2024

Metodologias de Investigação em Ciências Farmacêuticas

Nome: Metodologias de Investigação em Ciências Farmacêuticas
Cód.: CMS13769I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC apresenta os elementos estruturantes, os métodos e técnicas da investigação, necessários para a construção do conhecimento científico e clínico; e apresenta o protocolo de investigação conducente ao trabalho a desenvolver para conclusão do MICF.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os estudantes deverão:
1. Compreender o contributo da investigação para a construção do conhecimento científico e clínico;
2. Conhecer elementos estruturantes na investigação: teorias, ética, quali e quanti, tipos de estudos, unidades de análise, métodos e técnicas;
3. Desenvolver um protocolo de investigação conducente ao trabalho a desenvolver para conclusão do MICF;
4. Desenvolver competências de obtenção e tratamento de dados, bem como análise de informação;
5. Desenvolver competências de pesquisa bibliográfica avançada;
6. Desenvolver competências na análise de artigos científicos;
7. Desenvolver competências de comunicação científica e disseminação de resultados.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à investigação;
2. Princípios teóricos;
3. Ética em investigação;
4. Questões de investigação e objetivos;
5. Tipos de estudos: primários e secundários;
6. Metodologias quantitativas;
7. Metodologias qualitativas;
8. Unidade de análise: população e amostra;
9. Variáveis e recolha de dados;
10. Tratamento de dados;
11. Gestão de referências bibliográficas;
12. Comunicação e disseminação de resultados.

Métodos de Ensino

O ensino teórico será essencialmente expositivo. Será também desenvolvido o ensino indireto (construtivista), tanto nas aulas teóricas, como nas teórico-práticas. Os estudantes deverão ser pró-ativos e desenvolver o protocolo de investigação no decorrer do semestre, tutorados pelo docente e pelos futuros supervisores. No seminário será convidado um farmacêutico a desenvolver a sua atividade profissional na investigação/ensino, com o objetivo de aproximar os estudantes ao contexto real.

A avaliação será dividida em dois momentos:

1. Avaliação contínua:
- Protocolo de investigação: escrito (60%) e apresentação/discussão (40%).
Para aprovação, o estudante deverá obter uma média ponderada igual ou superior a 9,5 valores.

2. Avaliação por exame final (100%).
Para aprovação, o estudante deverá obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia

Neves MCP & Carvalho MG. (2018). Ética Aplicada à Investigação Científica, 1ªEd. Edições 70, Portugal.

Oliveira AG. (2009). Bioestatística, Epidemiologia e Investigação – Teoria e Aplicações. Lidel, Portugal.

Lessard-Hébert M, Goyette G & Boutin G. (2005). Investigação Qualitativa – Fundamentos e Práticas, 3ª Ed. Instituto Piaget, Portugal.

Vicente P. (2012). Estudos de Mercado e de Opinião. Edições Sílabo, Portugal.

Streiner DL & Norman GR. (2008). Health Measurement Scales – A practical guide to their development and use, 4th Ed. Oxford University Press.

Kay R. (2007). Statistical Thinking for Non-Statisticians in Drug Regulation. Wiley.

Aparasu R. (2010). Research Methods for Pharmaceutical Practice and Policy, 1st Ed. Pharmaceutical Press.

Smith F. (2010). Conducting Your Pharmacy Practice Research Project, 2nd Ed. Pharmaceutical Press.

Higgins JPT & Thomas J. (2019). Cochrane Handbook for Systematic Literature Reviews of Interventions, 1st Ed. The Cochcrane Collaboration.