2024

Comunicação em Saúde

Nome: Comunicação em Saúde
Cód.: PSI13784I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC pretende que os alunos compreendem os processos de comunicação em saúde e desenvolvam competências de comunicação inerentes a uma prática farmacêutica centrada no cliente.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender os processos de comunicação
2. Compreender o lugar da comunicação em saúde.
3. Desenvolver competências de comunicação inerentes a uma prática farmacêutica centrada no cliente.
4. Compreender-se a si como sujeito da prática comunicativa, desenvolvendo competências de autorreflexão e de análise sobre a forma como se está na relação com o outro.
5. Contribuir para a consciencialização das questões éticas inerentes à comunicação.

Conteúdos Programáticos

A comunicação:
A pragmática da comunicação. “O comportamento enquanto comunicação ou a impossibilidade de não comunicar”; Processo de comunicação; Relação enquanto sujeito da prática comunicativa
A comunicação em saúde:
Importância da comunicação em saúde; Finalidades e contextos da comunicação em saúde: Informação sobre saúde; Mudança e promoção de comportamentos saudáveis; Comunicação do risco e a adesão a comportamentos de prevenção; Relação dos técnicos de saúde com os utentes e a adesão aos cuidados de saúde
A comunicação na prática farmacêutica:
O lugar da comunicação numa prática farmacêutica centrada no cliente; Competências de comunicação interpessoal inerentes à prática farmacêutica nas suas diferentes dimensões; Comunicação com grupos específicos (idosos; doentes crónicos e doentes com patologias graves; utentes com necessidades especificas); Competências inerentes à comunicação interprofissional; A pessoa do farmacêutico e a sua forma de estar e comunicar.

Métodos de Ensino

Pretende-se recorrer a metodologias ativas: de construção do conhecimento e de desenvolvimento de competências de comunicação interpessoal/interprofissional do futuro farmacêutico.
As aulas serão organizadas em: trabalhos de terreno centrados na observação de situações de comunicação, trabalhos de pesquisa sobre as dimensões da comunicação em saúde, atividades de desenvolvimento de competências de comunicação e reflexão sobre as atividades realizadas
A avaliação contínua compreenderá todas as atividades realizadas ao longo do semestre, com destaque para a realização de:
- trabalho de pesquisa e reflexão sobre um aspeto da comunicação em saúde (em grupo) e a ser discutido nas aulas (50%)
- exercício de role-playing duma situação de comunicação e reflexão escrita sobre o mesmo (50%)
Na avaliação final é necessário:
- realização dum role-playing e reflexão escrita sobre o mesmo (50%)
- realização dum trabalho individual sobre um tema no âmbito da UC, a indicar pela docente (50%).

Avaliação


A avaliação contínua compreenderá todas as atividades realizadas ao longo do semestre, com destaque para a realização de:
- trabalho de pesquisa e reflexão sobre um aspeto da comunicação em saúde (em grupo) e a ser discutido nas aulas (50%)
- exercício de role-playing duma situação de comunicação e reflexão escrita sobre o mesmo (50%)
Na avaliação final é necessário:
- realização dum role-playing e reflexão escrita sobre o mesmo (50%)
- realização dum trabalho individual sobre um tema no âmbito da UC, a indicar pela docente (50%).

Bibliografia

Beardsley, R.; Kimberlin, C. & Tindall, W. (2012). Communication Skills in Pharmacy Practice: A Practical Guide for Students. Filadélfia: Lippincott Williams and Wilkins (6ªed).
Berry, D. (2004). Risk, communication and health psychology. New York: Open University Press
Gomes-Pedro, J. & Barbosa, A. (2004). Comunicar na clínica na educação na investigação e no ensino. Lisboa: Climepsi.
Hargie, O. (2019). The Handbook of Communication Skills ( 4ª edª). NewYork: Routledge
Harrington, N. (2015). Health Communication. NewYork: Routledge
Liu, M. & Butler, L (2015). Patient communication for Pharmacy: a case-study approach on theory and practice. Massachusetts: Jonas e Bartlett Learning
Martin, L & DiMatteo , M.R (eds). (2014). The Oxford Handbook of Health Communication, Behavior Change, and Treatment Adherence. New York: Oxford University Press
Miller,W.R & Rollnick,S. (2002) Motivational Interviewing: Preparing people for change (2ed) Guilford Press: New York.

Equipa Docente (2023/2024 )