2024
Bioquímica Clínica
Nome: Bioquímica Clínica
Cód.: QUI13798I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Bioquímica, Ciências Biológicas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Estudo e quantificação dos principais marcadores bioquímicos de num individuo saudável bem como interpretação dos seus valores no diagnóstico, monitorização, prevenção e investigação de patologias.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O objetivo geral desta unidade curricular é dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos no domínio da Bioquímica Clínica, que lhes permitam identificar e interpretar os processos bioquímicos presentes num individuo saudável e correlacioná-los com algumas disfunções causadoras de doença, bem como conhecer métodos e técnicas de quantificação dos principais marcadores bioquímicos e conhecer os fatores que podem afetar, do ponto de vista biológico e/ou analítico, os resultados dos biomarcadores.
Nesta Unidade Curricular pretende-se desenvolver um conjunto de competências interpessoais, instrumentais e sistemáticas, designadamente, para recolher informação científica relevante, descrever e interpretar as alterações bioquímicas associadas a uma dada patologia, identificar, descrever e quantificar os principais biomarcadores, bem como interpretar a sua importância no diagnóstico, monitorização, prevenção e investigação de patologias.
Nesta Unidade Curricular pretende-se desenvolver um conjunto de competências interpessoais, instrumentais e sistemáticas, designadamente, para recolher informação científica relevante, descrever e interpretar as alterações bioquímicas associadas a uma dada patologia, identificar, descrever e quantificar os principais biomarcadores, bem como interpretar a sua importância no diagnóstico, monitorização, prevenção e investigação de patologias.
Conteúdos Programáticos
Conceitos básicos em Bioquímica Clínica. Amostras biológicas e circuito laboratorial. Automatização em Bioquímica Clínica. Sistema de gestão da Qualidade. Valores de referência e sua importância clínica.
Proteínas plasmáticas e sua importância como marcadores bioquímicos. Enzimas séricos no diagnóstico de patologias hepáticas, enfarte do miocárdio, pancreatites e patologias musculares.
Disfunção no metabolismo dos glúcidos e Diabetes - diagnóstico e monitorização.
Dislipoproteinémias e fatores de risco associado a doenças cardiovasculares.
Equilíbrios ácido-base e hidro-electrolítico. Patologias renais e biomarcadores associados.
Disfunção endócrina.
Marcadores tumorais: Aplicações clínicas.
As aulas práticas visam consolidar as matérias abordadas nas aulas teóricas, incluindo a avaliação laboratorial de biomarcadores e apresentação e discussão de casos clínicos associados a patologias hepáticas, cardiovasculares, gástrica, pancreática, renal e tiroideia.
Proteínas plasmáticas e sua importância como marcadores bioquímicos. Enzimas séricos no diagnóstico de patologias hepáticas, enfarte do miocárdio, pancreatites e patologias musculares.
Disfunção no metabolismo dos glúcidos e Diabetes - diagnóstico e monitorização.
Dislipoproteinémias e fatores de risco associado a doenças cardiovasculares.
Equilíbrios ácido-base e hidro-electrolítico. Patologias renais e biomarcadores associados.
Disfunção endócrina.
Marcadores tumorais: Aplicações clínicas.
As aulas práticas visam consolidar as matérias abordadas nas aulas teóricas, incluindo a avaliação laboratorial de biomarcadores e apresentação e discussão de casos clínicos associados a patologias hepáticas, cardiovasculares, gástrica, pancreática, renal e tiroideia.
Métodos de Ensino
O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual, suportado na bibliografia recomendada. As aulas teóricas são plenárias e apoiadas por técnicas audiovisuais e nas aulas práticas proceder-se-á ao planeamento e execução do trabalho experimental que concretize os conteúdos teóricos lecionados, bem como à discussão de casos práticos.
O sistema de avaliação tem em conta o aproveitamento obtido nas diferentes componentes da unidade curricular. A componente prática laboratorial (NL) é avaliada de forma contínua com base na assiduidade e na interpretação e discussão dos resultados. Será também realizado um projeto de investigação sobre os principais marcadores bioquímicos para diagnóstico/ monitorização de uma dada patologia (NP).
A componente teórica (NT) pode ser avaliada por avaliação contínua, com realização de 2 testes escritos ou, optativamente, por exame final.
A nota final é calculada, atendendo às seguintes ponderações: NF=0.3*NL+0.2*NP+0.5*NT.
O sistema de avaliação tem em conta o aproveitamento obtido nas diferentes componentes da unidade curricular. A componente prática laboratorial (NL) é avaliada de forma contínua com base na assiduidade e na interpretação e discussão dos resultados. Será também realizado um projeto de investigação sobre os principais marcadores bioquímicos para diagnóstico/ monitorização de uma dada patologia (NP).
A componente teórica (NT) pode ser avaliada por avaliação contínua, com realização de 2 testes escritos ou, optativamente, por exame final.
A nota final é calculada, atendendo às seguintes ponderações: NF=0.3*NL+0.2*NP+0.5*NT.
Bibliografia
- Burtis, C. A. & Bruns, D. E. (2014). Tietz, Fundamentals of Clinical Chemistry, 7nd edition, Elsevier, USA.
- Marshall, W.J., Bangert, S.K., Lapsley, M. (2012). Clinical Chemistry, 7th ed., Mosby Ltd.
- Gaw, A., Murphy, M.J., Srivastava, R., Cowan, R., OReilly, D. (2013). Clinical Biochemistry: An Illustrated Colour Text. 5 th edition, Churchill Livingston, Edinburgh.
- McPherson, R. A.& Pincus, M. R. (2011). Henry's Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 22nd edition, Saunders, Elsevier, USA.
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