2024

Hematologia

Nome: Hematologia
Cód.: CMS13771I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica, Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC pretende dotar os alunos, de conhecimentos sobre a morfologia, constituintes e função do sistema hematopoiético, assim como sobre as principais técnicas laboratoriais usadas no diagnóstico, prognóstico, monitorização e auxílio à terapêutica em Hematologia, reconhecendo as terapias clássicas e inovadoras.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objectivo global da unidade é a aquisição, a um nível introdutório, de conhecimentos sobre a morfologia, constituintes e função do sistema hematopoiético em estado fisiológico normal e em quadros de disfunção, assim como sobre as principais técnicas laboratoriais usadas no diagnóstico, prognóstico, monitorização e auxílio à terapêutica em Hematologia. Adicionalmente pretende-se que o aluno reconheça terapias clássicas e inovadoras.
Pretende-se as seguintes competências:
- Conhecimento da sobre hematopoiese e elementos figurados do sangue (estrutura, morfologia e funções).
- Compreensão da etiologia e dos mecanismos celulares, bioquímicos e moleculares subjacentes às doenças hematopoiéticas e das metodologias usadas para as estudar.
- Interpretação correcta de resultados de exames laboratoriais de diagnóstico, prognóstico e monitorização terapêutica das patologias.
- Reconhecer a relevância da investigação em hematologia no desenvolvimento de estratégias terapêuticas emergentes.

Conteúdos Programáticos

Fundamentos: perspectiva geral; linhas celulares; hematopoiese; medula óssea; o baço.
Glóbulos vermelhos e hemoglobina: estrutura e função; eritropoiese; metabolismo do ferro e grupo hema; hemoglobina; metabolismo; contagens de sangue completo e reticulócitos; esfregaço.
Distúrbios dos eritrócitos. Anemias: hematínica; crónica; hemolítica; perda sanguínea. Hemoglobinopatias e investigação; insuficiências da medula óssea; Policitemia.
Glóbulos brancos: estrutura e função; diferenciação; contagem; proliferação reactiva; Leucopenia.
Neoplasias hematológicas: perspectiva geral; classificação e patogénese; investigação.
Hemostasia: plaquetas e a coagulação; distúrbios plaquetários e dos factores de coagulação; a cascata de coagulação; testes de coagulação; trombose.
Hematologia laboratorial: intervalos de referência e níveis normais como base de diagnóstico e monitorização; aplicações terapêuticas.
Farmacoterapia: terapias “clássicas”; terapias inovadoras (SMIs, mAbs, iRNA, microRNA).

Métodos de Ensino

A unidade curricular irá funcionar com três tipologias de aula:
Teóricas. Expositivas com apoio audiovisual (PPT, vídeos, simulações computacionais), mas em que a participação é incentivada por meio de colocação de questões, problemas e casos clínicos, com estímulo a discussões generalizadas dentro das turmas, ajudado assim ao co-relacionamento dos diferentes itens do programa com questões imanentes à prática da hematologia.
Teórico-práticas. Apresentação e discussão de artigos científicos e casos clínicos, para aplicação e clarificação dos conceitos Teóricos, simultaneamente abordando o estado da arte.
Laboratoriais. Execução das metodologias laboratoriais de rotina em hematologia, interpretação e discussão dos resultados obtidos, permitindo uma plena aplicação dos conhecimentos teóricos, solidificação por meio da apresentação de relatórios.
A Avaliação possui três componentes:
Duas frequências ou exame final (60%).
Relatórios laboratoriais (15%).
Trabalhos laboratoriais (25%).

Bibliografia

Hoffbrand AV, Moss PAH (2016). Hoffbrand’s Essential Hematology, Wiley Blackwell, 7th Ed.
Bain BJ, Bates I, Laffan MA (2017). Dacie and Lewis Practical Hematology, Elsevier, 12th Ed.
McPherson R, Pincus M (2016). Henry’s Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, Springer Saunders, 23rd Ed.
Pádua, M. (2011). Patologia clínica para técnicos - hematologia-citologia. Loures: Lusociência.