2024

Políticas de Saúde e Saúde Pública

Nome: Políticas de Saúde e Saúde Pública
Cód.: CMS13779I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC visa dotar os estudantes de conhecimentos na área da Saúde Pública, nomeadamente a sua evolução, os principais modelos de Sistemas de Saúde, as estratégias de Promoção e Educação para a Saúde e o impacto das medidas e opções políticas na área da saúde e do medicamento.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A UC deverá proporcionar conhecimento, desenvolvimento de atitudes e comportamentos que permitam:
- Conhecer os conceitos e a evolução da Saúde Pública
- Caracterizar os modelos de Sistemas de Saúde, sobretudo o português;
- Conhecer as estratégias de Promoção de Saúde e de Educação para a Saúde e participar ativamente no âmbito da promoção de estilos de vida saudáveis e do uso racional de medicamentos;
- Compreender a dinâmica e distribuição da Saúde na comunidade e seus determinantes;
- Construir e interpretar indicadores demográficos e sanitários duma comunidade;
- Conhecer as bases do raciocínio epidemiológico e o seu papel na avaliação do risco de doença, bem como as características dos principais modelos de estudos epidemiológicos;
- Intervir no estudo epidemiológico dos problemas de saúde da comunidade onde se insere;
- Prever o potencial impacto das medidas de saúde propostas e/ou adotadas pelo poder político, nomeadamente na área do medicamento e produtos de saúde.

Conteúdos Programáticos

1. Saúde Pública: conceitos, objetivos e evolução histórica
2. Política de Saúde. Modelos de Sistemas de Saúde. Sistema de Saúde em Portugal e principais reformas. Cuidados de Saúde. Escalões e Níveis de Prevenção na História Natural da Doença. Impacto das medidas legislativas na área da saúde e do medicamento
3. Estratégias de Educação e Promoção de Saúde. e-health; O farmacêutico como educador para a saúde
4. Determinantes de saúde
5. Carga de Doença, epidemias e endemias e padrões de mortalidade e morbilidade. Indicadores de Saúde e de Desenvolvimento
6. Biodemografia: crescimento e envelhecimento populacional e seu impacto na Saúde Pública
7. Noções gerais de Epidemiologia: objetivos e fundamentos. Etapas do Raciocínio Epidemiológico. Fatores de Risco e de Prognóstico e sua quantificação. Características dos principais modelos de estudos epidemiológicos descritivos, causais e de intervenção
8. A investigação epidemiológica no contexto do medicamento.

Métodos de Ensino

O ensino/aprendizagem realiza-se pela integração de: i) aulas teóricas recorrendo a métodos expositivos e de pedagogia ativa; ii) aulas teórico-práticas de discussão de trabalhos apresentados. A utilização de recursos de e-learning permite a atualização permanente de conteúdos e a exploração autónoma dos desenvolvimentos científicos mais recentes.

A avaliação processa-se de acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor na Instituição. Nesta UC a avaliação final da aprendizagem resulta de: i) avaliação contínua, trabalhados desenvolvidos e apresentados (40%) + exame teórico final (60%); ou ii) avaliação final por exame final (100%)

Bibliografia

BENTES,M;Dias, CM;Sakellarides,C;Bankauskaite,V.(2004) “Health care systems in transition: Portugal. Copenhagen”, OMS

MIGUEL,JP;COSTA,C(1997) “A Reforma da Saúde em Portugal: À procura de eficiência”, RPSP,15,2,5-17

SIMÕES,J(2004) “Retrato Político da Saúde”, Dependência de percurso e inovação em Saúde, Almedina, Coimbra.

Gonçalves Ferreira, F (1990) Moderna Saúde Pública. Fundação Gulbenkian. Lisboa.

Gordis, L (2011) Epidemiologia. Lusodidática, Loures.

Pita, JR (1996) Farmácia, Medicina e Saúde Pública em Portugal (1772-1836) Ed Minerva, Coimbra Porta M (2008)

Rothman,K. J. (2012). A Dictionary of Epidemiology. Oxford University Press. New York

Schneider, M. J. (2014). Epidemiology: An Introduction (Second ed.): Oxford University Press, Inc.

Equipa Docente (2023/2024 )