2023
Introdução às Neurociências
Nome: Introdução às Neurociências
Cód.: DES10658L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A UC faz uma introdução às evidencias do conhecimento científico na área das neurociências que suportem o comportamento humano.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Dominar a terminologia associada aos processos neurofisiológicos e à anatomia e morfologia das estruturas envolvidas. Compreender a organização do SNC e SNP e correlacionar as estruturas com as suas funções, características e comportamento bioquímico.
Identificar os sistemas envolvidos no controlo do movimento, emoções e comportamento.
Compreender a codificação da informação sensorial, a sua transmissão para o SNC, a sua integração e o envio da resposta a traduzir-se em movimento.
Identificar estruturas do SNC associadas a funções específicas (como sejam a regulação das ações motoras, emocionais e cognitivas), perceber o seu funcionamento e as principais inter-relações destas estruturas com a motricidade, as emoções e o comportamento humano.
Criar um conhecimento integrado, relacionando a organização, adaptação, regulação e controlo dos comportamentos humanos em acordo com o meio ambiente.
Desenvolver competências de pesquisa e de investigação na área científica.
Identificar os sistemas envolvidos no controlo do movimento, emoções e comportamento.
Compreender a codificação da informação sensorial, a sua transmissão para o SNC, a sua integração e o envio da resposta a traduzir-se em movimento.
Identificar estruturas do SNC associadas a funções específicas (como sejam a regulação das ações motoras, emocionais e cognitivas), perceber o seu funcionamento e as principais inter-relações destas estruturas com a motricidade, as emoções e o comportamento humano.
Criar um conhecimento integrado, relacionando a organização, adaptação, regulação e controlo dos comportamentos humanos em acordo com o meio ambiente.
Desenvolver competências de pesquisa e de investigação na área científica.
Conteúdos Programáticos
Organização anatómica e funcional do sistema nervoso (micro e macro)
Princípios organizativos que regem a estrutura e funcionamento do sistema nervoso (micro e macro).
Morfologia e processos fisiológicos de funcionamento das células nervosas
O estímulo nervoso
Receção, transdução, transmissão e tratamento dos estímulos.
Processamento e transmissão da informação para a realização motora ou outra.
Anatomia organização e morfologia dos diferentes constituintes do sistema nervoso central para a realização das suas funções específicas
Receção sensorial específica
Estruturação, planeamento e controlo da motricidade.
Emoção, cognição e ação motora
A cognição e a emoção nas atividades motoras
Cognição corporalizada
Funções corticais superiores, fala e motricidade
Princípios organizativos que regem a estrutura e funcionamento do sistema nervoso (micro e macro).
Morfologia e processos fisiológicos de funcionamento das células nervosas
O estímulo nervoso
Receção, transdução, transmissão e tratamento dos estímulos.
Processamento e transmissão da informação para a realização motora ou outra.
Anatomia organização e morfologia dos diferentes constituintes do sistema nervoso central para a realização das suas funções específicas
Receção sensorial específica
Estruturação, planeamento e controlo da motricidade.
Emoção, cognição e ação motora
A cognição e a emoção nas atividades motoras
Cognição corporalizada
Funções corticais superiores, fala e motricidade
Métodos de Ensino
Esta UC engloba sessões de ensino coletivas, de orientação tutorial e de avaliação, incluindo sessões de trabalho teórico (métodos expositivos, recorrendo a apresentações em PowerPoint ou outros meios - ex. vídeos - e com discussões temáticas), e sessões de trabalho de práticas laboratoriais onde são propostas tarefas envolvendo a experimentação de instrumentos de avaliação dos parâmetros investigados nas neurociências, a realização de experiências laboratoriais, e a respetiva análise crítica com base em pesquisa em fontes científicas.
A avaliação cumpre o Regulamento Escolar Interno. Na avaliação contínua os alunos realizam dois testes escritos teóricos (cada com 40% de ponderação) e trabalhos teórico-práticos (20%), tendo cada aluno de obter classificação positiva (10 valores) em ambas as componentes.
Os alunos poderão ser avaliados por um teste escrito em regime de exame (100% da classificação), tendo de obter classificação positiva (10 valores).
A avaliação cumpre o Regulamento Escolar Interno. Na avaliação contínua os alunos realizam dois testes escritos teóricos (cada com 40% de ponderação) e trabalhos teórico-práticos (20%), tendo cada aluno de obter classificação positiva (10 valores) em ambas as componentes.
Os alunos poderão ser avaliados por um teste escrito em regime de exame (100% da classificação), tendo de obter classificação positiva (10 valores).
Bibliografia
Afifi, A. & Bergman (2005) Neuroanatomia Funcional, 2 th Edition, McGraw-Hill. New York.
Bear, M., Connors, W., Paradiso, M. (2017) Neurociências, desvendando o sistema nervoso. 4ª Edição, Artmed. Porto Alegre.
Guyton, A. & Hall, J. (2002). Tratado de Fisiologia Médica. 10a Edição, Guanabara Koogan SA.
Lent, R. (2004) Cem Bilhões de Neurónios. Conceitos Fundamentais de Neurociência. Atheneu, Rio de Janeiro.
McMorris, T. (2016) Exercise-cognition interactions. Neurosciences perspectives. Amsterdan Elsevier Academic Press
Pereira, C. (2020). Livro de fichas de apoio aos trabalhos de aula de introdução às neurociências e questões para a orientação do estudo. Universidade de Évora.
Bear, M., Connors, W., Paradiso, M. (2017) Neurociências, desvendando o sistema nervoso. 4ª Edição, Artmed. Porto Alegre.
Guyton, A. & Hall, J. (2002). Tratado de Fisiologia Médica. 10a Edição, Guanabara Koogan SA.
Lent, R. (2004) Cem Bilhões de Neurónios. Conceitos Fundamentais de Neurociência. Atheneu, Rio de Janeiro.
McMorris, T. (2016) Exercise-cognition interactions. Neurosciences perspectives. Amsterdan Elsevier Academic Press
Pereira, C. (2020). Livro de fichas de apoio aos trabalhos de aula de introdução às neurociências e questões para a orientação do estudo. Universidade de Évora.
Equipa Docente
- Catarina Lino Neto Pereira [responsável]