2023

Nutrição e Dietética Desportiva

Nome: Nutrição e Dietética Desportiva
Cód.: DES10659L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Exercício e Saúde

Língua(s) de lecionação: Português, Espanhol
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.- Saber a definição de alimento, nutrição, nutriente e metabolismo energético.


2.- Conhecer os objetivos e finalidade da nutrição, e as recomendações e orientações para uma alimentação saudável.


3.- Saber quantificar o gasto calórico de um atleta.


4.- Saber quantificar a ingestão calórica  de um atleta. 


5.- Conhecer a classificação, função, digestão, absorção, metabolismo e recomendações dos macronutrientes e micronutrientes.


6.- Saber planificar a dieta no período de treino, antes da competição, durante a competição e de recuperação.


7.- Conhecer a influencia das substâncias ergogênicas nutricionais no desempenho desportivo. 



 

Conteúdos Programáticos

1.- Conceito de Nutrição Humana


Definição de alimento


Definição de nutrição humana


Definição e  classificação dos nutrientes


Objetivos e finalidade da nutrição


Nutrição adequada


Nutrição e saúde


Grupos e pirâmide dos alimentos


Recomendações e orientações para uma alimentação saudável


Caracterização do padrão alimentar ocidental


 


2.- Metabolismo energético e de nutrientes


Definição de metabolismo energético


Utilização da energia consumida


Fontes de energia para o Homem


Reservas de energia do corpo


Principais cadeias bioquímicas


Equilíbrio energético e de nutrientes


Prioridades na utilização de cada nutriente


Implicações do excesso e da carência de alimentos e de energia


Quantificar o gasto calórico em as atividades físicas


 


3.- Hidratos de carbono e fibras


Classificação dos principais CHO


Função dos CHO na dieta


Digestão e  absorção de CHO


Índice glicémico


Metabolismo da glucose/CHO


Recomendações para o consumo de CHO


CHO e condições clínicas


Fibras solúveis e insolúveis


Efeitos locais e sistémicos das fibras


Recomendações para o consumo de fibras


 


4.- Prótidos ou proteínas


Os componentes das proteínas (aminoácidos)


Proteína animal vs. vegetal


Função das proteínas


As proteínas nos alimentos


Digestão e absorção de proteínas


Metabolismo proteico


As proteínas e a saúde


Recomendações para o consumo de proteínas


 


5.- Lípidos ou gorduras


Classificação dos lípidos


Funções biológicas dos lípidos


Lípidos nos alimentos


Digestão e  absorção dos lípidos


Transporte dos lípidos


Metabolismo dos lípidos


Os lípidos e a saúde


Recomendações para o consumo de gorduras


 


6.- Vitaminas


Definição e classificação


Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis


Principais funções


Recomendações diárias


Principais fontes alimentares


Riscos de deficiência ou toxicidade


 


7.- Sais minerais


Classificação


Macro minerais e oligoelementos


Principais funções


Recomendações diárias


Principais fontes alimentares


Riscos de deficiência ou toxicidade


 


8.- Hidratação


Funções da água no corpo


A água no corpo


Fontes de água


Perdas de água pelo organismo


Recomendações para a ingestão de água


Bebidas comerciais: bons substitutos da água?


 



9.- Dieta no período de treino, competição e pré-competição e dieta de recuperação

Métodos de Ensino

O processo de ensino aprendizagem referente à UC de Nutrição e Dietética Desportiva divide-se em sessões de ensino de natureza colectiva, de orientação pessoal do tipo tutorial, e de avaliação. No total, este processo engloba 15 (quinze) sessões de trabalho teórico e 15 (quinze) sessões de trabalho teórico-prático por turma.


Pretende-se a participação, uma vez por semana, da totalidade dos alunos inscritos à unidade curricular, numa sessão teórica de natureza colectiva com a duração de 120 minutos. O processo de ensino-aprendizagem será desenvolvido numa sala de aula com utilização de métodos expositivos que incluem apresentações em powerpoint  da teoria necessária, e meios de visionamento, como por exemplo, vídeos.


Igualmente, uma vez por semana, divididos em duas turmas, os alunos participarão numa sessão teórico-prática de natureza colectiva com a duração de 60 minutos. Estas aulas serão uma oportunidade para os alunos apliquem a teoria aprendida nas aulas teóricas para calcular ou estimar o gasto e necessidades energéticas de várias modalidades desportivas. Nas aulas teórico-práticas, os alunos devem participar ativamente na preparação e execução do trabalhos, na discussão das atividades em grupo e na realização das tarefas de investigação.


Adicionalmente, as sessões de orientação do tipo tutorial compreenderão sessões individuais ou colectivas (máximo de 20 alunos), previamente marcadas com o docente, para esclarecimento de dúvidas relativas aos conteúdos leccionados, orientação do estudo, ou outra necessidade apresentada pelo aluno. Estas sessões serão realizadas no pavilhão previamente reservado para o efeito    

Bibliografia

Campbell, B., Kreider, R.B., Ziegenfuss, T., La Bounty, P., Roberts, M., Burke, D., Landis, J., Lopez, H., Antonio, J. (2007). International Society of Sports Nutrition position stand: protein and exercise. J Int Soc Sports Nutr. 26;4:8.


Cooper, R., Naclerio, F., Allgrove, J., Jimenez, A. (2012). Creatine supplementation with specific view to exercise/sports performance: an update. J Int Soc Sports Nutr. 20;9(1):33.


Horta, L. (1996). Nutrição no Desporto. 3ª edição. Ed Caminho. Lisboa.


Macfarlane, G.T., Cummings, J.H. (1999). Probiotics and prebiotics: can regulating the activities of intestinal bacteria benefit health? BMJ. 10;318(7189):999-1003    

Equipa Docente