2025
Didática da Equitação
Nome: Didática da Equitação
Cód.: DES10673L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta disciplina, através da prática - pedagógica, tem como principal objectivo desenvolver nos alunos os conhecimentos
que lhes permitam orientar aulas de iniciação à Equitação, assim como o trabalho de ensino base de um cavalo.
Proporcionar aos alunos um nível de prática numa primeira fase do ensino da Equitação, através da consolidação da
colocação em sela e da condução do cavalo nos três andamentos, tanto no picadeiro como no exterior.
Também em termos práticos, um dos objectivos desta disciplina passa pela aprendizagem específica das bases das três
disciplinas olímpicas da Equitação.
Em termos teóricos o principal objectivo desta disciplina é desenvolver nos alunos o conhecimento sobre os diferentes
temas das aulas práticas:
- Os perfis dos profissionais de docência da equitação.
- O ensino da equitação.
- O ensino e o treino do cavalo.
- Aspectos específicos das modalidades olímpicas da Equitação.
- Os princípios do treino adaptados ao desporto equestre.
que lhes permitam orientar aulas de iniciação à Equitação, assim como o trabalho de ensino base de um cavalo.
Proporcionar aos alunos um nível de prática numa primeira fase do ensino da Equitação, através da consolidação da
colocação em sela e da condução do cavalo nos três andamentos, tanto no picadeiro como no exterior.
Também em termos práticos, um dos objectivos desta disciplina passa pela aprendizagem específica das bases das três
disciplinas olímpicas da Equitação.
Em termos teóricos o principal objectivo desta disciplina é desenvolver nos alunos o conhecimento sobre os diferentes
temas das aulas práticas:
- Os perfis dos profissionais de docência da equitação.
- O ensino da equitação.
- O ensino e o treino do cavalo.
- Aspectos específicos das modalidades olímpicas da Equitação.
- Os princípios do treino adaptados ao desporto equestre.
Conteúdos Programáticos
Volteio com Cilhão e Volteio com Sela (sem estribos)
Volteio com Sela (com estribos)
Ginástica a Cavalo
Condução do Cavalo
Condução do Cavalo no Exterior
Orientação de uma Sessão de Treino
A ?Dressage?
Saltos de Obstáculos
Os Perfis dos Docentes de Equitação
A Iniciação ao Ensino da Equitação e a Pedagogia Equestre.
A Ginástica Base do Cavalo
O Ensino do Cavalo
A Teoria do Treino na Equitação
Volteio com Sela (com estribos)
Ginástica a Cavalo
Condução do Cavalo
Condução do Cavalo no Exterior
Orientação de uma Sessão de Treino
A ?Dressage?
Saltos de Obstáculos
Os Perfis dos Docentes de Equitação
A Iniciação ao Ensino da Equitação e a Pedagogia Equestre.
A Ginástica Base do Cavalo
O Ensino do Cavalo
A Teoria do Treino na Equitação
Métodos de Ensino
Avaliação Teórica: Tem um peso de 30% na nota final da disciplina.
As aulas decorrerão ao longo de um Semestre, uma vez por semana. Cada aula terá a duração de noventa minutos, em
regime de avaliação contínua. Está previsto que o bloco de matéria seja constituído por um número aproximado de 15
sessões de trabalho.
- Duas Frequências escritas em que o aluno tem de obter a nota mínima de 9,5 valores em cada uma.
Avaliação Prática: Tem um peso de 30% na nota final da disciplina:
- Uma boa colocação nos três andamentos.
- Condução do cavalo
Avaliação Prática Pedagógica: Tem um peso de 30% na nota final da disciplina.
Assiduidade e Participação: Tem um peso de 10% na nota final da disciplina. O aluno tem de participar, montando a cavalo, no mínimo de 75% da carga horária da unidade curricular.
As aulas decorrerão ao longo de um Semestre, uma vez por semana. Cada aula terá a duração de noventa minutos, em
regime de avaliação contínua. Está previsto que o bloco de matéria seja constituído por um número aproximado de 15
sessões de trabalho.
- Duas Frequências escritas em que o aluno tem de obter a nota mínima de 9,5 valores em cada uma.
Avaliação Prática: Tem um peso de 30% na nota final da disciplina:
- Uma boa colocação nos três andamentos.
- Condução do cavalo
Avaliação Prática Pedagógica: Tem um peso de 30% na nota final da disciplina.
Assiduidade e Participação: Tem um peso de 10% na nota final da disciplina. O aluno tem de participar, montando a cavalo, no mínimo de 75% da carga horária da unidade curricular.
Bibliografia
Cavalos um guia ilustrado com mais de 100 raças de cavalos de todo o mundo Hartley Edwards Elwyn, 1994
Criação de cavalos e outros equinos A. Torres, Di Paravicini e Walter R. Jardim, Nobel, 1987
Equideocultura Ricardo de Figueiredo Santos, J. M. Varela Editores, 1981
Equitação: como e porquê Cor. Netto de Almeida, Lisboa, Edições Inapa, 1997.
Guia essencial do comportamento do cavalo Desmond Morris, Lisboa, Publicações Europa América, 2006
Identificação de equinos - Maria Portas, Serviço Nacional Coudélico, 2003, ISBN - 972-95957-1-2
Manual Prático de Equitação (1986), British Horse Society and Pony Club. Editorial Presença, ia Edição, 1998
Manual oficial de formação equestre IDP / Federação Equestre Portuguesa (FEP), Lisboa, IDP / Federação Equestre
Portuguesa (FEP), 2006
Regulamento Geral (2007). Federação Equestre Portuguesa
Criação de cavalos e outros equinos A. Torres, Di Paravicini e Walter R. Jardim, Nobel, 1987
Equideocultura Ricardo de Figueiredo Santos, J. M. Varela Editores, 1981
Equitação: como e porquê Cor. Netto de Almeida, Lisboa, Edições Inapa, 1997.
Guia essencial do comportamento do cavalo Desmond Morris, Lisboa, Publicações Europa América, 2006
Identificação de equinos - Maria Portas, Serviço Nacional Coudélico, 2003, ISBN - 972-95957-1-2
Manual Prático de Equitação (1986), British Horse Society and Pony Club. Editorial Presença, ia Edição, 1998
Manual oficial de formação equestre IDP / Federação Equestre Portuguesa (FEP), Lisboa, IDP / Federação Equestre
Portuguesa (FEP), 2006
Regulamento Geral (2007). Federação Equestre Portuguesa
Equipa Docente (2024/2025 )
- João Baptista da Veiga Malta [responsável]
- Nuno Ricardo Madeira Laurentino