteúdos Programáticos
Bloco I – Fundamentos da Avaliação e Controlo do Desempenho Desportivo
1. O Modelo Sistemático de Avaliação
1.1. Avaliação versus Medição
1.1.1. Avaliação Normativa e Criterial
1.1.2. Validade, Fiabilidade e Objectividade da Medição
2. Fundamentos dos programas de testes
2.1. Factores condicionantes dos resultados
3. As Sessões de Controlo
3.1. A selecção e/ou construção dos testes
3.2. A administração dos testes
3.3. O registo e armazenamento de informação
3.4. O tratamento e análise dos resultados
Bloco II – Avaliação e controlo das capacidades motoras
1. Avaliação da Força
1.1. Meios e métodos de avaliação da força
1.2. Avaliação da Força geral
1.3. Avaliação da Força especial
1.4. Avaliação da Força específica
2. Avaliação da Velocidade
2.1. Normas e Instrumentos de medição
2.2. A Velocidade de deslocamento
2.2.1. Testes de amplitude versus frequência
2.2.2. Testes de velocidade linear
2.2.3. Testes de velocidade com mudança de direcção
3. Avaliação da Agilidade
3.1. O teste de agilidade de Illinois
3.1.1. Procedimentos de aplicação e tabelas normativas
4. Avaliação da Resistência
4.1. Resistência Geral versus Resistência Específica
4.2. Testes e indicadores de esforço
4.2.1. O teste de Cooper
4.2.1.1. Procedimentos e tabelas normativas
4.2.2. O teste Course Navette (Léger-Lambert, 1982)
4.2.2.1. Procedimentos de aplicação e normas de estimação do VO2max
4.2.3. Os testes yo-yo (Bangsbo, 1994)
4.2.4. O sprint test (Bangsbo, 1994)
Bloco III – Metodologias de Observação na avaliação e controlo do treino
1. Meios e Métodos de observação
1.1.Registo por: erro; check list; Sistemas de categorias; Escalas de relação
1.2.Softwares de análise cronométrica
1.3.Procedimentos de Filmagem/Vídeo
1.4.Softwares de Análise de dados: APAS; Quintic Biomechanics; Simi Motion; Tacto;
1.5.Apresentação de resultados: Dartfish; Quintic Biomechanics; Simi Motion
2. A Análise do Jogo como método de Avaliação em JDC
2.1.Análise de adversários – o Scouting
2.1.1. Etapas e procedimentos de observação – as fichas de registo
2.1.2. A elaboração do relatório
2.2.Análise da própria equipa
2.2.1. Congruência com o Modelo de Jogo da Equipa
2.2.2. Repercussões para a Prescrição do Treino
Bloco IV – A Modelação dos Exercícios de Treino em JDC
1. A Caracterização Fisiológica
1.1. Indicadores externos
1.1.1. A frequência cardíaca
1.1.1.1. Frequência cardíaca máxima, de repouso e de reserva
1.1.2. A concentração de lactato
1.1.3. A percepção subjectiva do esforço – Escalas de Borg
2. A Análise Tempo e Movimento (ATM)
2.1. Indicadores externos
2.1.1. Distâncias totais percorridas
2.1.2. Tipo e intensidade dos deslocamentos
Número e duração dos diferentes tipos de deslocamento
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão uma vez por semana e cada uma terá a duração de cento e vinte minutos, em regime de avaliação contínua.
Está previsto que o bloco de matéria seja constituído por um número aproximado de 8 sessões de trabalho, sendo as restantes sessões destinadas a recolhas por parte dos alunos. Pretende-se que os alunos explorem os procedimentos e instrumentos de avaliação e que operacionalizem processos de controlo do treino cientificamente fundamentados. Através da realização de trabalhos práticos, será ainda enfatizada a etapa de análise dos resultados e estabelecida a “ponte” com a prescrição do exercício.
Bibliografia
Eston, R., & Reilly, T. (2001). Kinanthropometry and Exercise Physiology Laboratory Manual. Volume 2: Exercise Physiology Tests, Procedures and Data.
Eston, R., & Reilly, T. (2009). Kinanthropometry and Exercise Physiology Laboratory Manual: Tests, Procedures and Data. Volume 1: Anthropometry. Psychology Press.
Froelicher, V. F., & Myers, J. N. (2006). Manual of Exercise Testing. A Mosby Title.
Morrow, J. R., Jackson, A., Disch, J. G., & Mood, D. (2010). Measurement and Evaluation in Human Performance. Human Kinetics Publishers.
Winter, E. (2006). Sport and exercise physiology testing guidelines. the British Association of Sport and Exercise Sciences guide. Taylor & Francis.