Introdução às Ciências da Actividade Física Humana
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer os conceitos de Atividade Física, Exercício Físico e Desporto, bem como o seu contexto de integração prático;
Identificar genericamente a relação causa-efeito entre o exercício e as adaptações biológicas causadas;
Relacionar a importância das diferentes áreas científicas para o estudo da AFH;
Conhecer fontes de pesquisa de informação específica da AFH;
Conhecer as diferentes seções de um artigo científico;
Reconhecer os diferentes tipos de investigação em AFH;
Citar corretamente diferentes fontes de informação;
Realizar um estado de arte sobre uma área da AFH.
Conteúdos Programáticos
BLOCO I – DELIMITAÇÃO CONCEPTUAL DAS CIÊNCIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA
1.1. Análise e reflexão acerca dos conceitos de:
1.1.1. Senso comum versus Ciência
1.1.2. Ciências do Desporto
1.1.3. Actividade física humana (AFH)
1.1.4. Desporto
1.1.5. Exercício físico
1.2. A importância da AFH
1.3. O exercício como instrumento de intervenção do profissional de desporto
BLOCO II – O ESTUDO CIENTÍFICO DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA
1.1. Tipos de artigos científicos
1.1.1. Investigação analítica
1.1.2. Investigação descritiva
1.1.3. Investigação experimental
1.1.4. Investigação qualitativa
1.2. Investigação descritiva e experimental
1.2.1. Estrutura de um artigo científico
1.2.2. Avaliação da qualidade metodológica
1.3. Investigação analítica
1.3.1. Revisão da literatura
1.3.2. Revisão sistemática
1.4. Pesquisa de artigos
1.5. Criação de fichas de leitura
1.6. Referências bibliográficas
1.7. Elaboração do estado da arte
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão uma vez por semana e cada uma terá a duração de cento e vinte minutos, em regime de avaliação contínua. Está previsto que o bloco de matéria seja constituído por um número aproximado de 14 sessões de trabalho. Serão utilizadas sessões de sala expositivo-interactivas e sessões interactivas.
Será, igualmente, utilizada a plataforma do Moodle para as sessões interactivas, disponibilização de informação, nomeadamente o programa, normas de funcionamento, datas de avaliação, artigos científicos, vídeos, entre outros. O recurso à plataforma do Moodle será, também, um meio de comunicação eficaz e rápido entre professor e aluno(s) e entre alunos.
Bibliografia
Thomas, J., Nelson, J., Silverman, S. (2005). Research methods in physical activity - fifth edition. Champaign: Human Kinetics
Equipa Docente
- Bruno Sérgio Varanda Gonçalves [responsável]