2023

Fisiologia do Esforço

Nome: Fisiologia do Esforço
Cód.: DES10663L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Exercício e Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Saber a história  da fisiologia do esforço e a evolução até os tempos actuais


Conhecer as adaptações do músculo esquelético ao exercício


Aprender a importância da resposta cardiovascular e respiratória durante o exercício


Conhecer as adaptações cardiorrespiratorias e metabólicas ao treino


Saber quantificar o treino desportivo


Entender a importância do peso corporal ideal para o desempenho desportivo e saber avaliar a composição corporal


Conhecer as respostas fisiológicas ao exercício em ambientes de calor, frio, hipobáricos e hiperbáricos    

Conteúdos Programáticos

1.       Introdução à Fisiologia do Esforço


1.1)         O foco da fisiologia do exercício e do desporto


1.2)         Perspectiva histórica


1.3)         Respostas fisiológicas agudas ao exercício


1.4)         Adaptações fisiológicas crónicas ao treino


1.5)         Princípios básicos de treino


1.6)         Metodologia de Investigação


 


2.       Controle muscular do movimento


2.1)         Estrutura e função do músculo esquelético


2.2)         Músculo esquelético e exercício


2.3)         Adaptações neuromusculares ao treino de força


 


3.       Controle cardiovascular durante o exercício


3.1)         Estrutura e função do sistema cardiovascular


3.2)         Resposta cardiovascular ao exercício


 


4.       Regulação respiratória durante o exercício


4.1)         Ventilação pulmonar


4.2)         Difusão pulmonar


4.3)         Transporte de oxigénio e do dióxido de carbono


4.4)         Troca gasosa nos músculos


4.5)         Regulação da ventilação pulmonar


4.6)         Ventilação e metabolismo energético


4.7)         Limitações respiratórias do desempenho


 


5.       Adaptações cardiorrespiratorias ao treino


5.1)         Resistência cardiorrespiratoria


5.2)         Avaliação da capacidade cardiorrespiratória


5.3)         Adaptações cardiovasculares ao treino


5.4)         Adaptações respiratórias ao treino


5.5)         Melhora da resistência aeróbia a longo prazo


5.6)         Factores que afectam a resposta ao treino aeróbio


5.7)         Resistência cardiorrespiratória e desempenho


 


6.       Adaptações metabólicas do treino e resposta hormonal ao exercício


6.1)         Adaptações metabólicas ao treino aeróbio


6.2)         Adaptações metabólicas ao treino anaeróbio


6.3)         Monitorização das alterações do treino


6.4)         Resposta hormonal ao exercício


 


7.       Quantificação do treino desportivo


7.1)         Demandas do treino


7.2)         Treino excessivo (overtraining)


7.3)         Redução gradativa para o pico do desempenho


7.4)         Des-treino


7.5)         Re-treino


 


8.       Peso corporal ideal para o desempenho desportivo


8.1)         Constituição corporal, tamanho corporal e composição corporal


8.2)         Avaliação da composição corporal


8.3)         Composição corporal e desempenho desportivo


8.4)         Padrões de peso


8.5)         Obtenção do peso ideal


 


9.       Termorregulação e exercício


9.1)         Mecanismos de regulação da temperatura corporal


9.2)         Respostas fisiológicas ao exercício no calor


9.3)         Riscos de saúde durante o exercício no calor


9.4)         Aclimatação ao exercício no calor


9.5)         Exercício no frio


9.6)         Respostas fisiológicas ao exercício no frio


9.7)         Riscos de saúde durante o exercício no frio


9.8)         Aclimatação ao frio


 


10.     Exercício em ambientes hipobáricos e hiperbáricos


10.1)      Ambientes hipobáricos: exercício na altitude



10.2)      Ambientes hiperbáricos: exercício subaquático

Métodos de Ensino

O processo de ensino aprendizagem referente à UC de Fisiologia do Esforço divide-se em sessões de ensino de natureza colectiva, de orientação pessoal do tipo tutorial, e de avaliação. No total, este processo engloba 15 (quinze) sessões de trabalho teórico e 15 (quinze) sessões de trabalho teórico-prático por turma.


Pretende-se a participação, uma vez por semana, da totalidade dos alunos inscritos à unidade curricular, numa sessão teórica de natureza colectiva com a duração de duas horas (120 minutos). O processo de ensino-aprendizagem será desenvolvido num auditório com utilização de métodos expositivos, que incluem apresentações em powerpoint e meios de visionamento, como por exemplo, vídeos.


Igualmente, uma vez por semana, divididos em duas turmas, os alunos participarão numa sessão teórico-prática de natureza colectiva com a duração de duas horas (120 minutos). Estas aulas serão uma oportunidade para os alunos analisarem directamente as adaptações individuais ao esforço em diversos parâmetros fisiológicos Nas aulas teórico-práticas, os alunos devem participar activamente na preparação e execução do trabalhos, na discussão das actividades em grupo e na realização das tarefas de investigação.


Apesar da importância do regime presencial,  também será relevante o trabalho à distância através da plataforma moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc). Um dos principais objectivos da plataforma moodle é a de estimular a interacção entre participante.



Adicionalmente, as sessões de orientação do tipo tutorial compreenderão sessões individuais ou colectivas (máximo de 20 alunos), previamente marcadas com o docente, para esclarecimento de dúvidas relativas aos conteúdos leccionados, orientação do estudo, ou outra necessidade apresentada pelo aluno. Estas sessões serão realizadas em sala previamente reservada para o efeito.

Bibliografia

Astrand, P.O. & Rodahl, K. (1986). Testbook of work physilogy. McGraw-Hill. New York. EEUU.


Balke, B. Variation in altitude and its effects on exercise performance. In H.B. Falls (Ed), Exercise physiology. Academic Press. New York. EEUU.



Wilmore, J.H. & Costill, D.L. (2001). Fisiologia do esporte e do exercício. 2ª edição. Manole. Tamboré Barueri. Brasil.

Equipa Docente