Anatomia Funcional Humana
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conteúdos Programáticos
2. O Corpo Humano
a. Proporções e Regiões Corporais
b. Termos de Localização e Direção
c. Posição e Planos Anatómicos
d. Eixos de Rotação e de Movimento
3. Histologia Básica
a. Os Tecidos Corporais
b. O Tecido Conjuntivo
4. Os Ossos e as Articulações
a. As Estruturas Ósseas e o Esqueleto Humano
b. Classificação e Mecânica Articular
5. Os Músculos
a. O Músculo Esquelético: sua Morfologia e Função
b. A Terminologia Muscular e Mecanismos de Auxílio Muscular
6. O Esqueleto Axial
a. Osteologia, Artrologia e Miologia
b. O Sistema Neurovascular
c. Anatomia de Superfície ou Topográfica
7. Esqueleto Apendicular: Cintura Escapular e Membro Superior
a. Osteologia, Artrologia e Miologia
b. O Sistema Neurovascular
c. Anatomia de Superfície ou Topográfica
8. Esqueleto Apendicular: Cintura Pélvica e Membro Inferior
a. Osteologia, Artrologia e Miologia
b. O Sistema Neurovascular
c. Anatomia de Superfície ou Topográfica
Métodos de Ensino
Será implementada avaliação continua mista ou por avaliação final. Na avaliação continua serão incluídos os resultados da componente teórica e teórico-prática. A teórico-prática (40% CF e nota mínima de 9.5 valores) é avaliada por 4 fichas. A teórica (60% CF e nota mínima de 9.5 valores em ambas) é avaliada por 2 frequências. Os alunos com nota inferior a 9.5 valores em ambas as componentes, participam em avaliação final. Para obter aprovação, a classificação mínima exigida é de 9.5 valores.
Avaliação
O processo de avaliação da UC de Anatomia Funcional Humana responde aos seguintes objetivos:
· Classificar o desempenho do aluno no final do semestre
· Fornecer o feedback que permita, ao docente e aluno, aferir o grau de articulação entre os conteúdos lecionados e os objetivos propostos
· Estimular o acompanhamento continuo por parte do aluno
· Permitir a monitorização necessária para diagnosticar e aferir o grau de sobreposição entre os objetivos pretendidos e os objetivos realmente alcançados, de forma a consolidar ou corrigir estratégias no processo ensino-aprendizagem
Deste modo a avaliação a esta UC será preferencialmente realizada por um processo de avaliação continua misto ou, não sendo possível, pela realização de uma avaliação final.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA (misto)
De acordo com o Regulamento Académico e com as diretrizes seguidas pelo Departamento de Desporto e Saúde, só poderão estar incluídos no processo de avaliação continua os alunos que obtiverem 75% de presenças efetivas e participativas, das aulas teórico-práticas lecionadas. A única exceção será feita aos alunos com o estatuto de trabalhadores-estudantes ou associativo.
O aluno que tenha obtido aproveitamento em ano curricular anterior à componente prática da UC, pode pedir dispensa da frequência das aulas teórico-práticas, e manter a classificação obtida.
Para que o aluno tenha a possibilidade de seguir o processo de avaliação continua, além da percentagem mínima de presenças (exceto no caso dos trabalhadores-estudantes ou associativos) deverá ainda cumprir com dois requisitos adicionais:
1. Ter avaliação positiva (nota superior ou igual a 10 valores) na componente teórico-prática;
2. Ter avaliação positiva (nota superior ou igual a 10 valores) na componente teórica.
A Classificação Teórico-Prática tem em consideração a realização de quatro fichas práticas, um relatório (anatomia de superfície), e a participação ativa nas aulas. Esta classificação contribui num total de 40% para a nota final.
· 1ª Ficha Prática – (10%)
· 2ª Ficha Prática – (10%)
· 3ª Ficha Prática – (10%)
· 4ª Ficha Prática – (10%)
A Classificação Teórica tem em consideração a realização de duas provas escritas. A primeira frequência engloba os módulos avaliados na Ficha 1 e 2, e a segunda frequência os módulos avaliados na Ficha 3 e 4. A classificação teórica contribui num total de 60% para a nota final.
· 1ª Frequência – (30%)
· 2ª Frequência – (30%)
Ao seguir uma avaliação continua mista, considera-se contemplado que todos os momentos de avaliação serão realizados em horário letivo, exceto no caso da segunda frequência. A segunda frequência realizar-se-á na época de exames, no mesmo dia da realização do exame final.
Serão admitidos a exame de recurso os alunos que obtiverem nota inferior a 10 valores na componente teórica ou na componente teórico-prática
A classificação final do processo de avaliação continua será encontrada através da seguinte fórmula:
Nota Final Unidade Curricular = (Fichas x 0.40) + (Frequências x 0.60)
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO FINAL
Os alunos que obtiverem uma classificação inferior a 10 valores de nota final, participando em todos os momentos de avaliação continua e tendo cumprido o regime presencial obrigatório, realizarão exame final de recurso
Serão admitidos a exame final os alunos que obtiverem nota inferior a 10 valores na primeira frequência.
Serão admitidos a exame de recurso os alunos que obtiverem nota inferior a 10 valores na componente teórico-prática.
Será dispensado de exame final, o aluno que obtiver média (de todos os momentos de avaliação), igual ou superior a 10 valores.
Todas as alterações à forma inicial de avaliação estipulada neste programa deverão ser transcritas para o sumário da aula em que tal ocorra, o qual deverá ser assinado pela totalidade dos alunos presentes.
AVALIAÇÃO DO TRABALHADOR-ESTUDANTE OU ASSOCIATIVO
Cada aluno com o Estatuto de trabalhador-estudante ou associativo terá de:
1. Realizar todas as tarefas previstas para a avaliação teórico-prática
2. Realizar todas as tarefas previstas para a avaliação teórica
Bibliografia
Seeley, R.R.; Tate, P.; Stephens, T. (2011) Anatomia & Fisiologia (8ª Edição). Lusociência
Shulte, E.; Schuenke, M.; Schumacher, U. (2015) General Anatomy and Musculoskeletal System (Thieme Atlas of Anatomy), Latin Nomenclature, Volume 1. (2nd Edition). Thieme Medical Publishers Inc
Equipa Docente (2024/2025 )
- João Paulo Brites de Sousa [responsável]