Bases Fisiológicas da Atividade Física
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre o corpo humano, considerando os diferentes sistemas orgânicos, os seus constituintes, as suas funções e o seu comportamento fisiológico.
Desenvolver a capacidade de interpretação dos fenómenos fisiológicos dos sistemas orgânicos do corpo humano, isolada em interação, em repouso e em movimento.
Promover competências de manipulação e análise de metodologias e instrumentos de avaliação de parâmetros e comportamentos fisiológicos com aplicabilidade na prática de investigação e na atividade laboral.
Estimular a pesquisa sobre as matérias e conteúdos da disciplina, por recurso a bibliografia diversa e através da utilização multimédia, nomeadamente por recurso a sites e fontes de conhecimento com reconhecimento da comunidade científica.
Criar competências de pesquisa e investigação.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1.1. Homeostasia e atividade física
1.1.1. Homeostasia e conceitos associados
1.2. Fisiologia geral e celular
1.2.1. A organização funcional do corpo humano e o controle do “meio interno” em repouso e em esforço.
1.2.2. A célula, os seus constituintes e seu funcionamento
1.2.3. O transporte através da membrana celular
1.3. Água, eletrólitos e equilíbrio ácido base
1.3.1. Os compartimentos e subcompartimentos corporais.
1.3.2. Líquidos e eletrólitos intracelulares e líquidos e eletrólitos extracelulares.
1.3.3. Mecanismos de controlo dos líquidos corporais e seus constituintes; o efeito do esforço.
2. Sistemas orgânicos e atividade física
2.1. Sistema urinário
2.1.1. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos
2.1.2. O nefrónio – a menor unidade funcional do rim
2.1.3. A formação da urina e a sua eliminação
2.1.4. Sistemas de regulação e controlo
2.1.5. Sistema urinário e atividade física
2.2. Sistema respiratório
2.2.1. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos
2.2.2. Fases da respiração
2.2.3. Transporte e trocas gasosas
2.2.4. Sistemas de regulação e controlo
2.2.5. Sistema respiratório e atividade física
2.3. Sistema cardiovascular
2.3.1. Constituintes funções e mecanismos fisiológicos
2.3.2. Sangue e circulações
2.3.3. Atividade elétrica, contração do coração e output cardíaco
2.3.4. Pressão resistência e fluxo sanguíneo.
2.3.5. Sistemas de regulação e controlo
2.3.6. Sistema cardiovascular e atividade física
2.4. Sistema digestivo
2.4.1. Constituintes funções e mecanismos fisiológicos
2.4.2. Digestão mecânica e química, absorção e eliminação
2.4.3. Armazenamento e utilização dos nutrientes digeridos pelo organismo
2.4.4. Sistema digestivo, alimentação e atividade física
2.5. Metabolismo
2.5.1. Metabolismo dos nutrientes
2.5.2. Respiração e vias energéticas
2.5.3. Metabolismo, energia e atividade física
2.5.4. Sistema neuromuscular
2.5.4.1. Nervo e músculo
2.5.4.2. Potenciais de membrana e potenciais de ação no neurónio e na fibra muscular
2.5.4.3. A transmissão neuromuscular
2.5.4.4. A contração muscular
2.6. Sistema esquelético
2.6.1. Osso
2.6.1.1. Formação, destruição e crescimento ósseo
2.6.2. Atividade física e sistema músculo-esquelético
2.7. Sistema hormonal
2.7.1. Constituintes, funções e mecanismos fisiológicos
2.7.1.1. Síntese e transporte hormonal
2.7.1.2. Acão, mecanismos de ação e controlo hormonal.
2.7.2. O sistema hormonal e a atividade física
3. Sistema locomotor em interação com os outros sistemas orgânicos e com o meio envolvente (conteúdo transversal).
3.1. A produção e rentabilização do movimento
Métodos de Ensino
O processo de ensino aprendizagem referente à UC de bases fisiológicas da atividade física divide-se em sessões de ensino de natureza coletiva, de orientação pessoal do tipo tutorial, e de avaliação. No total, este processo engloba 15 (quinze) sessões de trabalho teórico e 15 (quinze) sessões de trabalho teórico-prático por turma.
Pretende-se a participação, uma vez por semana, da totalidade dos alunos inscritos à unidade curricular, numa sessão teórica de natureza coletiva com a duração de duas horas (120 minutos). O processo de ensino-aprendizagem será desenvolvido num auditório com utilização de métodos expositivos, que incluem apresentações em PowerPoint e meios de visionamento, como por exemplo, vídeos.
Igualmente, uma vez por semana, divididos em duas turmas, os alunos participarão numa sessão teórico-prática de natureza coletiva com a duração de 1hora (60 minutos). Estas aulas serão uma oportunidade para os alunos descobrirem e construírem conhecimento no âmbito dos conteúdos da disciplina mediante a realização tarefas teórico-práticas com pesquisa bibliográfica e com a análise e discussão dos resultados das tarefas realizadas. Estas tarefas visam também o domínio de equipamentos de avaliação dos parâmetros fisiológicos estudados na disciplina e a criação de rotinas de trabalho. Nas aulas teórico-práticas, os alunos devem participar ativamente na preparação e execução dos trabalhos, bem como na discussão das atividades em grupo.
Apesar da importância do regime presencial, também será relevante o trabalho à distância através da plataforma moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc.). Um dos principais objetivos da plataforma moodle é a de estimular a interação entre participante.
Adicionalmente, as sessões de orientação do tipo tutorial compreenderão sessões individuais ou coletivas (máximo de 20 alunos), previamente marcadas com o docente, para esclarecimento de dúvidas relativas aos conteúdos lecionados, orientação do estudo, ou outra necessidade apresentada pelo aluno. Estas sessões serão realizadas em sala previamente reservada para o efeito.
Bibliografia
Guyton, A. & Hall, J. (2002). Tratado de Fisiologia Médica. Guanabara Koogan SA.
Fox, S. (2008). Human Physiology. McGraw-Hill
Seeley, Stephens, Tate (2006). Anatomia e Fisiologia. Lusodidacta
Equipa Docente
- José Alberto Frade Martins Parraça [responsável]