2024

Projeto de Investigação em Ciências Farmacêuticas

Nome: Projeto de Investigação em Ciências Farmacêuticas
Cód.: CMS13767I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC apresenta os elementos estruturantes no delineamento de um projeto de investigação e as principais metodologias qualitativas, quantitativas e de consenso a utilizar, e os métodos e técnicas a utilizar na revisão sistemática da literatura e na redação e apresentação de resultados científicos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os estudantes deverão:

1. Compreender o contributo da investigação para a construção do conhecimento científico e clínico, em contexto real;
2. Conhecer elementos estruturantes na investigação e aplicá-los ao desenho do projeto de investigação proposto;
3. Desenvolver o protocolo de investigação para o projeto de investigação proposto;
4. Desenvolver competências de obtenção dos dados;
5. Desenvolver competências de tratamento dos dados obtidos, bem como de análise da informação;
6. Desenvolver competências de pesquisa bibliográfica avançada, obtendo as referências necessárias à redação do enquadramento teórico, bem como à fundamentação dos métodos e técnicas utilizados;
7. Desenvolver competências na análise de artigos científicos, comunicação e disseminação científica;
8. Apresentar e discutir os resultados obtidos.

Conteúdos Programáticos

1. Delineamento de um projeto de investigação em saúde;
2. Metodologias qualitativas avançadas;
3. Metodologias quantitativas avançadas;
4. Metodologias de consenso;
5. Revisão sistemática da literatura: métodos e técnicas avançadas;
6. Técnicas de redação e apresentação de resultados científicos.

Métodos de Ensino

Os seminários serão desenvolvidos nas temáticas elencadas no ponto 5, pelo docente ou por docentes convidados, especialistas. Os seminários decorrerão em semanas intercaladas, de forma a poderem ser aplicados e integrados os conhecimentos durantes as sessões TP tutoradas pelo docente e pelos supervisores dos potencias projetos de investigação em curso. Os alunos também poderão, com a ajuda de um supervisor, construir o seu próprio projeto de investigação. No TC, os alunos tutorados pelos supervisores, deverão desenvolver trabalhos de investigação em contexto real, seja em laboratório ou em serviços de saúde.
No final da UC, a avaliação compreenderá a avaliação do supervisor relativamente ao TC desenvolvido (35%), um relatório de atividades (40%) e a apresentação e discussão dos resultados obtidos (25%). Para aprovação, o aluno deverá obter uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia

-Neves MCP & Carvalho MG. (2018). Ética Aplicada à Investigação Científica, 1ªEd. Edições 70, Portugal.
-Oliveira AG. (2009). Bioestatística, Epidemiologia e Investigação – Teoria e Aplicações. Lidel, Portugal.
-Lessard-Hébert M, Goyette G & Boutin G. (2005). Investigação Qualitativa – Fundamentos e Práticas, 3ª Ed. Instituto Piaget, Portugal.
-Vicente P. (2012). Estudos de Mercado e de Opinião. Edições Sílabo, Portugal
-Streiner DL & Norman GR. (2008). Health Measurement Scales – A practical guide to their development and use, 4th Ed. Oxford University Press.
-Kay R. (2007). Statistical Thinking for Non-Statisticians in Drug Regulation. Wiley.
-Aparasu R. (2010). Research Methods for Pharmaceutical Practice and Policy, 1st Ed. Pharmaceutical Press.
-Smith F. (2010). Conducting Your Pharmacy Practice Research Project, 2nd Ed.. Pharmaceutical Press.
-Higgins JPT & Thomas J. (2019). Cochrane Handbook for Systematic Literature Reviews of Interventions, 1st Ed. The Cochcrane Collaboration