2024

Gestão da Qualidade no Setor Farmacêutico

Nome: Gestão da Qualidade no Setor Farmacêutico
Cód.: CMS13782I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC pretende dotar os alunos de conhecimentos sobre os conceitos básicos e requisitos da Gestão da Qualidade (GQ), em particular na área farmacêutica; compreendam as vantagens e os fatores críticos da sua implementação e contactem com o processo de avaliação de um sistema de GQ.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta UC pretende-se que os alunos obtenham conhecimentos sobre os conceitos básicos e requisitos da Gestão da Qualidade (GQ), em particular na área farmacêutica; compreendam as vantagens e os fatores críticos da sua implementação e contactem com o processo de avaliação de um sistema de GQ.
Assim, o aluno seja capaz de:
1. Compreender a qualidade como fator crítico de sucesso;
2. Conhecer os principais métodos, técnicas e ferramentas ao serviço da qualidade;
3. Conhecer as metodologias utilizadas nos processos de certificação e normas base;
4. Identificar os diversos aspetos ligados à Gestão da Qualidade Total (TQM - Total Quality Management);
5. Conhecer as especificidades e implicações da qualidade nas organizações relacionadas com a atividade farmacêutica;
6. Conhecer padrões, normas e critérios importantes nos diferentes ramos de atividade farmacêutica
7. Compreender a relação entre a GQ e as exigências legais aplicáveis aos diversos ramos da atividade farmacêutica.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1- Introdução à Gestão da Qualidade
1.1. Impacto da Gestão da Qualidade na vida de uma Organização
1.2. Conceitos da qualidade e sua evolução
1.3. A Gestão da Qualidade Total (TQM) e a melhoria contínua
1.4. Modelos e Ferramentas da Qualidade
1,5 Metodologia para a implementação de um sistema de gestão da qualidade

Módulo 2- Qualidade em saúde
2.1.- Componentes e especificidades da Qualidade em saúde
2.2.- Normas padrões e critérios de qualidade em saúde
2.3.- Acreditação em saúde

Módulo 3- Gestão da Qualidade e Atividade Farmácia
3.1. Gestão da Qualidade na Farmácia Comunitária e Hospitalar
3.2. Gestão da Qualidade na Indústria Farmacêutica
3.3 Gestão da Qualidade na Distribuição Farmacêutica
3.4 Gestão da Qualidade nos Laboratórios de Análises clínicas
3.5 Requisitos legais nacionais e sistema de gestão da qualidade – adições e interceções. Boas Práticas Farmacêuticas
3.6. Estudos de Casos práticos

Métodos de Ensino

O ensino/aprendizagem realiza-se pela integração de: i) aulas teóricas recorrendo a métodos expositivos e de pedagogia activa, bem como a apresentação e discussão de casos práticos; ii) aulas práticas de apresentação e discussão de trabalhos de grupo apresentados pelos alunos sobre um dos módulos lecionados nas aulas teóricas, realizados com o apoio tutorial do docente.
A utilização de recursos de e-learning permite a atualização permanente de conteúdos e a exploração autónoma dos desenvolvimentos científicos mais recentes.

Avaliação:
1. Avaliação Contínua: componente prática (40% da nota final), composta por reflexão crítica em aula (30%) e trabalho de grupo referente a um dos módulos da UC, com apresentação oral (70%) + componente teórica (60% da nota final), composta por exame final escrito (60%);
2. Ou Avaliação Final: exame final com componente prática e teórica (100%).

Bibliografia

Antunes, M. L. (2011). Documentação do Sistema de Gestão da Qualidade para Principiantes. Lisboa: Edições Sílabo
Basu, R. (2004). Implementing Quality: A Practical Guide to Tools and Techniques. London: Thomson
Lopes, A. & Capricho, L. (2007). Gestão da Qualidade. Lisboa: Editora RH
Peris-Ortiz, M., Álvarez-García, J. & Rueda-Armengot, C. (Editors). (2015). Achieving Competitive Advantage Though Quality Management, New York: Springer
Pinto, A. R. (2012). Gestão Integrada de Sistemas – Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho. Lisboa: Edições Sílabo
Pires, A. R. (2007). Qualidade - sistemas de gestão da qualidade. 3.ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo
Rosa, M. J., Moura e Sá, P. & Sarrico, C.S. (2014). Qualidade em Ação – Da Teoria para a Prática, da Prática para a Excelência. Lisboa: Edições Sílabo

Boas Práticas Farmacêuticas, 3ª Ed., 2009. Decreto-Lei n.º 99/2000, Princípios de boas práticas de laboratório (BPL)
ISO 9001: 2008 – Requisitos de SGQ. ISO/IEC 17025: 2005.