Práticas de Atividade Física na Educação Básica
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Trata-se de uma UC em que os alunos são incluídos na dinâmica do processo de ensino e aprendizagem ao nível do 1º ciclo, coadjuvando o professor responsável na sua intervenção pedagógica. Estabelecem-se os seguintes objectivos:
1. Conhecer e analisar, reflexivamente, o funcionamento da instituição escolar e sua relação com a comunidade envolvente;
2. Compreender a organização curricular no ensino básico e o respetivo enquadramento da educação e expressão físico-motora e da atividade física e desportiva;
3. Adquirir um conjunto de saberes didáticos que permitam intervir com competência técnica e científica no processo de ensino-aprendizagem ao nível do 1º ciclo;
4. Vivenciar um conjunto de situações práticas, em cooperação com o professor, que facilitem a familiarização com a realidade do ensino na área da Atividade Física e Desportiva no 1º ciclo, realizando tarefas de planeamento, de avaliação e de condução do ensino.
Competências a desenvolver:
Planear, avaliar e intervir em contexto real de ensino na área da atividade física na educação Básica.
Conteúdos Programáticos
1. O sistema educativo e o currículo no 1º ciclo do ensino básico;
2. Fundamentos educativos e enquadramento normativo da área da Atividade Física e Desportiva, e da Expressão e Educação Físico-Motora Educação no 1º ciclo do ensino básico;
3. Orientações programáticas da Atividade Física e Desportiva no 1º ciclo e Programa de Expressão e Educação Físico-Motora;
4. Metodologias de intervenção pedagógica dos vários conteúdos programáticos da Expressão e Educação Físico-Motora, e da Atividade Física e Desportiva:
5. Planeamento do ensino: fontes estruturantes do planeamento; articulação entre os vários níveis de planeamento; e conceção de planos de aula.
6. Avaliação do ensino: critérios e indicadores de avaliação; avaliação diagnóstica, formativa e sumativa; e conceção e aplicação de instrumentos de avaliação das aprendizagens.
7. A intervenção pedagógica na aula: fatores estruturantes do plano de aula; gestão da aula e as técnicas de intervenção pedagógica; decisões estratégicas para a organização da aula e sucesso pedagógico; e desenvolvimento de situações reais de ensino-aprendizagem e sua análise critica.
Métodos de Ensino
No regime de avaliação contínua as componentes de avaliação são: Desempenho na escola (70%)+Relatório(30%)
No regime de avaliação final as componentes de avaliação são: Desempenho na escola (50%)+Relatório(50%)
Para aprovação o estudante terá que obter uma classificação mínima de 10 valores em cada uma das componentes.
O estudante deve frequentar pelo menos 75% da totalidade das aulas de trabalho de campo.
A componente de avaliação relativa ao desempenho na escola é comum ao regime de avaliação contínua e ao regime de avaliação final. Deste modo, nas épocas de recurso, especial e extraordinária apenas pode ser reavaliada a componente do Relatório(c.f. ponto 8,Art.º102 RAUÉ)
Bibliografia
Albino, M., & Nunes, M. M. (2007). Atividade física e desportiva: 1.º ciclo do ensino básico – Orientações programáticas. Lisboa: Ministério da Educação – DGIDC (Acesso em http://www.dgidc.min-edu.pt/aec/index.php?s=directorio&pid=18).
Garcia, E., Angel, J., Rubio, C. et al. (2009). Materiales para la didáctica de la educación física. Madrid: INDE (Cota Bib.UÉ: VERNEY 796:37.02 FER m )
Ministério da Educação-Departamento da Educação Básica (1998). Organização curricular e programas: 1º ciclo do ensino básico (2ª ed.) Lisboa: Ed.Ministério Educação. (Acesso em http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinobasico/index.php?s=directorio&pid=22&ppid=3)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Bento, J. (1998). Planeamento e Avaliação em Educação Física. Lisboa: Livros Horizonte.
Piéron, M. (1996). Formação de Professores- Aquisição de Técnicas de Ensino e Supervisão Pedagógica. Cruz Quebrada. Edições FMH.
Sidentop, D., Costa, F.C, Haag,H., et al. (2005). The Art & Science of Teaching in Physical Education and Sport. Cruz Quebrada: Edições FMH.