2024

Laboratório de Inovação Transdisciplinar e Empreendedorismo

Nome: Laboratório de Inovação Transdisciplinar e Empreendedorismo
Cód.: GES13662M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design, Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar o aluno de conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam identificar e compreender os conceitos e princípios da Inovação e do Empreendedorismo, com foco em processos de trabalho transdisciplinar.
Pretende-se com esta UC despertar o sentido crítico e cocriativo dos estudantes, considerando os pressupostos inerentes ao potencial de inovação decorrente de modelos de trabalho transdisciplinar, de modo a que os conhecimentos adquiridos possam ser explorados em soluções empreendedoras centradas na resposta a problemas específicos com impacto sustentável aos níveis social e/ou cultural, ambiental e económico.

A UC estando acessível a todos os mestrados da UÉ, funcionará em turmas constituídas por estudantes de diferentes áreas do conhecimento e será lecionada por um corpo docente ele mesmo transdisciplinar.

Conteúdos Programáticos

1. Inovação e empreendedorismo
1.1. Conceitos de inovação e empreendedorismo
1.2. Quem são os empreendedores?
1.3. O processo empreendedor

2. Inovação Estratégica e Design Thinking
2.1. Princípios Estratégicos do Design para a Inovação
2.2. Processos de Design Thinking
2.3. Business model canvas
2.4. Técnicas de apresentação de um Pitch

3. Inovação Transdisciplinar
3.1. Métodos e ferramentas da investigação transdisciplinar
3.2. O conceito de cocriação e de Grupos Foco;
3.3. A Inovação Transdisciplinar como Processo;
3.4. Análise de Casos de Estudo.

Métodos de Ensino

As aulas assentarão na exposição e análise crítica de conteúdos teóricos por recurso a: literatura e suportes audiovisuais; exercícios de grupo de exploração dos métodos e ferramentas analisados; promoção de debates sobre temas transversais ao processo de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação do desempenho do aluno far-se-á através da análise da sua assiduidade e participação nas aulas, assim como através da aplicação do conhecimento adquirido ao desenvolvimento de um projeto transdisciplinar centrado nos conceitos e fundamentos da inovação e do empreendedorismo.
A avaliação consistirá em:
Avaliação contínua:
+ prova escrita individual (50%)
+ trabalho de grupo sobre a estruturação de uma ideia de negócio, constituído por um relatório escrito (35%) e um business pitch final em inglês (5%)
+ um business pitch de grupo (5%)
+ um business pitch individual (5%)
Avaliação exame:
+ prova escrita individual (70%)
+ trabalho individual sobre a estruturação de uma ideia de negócio, constituído por um relatório escrito (25%) e um business pitch em inglês (5%).

Bibliografia

BROWN, T. (2009), Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, NY: Harper Collins Publishers.
GAYNOR, G.H. (2002), Innovation by design: what it takes to keep your company on the cutting edge, Nova York: AMACOM Div American Mgmt Assn.
HOLSTON, D. (2011), The Strategic Designer: Tools & Techniques for Managing the Design Process, Ohio: How Books.
KUMAR, V. (2013), 101 Design Methods. A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization, Nova Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
ULWICK, A.W. (2005), What customers want: using outcome-driven innovation to create breakthrough products and services, NY: McGraw-Hill Professional.
RETTIG, M.; du PLESSIS, H. (2014), “Fundamentals of Design for Social Innovation”, NY: SVA.
Bessant, J; Tidd, J. (2015) Innovation and Entrepreneurship, Willey 3rd Ed.
Osterwalder, A.; Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation, John Wiley.
Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, 3ª Ed.

Equipa Docente (2023/2024 )