2024

Gestão Farmacêutica

Nome: Gestão Farmacêutica
Cód.: CMS13763I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC visa dotar os estudantes de conhecimentos básicos de economia e gestão e contabilidade, aplicados ao setor farmacêutico, incluindo os processos de gestão de operações e recursos humanos, e conceitos e estratégias gerais de marketing, especialmente focados no marketing farmacêutico.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Definir conceitos e finalidades das empresas, identificando a sua natureza, bem como as funções de gestão a elas adstritas. Será especialmente focado o papel do gestor farmacêutico, com uma abordagem baseada no planeamento estratégico, nomeadamente na definição de objetivos, estratégias de atuação e alocação de recursos.
No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
1. Compreender conceitos básicos de economia e gestão, bem como a sua aplicação ao setor farmacêutico, nas suas múltiplas vertentes;
2. Compreender e aplicar conceitos básicos de contabilidade;
3. Compreender e desenvolver processos de gestão de operações e recursos humanos, tendo em conta as especificidades da empresa do setor farmacêutico em que se encontram alocados;
4. Compreender e aplicar o conceitos e estratégias gerais de marketing, especialmente focado no marketing farmacêutico.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: conceitos de economia e gestão;
2. Planeamento;
3. Organizações;
4. Noções de contabilidade;
5. Gestão de operações;
6. Gestão de recursos humanos;
7. Marketing farmacêutico.

Métodos de Ensino

O ensino teórico será essencialmente expositivo. Será também desenvolvido o ensino indireto (construtivista), tanto nas aulas teóricas, como nas teórico-práticas.
Nas sessões TP, os alunos deverão desenvolver trabalhos práticos, com base na análise crítica de conteúdos na área da Gestão Farmacêutica e ainda desenvolver ideias inovadoras de projeto/negócio, onde o farmacêutico desempenhe o papel de gestor, em qualquer uma das suas áreas de atividade profissional.
A avaliação será dividida em dois momentos:

1. Avaliação contínua:
- Teórica (60%), teste teórico no final do semestre;
- Teórico-prática (40%), trabalho de grupo.
Para aprovação, o estudante deverá obter uma média ponderada igual ou superior a 9,5 valores.

2. Avaliação por exame final (100%).
Para aprovação, o estudante deverá obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia

Baranger P. (1990). Gestão: As funções da empresa. Edições Sílabo Lda.
Ginter P. (2005). Strategic Management of Health Care. Organizations. Blackwell Publishing, Malden, USA.
Joan Gratto Lieber J. (2011). Management Principles for Health Professionals. Jones and Barlet Publishers, USA.
Teixeira S. (2005). Gestão das Organizações. 2ª Ed. McGraw-Hill.