2024

Práticas de Atividade Física na Educação Básica

Nome: Práticas de Atividade Física na Educação Básica
Cód.: DES10674L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Trata-se de uma UC em que os alunos são incluídos na dinâmica do processo de ensino e aprendizagem ao nível do 1º ciclo, coadjuvando o professor responsável na sua intervenção pedagógica.  Estabelecem-se os seguintes objectivos:


1. Conhecer e analisar, reflexivamente, o funcionamento da instituição escolar e sua relação com a comunidade envolvente;


2. Compreender a organização curricular no ensino básico e o respetivo enquadramento da educação e expressão físico-motora e da atividade física e desportiva;


3. Adquirir um conjunto de saberes didáticos que permitam intervir com competência técnica e científica no processo de ensino-aprendizagem ao nível  do 1º ciclo;


4. Vivenciar um conjunto de situações práticas, em cooperação com o professor, que facilitem a familiarização com a realidade do ensino na área da Atividade Física e Desportiva no 1º ciclo, realizando tarefas de planeamento, de avaliação e de condução do ensino.


 


Competências a desenvolver:


Planear, avaliar e  intervir em contexto real de ensino na área da atividade física na educação Básica.

Conteúdos Programáticos

1. O sistema educativo e o currículo no 1º ciclo do ensino básico;


2. Fundamentos educativos e enquadramento normativo da área da Atividade Física e Desportiva, e da Expressão e Educação Físico-Motora Educação no 1º ciclo do ensino básico;


3. Orientações programáticas da Atividade Física e Desportiva no 1º ciclo e Programa de Expressão e Educação Físico-Motora;


4. Metodologias de intervenção pedagógica dos vários conteúdos programáticos da Expressão e Educação Físico-Motora, e da Atividade Física e Desportiva: 


5. Planeamento do ensino: fontes estruturantes do planeamento; articulação entre os vários níveis de planeamento; e conceção de planos de aula.


6. Avaliação do ensino: critérios e indicadores de avaliação; avaliação diagnóstica, formativa e sumativa; e conceção e aplicação de instrumentos de avaliação das aprendizagens.


7. A intervenção pedagógica na aula: fatores estruturantes do plano de aula; gestão da aula e as técnicas de intervenção pedagógica; decisões estratégicas para a organização da aula e sucesso pedagógico; e desenvolvimento de situações reais de ensino-aprendizagem e sua análise critica.

Métodos de Ensino

A carga horária é de 3 horas semanais de trabalho de campo nas escolas cooperantes, com duas turmas do 1º CEB em regime de cooperação com um professor da Atividade Física e Desportiva das AECs. Contudo, no início do semestre realizam-se na UÉ sessões para toda a turma e ao longo do semestre sessões tutoriais.
No regime de avaliação contínua as componentes de avaliação são: Desempenho na escola (70%)+Relatório(30%)
No regime de avaliação final as componentes de avaliação são: Desempenho na escola (50%)+Relatório(50%)
Para aprovação o estudante terá que obter uma classificação mínima de 10 valores em cada uma das componentes.
O estudante deve frequentar pelo menos 75% da totalidade das aulas de trabalho de campo.
A componente de avaliação relativa ao desempenho na escola é comum ao regime de avaliação contínua e ao regime de avaliação final. Deste modo, nas épocas de recurso, especial e extraordinária apenas pode ser reavaliada a componente do Relatório(c.f. ponto 8,Art.º102 RAUÉ)

Avaliação

A avaliação incidirá sobre as competências manifestadas pelo estudante durante o seu  trabalho nas escolas cooperantes, bem como sobre o respetivo relatório dessa prática. Este relatório será um documento onde o estudante elabore, de uma forma sintética e rigorosa, em termos pedagógicos e científicos, uma descrição e uma análise fundamentada desta prática de ensino.


 


O único regime de avaliação a considerar na unidade curricular será o regime de avaliação contínua sendo indispensável uma assiduidade de 75%.

Bibliografia

Albino, M., & Nunes, M. M. (2007). Atividade física e desportiva: 1.º ciclo do ensino básico – Orientações programáticas. Lisboa: Ministério da Educação – DGIDC (Acesso em http://www.dgidc.min-edu.pt/aec/index.php?s=directorio&pid=18).


Garcia, E., Angel, J., Rubio, C. et al. (2009). Materiales para la didáctica de la educación física. Madrid: INDE (Cota Bib.UÉ: VERNEY 796:37.02 FER m )


 


Ministério da Educação-Departamento da Educação Básica (1998). Organização curricular e programas: 1º ciclo do ensino básico (2ª ed.) Lisboa: Ed.Ministério Educação. (Acesso em http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinobasico/index.php?s=directorio&pid=22&ppid=3)


 


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


Bento, J. (1998). Planeamento e Avaliação em Educação Física. Lisboa: Livros Horizonte.


Piéron, M. (1996). Formação de Professores- Aquisição de Técnicas de Ensino e Supervisão Pedagógica. Cruz Quebrada. Edições FMH.


Sidentop, D., Costa, F.C, Haag,H., et al. (2005). The Art & Science of Teaching in Physical Education and Sport. Cruz Quebrada: Edições FMH.