2024

Introdução à Ciência Forense

Nome: Introdução à Ciência Forense
Cód.: QUI13794I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Bioquímica, Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos no domínio da ciência forense, incluindo metodologias de investigação em áreas como a toxicologia forense, a osteologia e osteometria humana, a entomologia forense e utilização de isótopos estáveis.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta unidade curricular é dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos no domínio da ciência forense que permita ter uma formação complementar nesta área. Serão usados casos reais como exemplo e estimulado o pensamento crítico dos estudantes. No final da unidade curricular os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
1) Compreender os passos de uma investigação criminal
2) Saber selecionar a metodologia para efetuar a análise de drogas e venenos
3) Saber selecionar as metodologias mais adequadas para a atribuição de um perfil biológico a um indivíduo de identidade desconhecida
4) Utilização de isótopos estáveis em ciências forenses.

Conteúdos Programáticos

Ciência forense, definição e caracterização.
Toxicologia forense, classificação, métodos de administração e estruturas químicas das drogas e venenos mais usuais. Técnicas e métodos de análise.
Osteologia e osteometria humana e atribuição de um perfil biológico a restos esqueletizados: estimativa do sexo, da idade à morte e da afiliação populacional. Identificação de características distintivas passíveis de atribuir uma identidade.
Isótopos estáveis- princípios e metodologias de análise. Utilização de isótopos estáveis para rastrear a origem de substâncias e seres vivos. Apresentação de casos de estudo.
Entomologia forense. Insetos necrófagos e ciclos de vida. Apresentação de casos de estudo.

Métodos de Ensino

Nesta Unidade Curricular é esperado haver bastante interação com os estudantes no sentido de tornar as aulas dinâmicas e promotoras do sentido crítico dos estudantes. As aulas são lecionadas com recurso ao uso de casos reais e fictícios onde serão usados filmes, imagens ou notícias dos meios de comunicação social.
A avaliação será realizada em regime de avaliação continua mediante quatro trabalhos escritos e respetivas apresentações orais (25% para cada trabalho). Em casa de não aprovação na avaliação continua será realizado um exame escrito (100%).

Bibliografia

Langley, N.R., Jantz, L.M., Ousley, S.D., Jantz, R. & Milner, G.(2016). Data Collection Procedures for Forensic Skeletal Material 2.0. University of Tennessee.
Mallett, X., Blythe, T. & Berry, R. (2014). Advances in Forensic Human Identification. CRC Press.
Jickells, S., Negrusz, A. (Editores) (2008). Clarke’s Analytical Forensic Toxicology. Pharmaceutical Press, London .
Meier-Augenstein, W (2010) Stable Isotope Forensics. An Introduction to the Forensic Application of Stable Isotope Analysis. John Wiley & Sons Ltd.
Meier-Augenstein, W (2018) Stable Isotope Forensics Methods and Forensic Applications of Stable Isotope Analysis, 2nd ed. John Wiley & Sons Ltd