2024

Teoria e Método do Treino Desportivo Específico II

Nome: Teoria e Método do Treino Desportivo Específico II
Cód.: DES10665L
12 ECTS
Duração: 30 semanas/312 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Sendo esta U.C. a continuação da TMTDE 1, também existe a subdivisão em várias opções, tendo em vista a especialização dos estudantes numa determinada modalidade. Trata-se de uma U.C. em que os alunos se centram na realização de centros de treino, sendo incluídos em equipas técnicas e coadjuvando processos de treino ao longo de uma época desportiva.

Estabelece-se como objectivos:
Dotar os estudantes de um conjunto de saberes que lhes permitam gerir com competência um processo de treino
Viver um conjunto de situações práticas que facilitem o contacto com a realidade do treino desportivo nas diversas modalidades, cumprindo tarefas de planeamento, programação e direcção de uma época desportiva.
Aceder a informação complementar que possibilite, não só uma melhor intervenção no domínio referido no ponto anterior, como também um conhecimento no âmbito da gestão desportiva da modalidade e da entidade/clube em causa.
Desenvolver projectos de trabalhos científicos, no âmbito da opção.

Conteúdos Programáticos

Tendo em conta que a U.C. é leccionada por diversos docentes, em que os alunos estão integrados em equipas técnicas de diversas instituições, os conteúdos programáticos são específicos de cada uma das diferentes opções.
Desta forma, remetemos para os programas de cada opção a consulta dos respectivos conteúdos.

Métodos de Ensino

A carga horária da disciplina é de seis horas semanais. Uma hora é destinada a uma reunião semanal no formato de sessão de sala, sendo as outras três horas destinadas ao trabalho de campo (operacionalização dos Centros de Treino). Contudo, podem ser marcadas aulas extraordinárias desde que devidamente solicitadas pelos alunos ou pelo docente. As aulas decorrerão ao longo de todo o ano, em regime de avaliação contínua e com carácter teórico-prático.
A avaliação de cada centro de treino tem em consideração a especificidade de cada opção, pelo que remetemos para os programas das diferentes U.C. os diferentes tipos de avaliação contínua.

Bibliografia

Bompa, T.O. (1990). Theory and methodology of training. The key to athletic performance. Dubuque: Kendall Hunt Publishing Company.

Castelo, J. (1998). Metodologia do Treino Desportivo. Lisboa: Edições FMH.

Cometti G, Maffiuletti NA, Pousson M, Chatard JC, Maffulli N (2001). Isokinetic Strength and Anaerobic Power of Elite, Subelite and Amateur French Soccer Players. Int J Sports Med 22: 45-51.

Platonov, V.N. (1988): El entrenamiento deportivo: Teoria y metodologia. Barcelona : PaidoTribo

Verchosanskij, J. (1990): Entrenamiento deportivo, Planificacion y programacion.
Barcelona, Martinez Roca