2024

Parasitologia Clínica

Nome: Parasitologia Clínica
Cód.: CMS13766I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC visa dotar os alunos de competências na sua capacidade de compreender os mecanismos de ação patogénica de diferentes espécies parasitárias, e as formas de resposta do hospedeiro mais apropriadas para minimizar o efeito desse parasitismo, quando não for possível o seu controlo ou erradicação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Na presente UC temos por objetivo oferecer aos alunos competências na sua capacidade de compreender os mecanismos de ação patogénica de diferentes espécies parasitárias com caracter zoonótico, tal como as formas de resposta do hospedeiro, nessa interação com o parasita. É igualmente objetivo desta UC, oferecer aos alunos os desafios científicos na compreensão e desenvolvimento de formas que valorizem a resposta (com interesse na modulação do sistema imunitário) mais apropriada para minimizar o efeito desse parasitismo, quando não for possível o seu controlo ou erradicação.

Conteúdos Programáticos

O programa de Parasitologia Clínica inclui conhecimentos teóricos e competências práticas sobre parasitas e os mecanismos de resposta à ação do parasitismo, nessa relação entre o parasita e o hospedeiro, incluído as relações e modulações imunológicas associadas ao parasitismo. Para além do conhecimento sobre o ciclo de vida dos parasitas estudados, da sua anatomia e biologia, serão estudados os meios de diagnóstico apropriados para cada espécie e, identificação dos parasitas, tal como a interpretação de resultados. Para cada parasita serão estudadas as formas de prevenção e controlo de agentes e doenças parasitárias, incluindo os mecanismos de resistência dos parasitas aos antiparasitários e, formas de minimização da existência de resistência aos antiparasitários. Nas aulas práticas os alunos terão de observar e identificar parasitas, para além de desenvolverem técnicas de pesquisa de parasitas por métodos diretos e indiretos.

Métodos de Ensino

O ensino desta UC incidirá no trabalho individual dos alunos, na sequência das aulas lecionada, na bibliografia recomendada e sugestão de trabalho de pesquisa pelos alunos em fontes credíveis. As aulas teóricas são articuladas com as aulas práticas, de assiduidade obrigatória, onde se procederá ao desenvolvimento de técnicas de pesquisa e identificação de parasitas. à interpretação dos resultados, bem como à discussão e análise das implicações no desenvolvimento de doença e na saúde pública.
O sistema de avaliação terá em conta o aproveitamento obtido nas diferentes componentes da unidade curricular.
A componente teórica será avaliada por com a realização de um teste escrito e em exame final (50%). A componente prática laboratorial será avaliada de forma contínua com base na assiduidade, desempenho laboratorial e discussão dos trabalhos (35%) e será complementada com a apresentação de um artigo científico sobre um tema relevante da área da UC (15%).

Bibliografia

Mandell, Douglas, and Bennett’s (2014), Principles and Practice of Infectious Diseases 8th Edition. Elsevier Health Sciences, Saunders, ISBN: 9780323263733

Edited by David Schlossberg (2015), Clinical Infectious Disease Cambridge University Press
ISBN: 9781139855952, DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139855952

Edited by David H. Molyneux (2006), Control of Human Parasitic Diseases, Volume 61, ISBN: 978-0-12-031761-5

Dickson D Despommier, Daniel O Griffin, Robert W Gwadz, Peter J Hotez, Charles A Knirsch (2019) Parasitic Diseases 7th Edition, ISBN-10 : 1097115909