Nutrição e Dietética Desportiva
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1.- Saber a definição de alimento, nutrição, nutriente e metabolismo energético.
2.- Conhecer os objetivos e finalidade da nutrição, e as recomendações e orientações para uma alimentação saudável.
3.- Saber quantificar o gasto calórico de um atleta.
4.- Saber quantificar a ingestão calórica de um atleta.
5.- Conhecer a classificação, função, digestão, absorção, metabolismo e recomendações dos macronutrientes e micronutrientes.
6.- Saber planificar a dieta no período de treino, antes da competição, durante a competição e de recuperação.
7.- Conhecer a influencia das substâncias ergogênicas nutricionais no desempenho desportivo.
Conteúdos Programáticos
1.- Conceito de Nutrição Humana
Definição de alimento
Definição de nutrição humana
Definição e classificação dos nutrientes
Objetivos e finalidade da nutrição
Nutrição adequada
Nutrição e saúde
Grupos e pirâmide dos alimentos
Recomendações e orientações para uma alimentação saudável
Caracterização do padrão alimentar ocidental
2.- Metabolismo energético e de nutrientes
Definição de metabolismo energético
Utilização da energia consumida
Fontes de energia para o Homem
Reservas de energia do corpo
Principais cadeias bioquímicas
Equilíbrio energético e de nutrientes
Prioridades na utilização de cada nutriente
Implicações do excesso e da carência de alimentos e de energia
Quantificar o gasto calórico em as atividades físicas
3.- Hidratos de carbono e fibras
Classificação dos principais CHO
Função dos CHO na dieta
Digestão e absorção de CHO
Índice glicémico
Metabolismo da glucose/CHO
Recomendações para o consumo de CHO
CHO e condições clínicas
Fibras solúveis e insolúveis
Efeitos locais e sistémicos das fibras
Recomendações para o consumo de fibras
4.- Prótidos ou proteínas
Os componentes das proteínas (aminoácidos)
Proteína animal vs. vegetal
Função das proteínas
As proteínas nos alimentos
Digestão e absorção de proteínas
Metabolismo proteico
As proteínas e a saúde
Recomendações para o consumo de proteínas
5.- Lípidos ou gorduras
Classificação dos lípidos
Funções biológicas dos lípidos
Lípidos nos alimentos
Digestão e absorção dos lípidos
Transporte dos lípidos
Metabolismo dos lípidos
Os lípidos e a saúde
Recomendações para o consumo de gorduras
6.- Vitaminas
Definição e classificação
Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis
Principais funções
Recomendações diárias
Principais fontes alimentares
Riscos de deficiência ou toxicidade
7.- Sais minerais
Classificação
Macro minerais e oligoelementos
Principais funções
Recomendações diárias
Principais fontes alimentares
Riscos de deficiência ou toxicidade
8.- Hidratação
Funções da água no corpo
A água no corpo
Fontes de água
Perdas de água pelo organismo
Recomendações para a ingestão de água
Bebidas comerciais: bons substitutos da água?
9.- Dieta no período de treino, competição e pré-competição e dieta de recuperação
Métodos de Ensino
O processo de ensino aprendizagem referente à UC de Nutrição e Dietética Desportiva divide-se em sessões de ensino de natureza colectiva, de orientação pessoal do tipo tutorial, e de avaliação. No total, este processo engloba 15 (quinze) sessões de trabalho teórico e 15 (quinze) sessões de trabalho teórico-prático por turma.
Pretende-se a participação, uma vez por semana, da totalidade dos alunos inscritos à unidade curricular, numa sessão teórica de natureza colectiva com a duração de 120 minutos. O processo de ensino-aprendizagem será desenvolvido numa sala de aula com utilização de métodos expositivos que incluem apresentações em powerpoint da teoria necessária, e meios de visionamento, como por exemplo, vídeos.
Igualmente, uma vez por semana, divididos em duas turmas, os alunos participarão numa sessão teórico-prática de natureza colectiva com a duração de 60 minutos. Estas aulas serão uma oportunidade para os alunos apliquem a teoria aprendida nas aulas teóricas para calcular ou estimar o gasto e necessidades energéticas de várias modalidades desportivas. Nas aulas teórico-práticas, os alunos devem participar ativamente na preparação e execução do trabalhos, na discussão das atividades em grupo e na realização das tarefas de investigação.
Adicionalmente, as sessões de orientação do tipo tutorial compreenderão sessões individuais ou colectivas (máximo de 20 alunos), previamente marcadas com o docente, para esclarecimento de dúvidas relativas aos conteúdos leccionados, orientação do estudo, ou outra necessidade apresentada pelo aluno. Estas sessões serão realizadas no pavilhão previamente reservado para o efeito
Bibliografia
Campbell, B., Kreider, R.B., Ziegenfuss, T., La Bounty, P., Roberts, M., Burke, D., Landis, J., Lopez, H., Antonio, J. (2007). International Society of Sports Nutrition position stand: protein and exercise. J Int Soc Sports Nutr. 26;4:8.
Cooper, R., Naclerio, F., Allgrove, J., Jimenez, A. (2012). Creatine supplementation with specific view to exercise/sports performance: an update. J Int Soc Sports Nutr. 20;9(1):33.
Horta, L. (1996). Nutrição no Desporto. 3ª edição. Ed Caminho. Lisboa.
Macfarlane, G.T., Cummings, J.H. (1999). Probiotics and prebiotics: can regulating the activities of intestinal bacteria benefit health? BMJ. 10;318(7189):999-1003
Equipa Docente
- Pablo Tomás Carús [responsável]