Introdução às Metodologias da Investigação em Motricidade Humana
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
2. Conhecer as questões éticas em investigação
3. Identificar o problema de estudo e conhecer as estratégias básicas de busca da literatura.
4. Saber como se elabora um projeto de investigação.
5. Formular adequadamente a metodologia de investigação.
6. Saber a estrutura dos trabalhos de investigação em formato artigo ou dissertação.
7. Conhecer os conceitos básicos de técnicas estatísticas.
8. Dotar aos alunos da capacidade técnica para utilizar o programa estatístico SPSS, aplicando diferentes técnicas paramétricas e não-paramétricas.
Conteúdos Programáticos
2. Questões éticas em investigação e no trabalho académico.
3. Desenvolvimento do problema de estudo.
4. Projeto de investigação.
5. Formulação do método.
6. Redação e apresentação dos trabalhos de investigação.
7. Introdução aos conceitos estatísticos.
8. Introdução ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).
Métodos de Ensino
A avaliação do aluno será feita através de dois processos:
1. Avaliação contínua (requer 75% de assiduidade) da:
- Componente prática (50% da classificação final) inclui a realização de quatro trabalhos práticos.
- Componente teórica (50% da classificação final) inclui a realização de uma prova escrita sobre os conteúdos teóricos.
2. Avaliação final compreende um exame final escrito sobre os conteúdos programáticos teóricos (50%) e entrega de um relatório com quatro trabalhos práticos (50%).
A aprovação da UC requer a classificação mínima de 10 valores em cada componente.
Avaliação
A avaliação a esta UC será preferencialmente realizada por um processo de avaliação
continua mista ou, não sendo possível, pela realização de uma avaliação final.
Para o processo de avaliação continua mista serão incluídos os resultados da componente
teórica e só terão acesso a este tipo de avaliação os alunos que tiverem . (75%) de
presenças efetivas e participativas, das aulas teórico e teórico práticas. O aluno deverá ainda
ter avaliação superior ou igual a 8 valores em todos os trabalhos práticos e frequência/as
realizadas. A classificação prática (40%) da nota final refere-se à classificação obtida nos
trabalhos práticos realizados na sala de computadores ou na plataforma moodle, e a
classificação teórica (60%) da nota final refere-se à classificação obtida no teste/s escrito/os
(frequência/as).
Para o processo de avaliação final, será necessário ter também 75% de presenças nas aulas
previstas. Serão admitidos a exame final (100% da nota da disciplina) os alunos que tiverem
nota inferior a 8 valores em qualquer um dos trabalhos práticos e/ou frequências. O processo
de avaliação final compreende: uma avaliação final teórico prática com exame escrito sobre a
matéria abordada ao longo do ano lectivo incluído perguntas sobre a parte teórica-prática,
apresentação em papel de algum conteúdo específico, e teste realizados no computador com SPSS.
Bibliografia
- Pestana M.H. & Gageiro J. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais. A Complementaridade do SPSS. (6. ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
- Thomas, J.R., Nelson, J.K., & Silverman, S.J. (2007). Métodos de pesquisa em atividade física (5. ed.) Porto Alegre: Artmet.
Equipa Docente
- Pablo Tomás Carús [responsável]