2024
Actividade Física Adaptada
Nome: Actividade Física Adaptada
Cód.: DES10671L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Exercício e Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Como objectivos específicos, pretende-se que os alunos:
- Adquiram conhecimentos referentes à contextualização e definição da Actividade Física Adaptada;
- Compreendam as características/particularidades dos vários tipos de deficiência em termos bio-psico-sociais, revelando
capacidade para intervir junto dos mesmos em contextos práticos educativos, recreativos ou desportivos.
- Dominem as metodologias de trabalho em Educação Física, designadamente em termos de adaptação dos instrumentos
didáctico-pedagógicos disponíveis, no sentido da inclusão com sucesso dos alunos com Necessidades Educativas
Especiais.
- Conheçam as modalidades mais associadas ao desporto para deficientes, com particular destaque para os jogos
paralímpicos, dominando os aspectos mais importantes para organização das suas actividades de treino e competição.
- Adquiram conhecimentos referentes à contextualização e definição da Actividade Física Adaptada;
- Compreendam as características/particularidades dos vários tipos de deficiência em termos bio-psico-sociais, revelando
capacidade para intervir junto dos mesmos em contextos práticos educativos, recreativos ou desportivos.
- Dominem as metodologias de trabalho em Educação Física, designadamente em termos de adaptação dos instrumentos
didáctico-pedagógicos disponíveis, no sentido da inclusão com sucesso dos alunos com Necessidades Educativas
Especiais.
- Conheçam as modalidades mais associadas ao desporto para deficientes, com particular destaque para os jogos
paralímpicos, dominando os aspectos mais importantes para organização das suas actividades de treino e competição.
Conteúdos Programáticos
1.Conceitos OMS
2.Enquadramento da Adapted Physical Activity
3.Necessidades Educativas Especiais (NEE)
4.Legislação específica da deficiência
5.Jogos Paralímpicos
6.Deficiências e doenças/condições crónicas
7.Educação Física
2.Enquadramento da Adapted Physical Activity
3.Necessidades Educativas Especiais (NEE)
4.Legislação específica da deficiência
5.Jogos Paralímpicos
6.Deficiências e doenças/condições crónicas
7.Educação Física
Métodos de Ensino
O processo ensino-aprendizagem será desenvolvido na sala de aula / pavilhão desportivo da UE e através do Moodle. Está
prevista uma aula semanal teórica de 120 minutos, e uma aula semanal prática de 60 minutos.
Avaliação Contínua - 2 Provas escritas (50% + 50%)
Avaliação Final - Exame Final (100%)
prevista uma aula semanal teórica de 120 minutos, e uma aula semanal prática de 60 minutos.
Avaliação Contínua - 2 Provas escritas (50% + 50%)
Avaliação Final - Exame Final (100%)
Bibliografia
- Davis, W.R. (2002). Inclusion through sports. Champaign: Human Kinetics.
- Durstine, J.L.; Moore, G.E. (2003). ACSM 's exercise management for persons with chronic diseases and disabilities (second edition). Champaign: Human Kinetics.
- Horvat, M. (1990). Physical education and sports for exceptional students. Dubuque: WM.C.Brown Publishers.
- Rimmer, J.H. (1994). Fitness and rehabilitation programs for special populations. Brown & Benchmark.
- Sherrill, C.S. (1998). Adapted physical activity, recreation and sport, crossdisciplinary and lifespan (fifth edition). Mc Graw-Hill Companies.
- Winick, J.P. (2003). Adapted physical education and sports (third edition). Champaign: Human Kinetics
- Durstine, J.L.; Moore, G.E. (2003). ACSM 's exercise management for persons with chronic diseases and disabilities (second edition). Champaign: Human Kinetics.
- Horvat, M. (1990). Physical education and sports for exceptional students. Dubuque: WM.C.Brown Publishers.
- Rimmer, J.H. (1994). Fitness and rehabilitation programs for special populations. Brown & Benchmark.
- Sherrill, C.S. (1998). Adapted physical activity, recreation and sport, crossdisciplinary and lifespan (fifth edition). Mc Graw-Hill Companies.
- Winick, J.P. (2003). Adapted physical education and sports (third edition). Champaign: Human Kinetics
Equipa Docente
- José Francisco Filipe Marmeleira [responsável]