Controlo Motor e Aprendizagem
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O Homem atua num meio rico e dinâmico, o qual exige padrões coordenativos eficientes e habilidades motoras complexas, que lhe permitam interagir com objetos, superfícies e acontecimentos. Neste contexto, para quem trabalha no domínio da educação ou reeducação do/pelo movimento, é fundamental conhecer e perceber a forma como o mesmo é controlado e evolui em função da prática. A disciplina de Controlo Motor e Aprendizagem (CMA) estuda as questões relacionadas com a modificação do comportamento motor em função de diversos factores intrínsecos e extrínsecos. Neste âmbito, são apresentadas as teorias mais plausíveis referentes aos processos de CMA e os factores/mecanismos determinantes das alterações resultantes da interação do indivíduo com o meio envolvente.
Nesta UC pretende-se que os alunos:
-Conheçam as perspectivas históricas e as tendências atuais no estudo do controlo motor
-Conheçam as principais quadros teóricos relacionados com a aprendizagem motora e o controlo motor
-Conheçam os mecanismos essenciais ao controlo do movimento
-Conheçam as variáveis e factores que determinam e caracterizam a coordenação motora e percebam de que forma são modificáveis ao longo do processo de aprendizagem
-Percebam as aplicações práticas do conhecimento dos processos de controlo motor e aprendizagem
-Sejam capazes de organizar as sessões de prática motora em diversos contextos (educativo, reabilitação, treino desportivo) de modo potenciar a aprendizagem motora
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos estão organizados de modo a apresentarem o conhecimento científico contemporâneo sobre a área do comportamento motor e, em simultâneo, sustentarem o domínio de metodologias de intervenção adequadas em contextos de prática (educação, reabilitação e desporto).
1.Aprendizagem motora:
1.1.Aprendizagem motora e controlo motor
1.2.Aprendizagem motora e performance motora
1.3.Aprendizagem latente
1.4.Substractos neuronais do comportamento motor
2.Medidas de desempenho: variáveis de produto e de processo
2.1.Erro absoluto, erro constante, erro variável
2.2.Tempo de reação
2.3.Variáveis cinéticas e cinemáticas
2.4.Curvas de desempenho
3.Receptores sensoriais
3.1.Intereceptores
3.2.Proprioceptores
3.3.Exteroceptores
4.Habilidades motoras
4.1.Habilidades abertas e fechadas
4.2.Habilidades discretas, contínuas e em série
4.3.Habilidades finas e globais
5.Operações de aprendizagem
5.1.Representação antecipativa
5.2.Feedback e Feedforward
5.3.Arousal e ansiedade
6.Teorias da Atenção
6.1. Teorias de filtro atencional
6.2. Teorias de recursos centrais
7.Teoria da informação
7.1.Estímulo e informação
7.2.Incerteza e custo informacional
7.3.Noção de Bit de informação
7.4.Estratégias perceptivas
8.Memória
8.1.Fases do processo de memorização
8.2.Acumulação sensorial a curto-prazo, memória a curto-prazo, memória a longo-prazo
8.3.Tipos de memória a longo prazo
8.4.Memória explicita e implícita
8.5.Factores de memorização
8.6.Teorias do esquecimento: decadência do traço, interferência
9.Modelos e Teorias da aprendizagem
9.1.Behaviorismo e cognitivismo
9.2.Perspectiva ecológica e sistemas dinâmicos
10. Teorias do Controlo Motor
10.1.Teoria de circuito fechado de Adams
10.2.Teoria do esquema de Schmidt
10.2.1.Modelo híbrido
10.2.2.Programa motor genérico
10.2.3.Esquema
10.3.Hipótese da variabilidade das condições de prática
10.4.Bernstein e o problema dos graus de liberdade
10.5.Teoria dos sistemas dinâmicos
10.6.Percepção direta
10.7.Visão para ação e visão para percepção
11.Fases de aprendizagem
11.1.Fitts & Posner;
11.2.Aquisição, retenção e transfer
11.3.Tipos de transfer: bilateral, inter-tarefa, intra-tarefa, retroativo, proactivo
11.4.Pontencialização e mensuração do transfer
12.Factores condicionantes da aprendizagem motora
12.1.Instrução e demonstração
12.2.Aquecimento
12.3.Motivação
12.4.Processos de antecipação
12.5.Emoção e ansiedade
12.6.Características da tarefa
12.7.Factores sociais e culturais
12.8.Prática motora
12.9.Fadiga
12.10.Informação de retorno sobre o resultado
12.11.Foco atencional interno e externo
12.12.Aprendizagem implícita e explícita
12.13 Organização da prática
Analítica vs Global
Blocos vs. Ao acaso
Massiva vs. Distribuída
Constante vs. Variada
13.Percepção Visual
13.1. Acuidade visual e campo visual
13.2. Metodologias de investigação da percepção visual
13.3. Movimentos oculares
13.4. A recepção de um objecto: pistas visuais
13.4. Ilusões ópticas
14.Proprioceptividade
14.1. Nível reflexo, automático e voluntário
14.2. Desaferenciação
14.3. Sub-modalidades da proprioceptividade a nível consciente
Métodos de Ensino
As aulas teóricas serão plenárias e assentes no método científico. Os conteúdos teóricos serão complementados através das aulas TP, em que serão efectuadas diversas atividades de aplicação. Estas integram a preparação e implementação de desenhos de estudo com as principais fases do método científico: colocação de hipóteses, experimentação, discussão dos resultados e conclusões. Também será relevante através da plataforma moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc). A concepção da plataforma moodle tem como objectivo (i) disponibilizar recursos da UC, (ii) estimular os estudantes a aprofundarem a pesquisa de informação relacionada com os temas dados nas aulas, (iii) estimular a interação entre participantes. Será marcado um horário de atendimento semanal aos alunos que permitirá um apoio mais individualizado. A avaliação contínua é efetuada através de duas frequências. Os alunos poderão optar por exame final.
Bibliografia
Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., & Barreiros, J. (2002). Controlo motor e aprendizagem: fundamentos e aplicações (2ª Edição). Lisboa: UTL-FMH. Disponível na biblioteca: cota 159.922 GOD c, registo 151139
Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., & Barreiros, J. (2005). Controlo motor e aprendizagem: Trabalhos práticos (2ª Edição). Lisboa: UTL-FMH. Disponível na biblioteca: cota 159.922 GOD c, registo 151144
Magill, R. (2006). Motor learning: Concepts and applications (8th Edition). Boston: WCB Pub.
Schmidt, R., & Lee, T. (2005). Motor Control and Learning: A Behavioral Emphasis (fourth Edition). Champaign: Human Kinetics. Disponível na biblioteca da UE: cota 159.922 SCH m.
Schmidt, A., & Wrisberg, C.A. (2004). Motor Learning and Performance (third edition). Champaign: Human Kinetics. Disponível na biblioteca da UE: cota 61:796 SCH m