2024

Gerontofarmacologia

Nome: Gerontofarmacologia
Cód.: CMS13761I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC visa dotar o estudante de conhecimentos que permitam reconhecer o envelhecimento e o idoso como objeto de estudo, e identificar as alterações, tanto a nível fisiológico e funcional, como na consequente resposta aos medicamentos, a nível farmacocinético e farmacodinâmico, que apresentam.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O estudante deverá:

1. Reconhecer o envelhecimento e o idoso como uma realidade instalada socialmente e como objeto de estudo cada vez mais desenvolvido;
2. Compreender as diferentes dimensões e teorias do envelhecimento como elementos basilares do estudo da faixa etária e fenómeno social;
3. Compreender e desenvolver a abordagem multidimensional do envelhecimento e do idoso, complementando-a com a necessidade da avaliação geriátrica global;
4. Identificar e analisar as principais alterações relacionadas com o envelhecimento, tanto a nível fisiológico e funcional, como na consequente resposta aos medicamentos, a nível farmacocinético e farmacodinâmico;
5. Identificar, avaliar e promover a melhoria dos aspetos diretamente relacionados com o aumento do número de anos de vida, comorbilidades e consumo diário de medicamentos, nomeadamente: uso correto dos medicamentos, polimedicação, adesão e gestão da medicação.

Conteúdos Programáticos

1. Envelhecimento: novo objeto de estudo;
2. Abordagem multidimensional do envelhecimento e do idoso;
3. Principais alterações relacionadas com o envelhecimento: fisiológicas e funcionais;
4. Avaliação geriátrica global;
5. Abordagens de cuidados: trajetória e cuidados centrados no doente;
6. Farmacoterapia no doente idoso: qualidade do uso dos medicamentos, polimedicação, complexidade, medicação potencialmente inapropriada, adesão e gestão da medicação;
7. Aspetos farmacológicos relacionados com o envelhecimento: cardiovascular, respiratório, geniturinário, endócrino, gastrointestinal, nutricional, sistema nervoso central, sensorial, musculosquelético, hematológico e imunológico.

Métodos de Ensino

O ensino teórico será essencialmente expositivo. Será também desenvolvido o ensino indireto (construtivista), tanto nas aulas teóricas, como nas teórico-práticas. As sessões TP serão integradas de acordo com os conteúdos lecionados nas T, tendo os alunos que, com base na teoria, desenvolver a análise crítica de artigos científicos e resolução de casos práticos.

A avaliação será dividida em dois momentos:

1. Avaliação contínua:
- Teórica (60%), teste teórico no final do semestre;
- Teórico-prática (40%), trabalho de grupo.
Para aprovação, o estudante deverá obter uma média ponderada igual ou superior a 9,5 valores.

2. Avaliação por exame final (100%).
Para aprovação, o estudante deverá obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia

Alldredge BK, Corelli RL, Ernst ME, Guglielmo BJ, Jacobson PA, Kradjan WA. Koda-Kimble & Young’s Applied Therapeutics: The clinical use of drugs. 10thed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2013.

DiPiro JT, Talbert RL, Yee GC, Matzke GR, Wells BG, Posey M. Pharmacotherapy: A Pathophysiologic Approach. 10thed. USA: McGraw-Hill Education; 2017.

Katzung BG. Basic & Clinical Pharmacology. 14thed. USA: McGraw Hill Education; 2018.

Ritter J, Flower R, Henderson G, Loke YK, MacEwan D & Rang H. Rang & Dale’s Pharmacology. 9th Ed. Elsevier; 2019.

Hutchison LC & Sleeper RB. (2010). Fundamentals of Geriatric Pharmacotherapy: An Evidence-Based Approach. American Society of Health-System Pharmacists. Maryland (USA).

Artigos científicos a disponibilizar ao longo da unidade curricular.