2024

Farmácia Comunitária

Nome: Farmácia Comunitária
Cód.: CMS13757I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC apresenta a ação do farmacêutico comunitário, a qual compreende uma dimensão de atuação não necessariamente restrita aos conhecimentos científicos da área das ciências farmacêuticas, mas numa integração de conhecimentos que visam uma intervenção na preservação da qualidade de vida da comunidade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O aluno deverá obter as seguintes competências: Caracterizar a evolução do foco profissional do farmacêutico; Conhecer os fundamentos dos Cuidados Farmacêuticos; Conhecer os critérios de avaliação da literatura científica; Conhecer e aplicar os princípios da comunicação interpessoal; Avaliar e intervir nas mais variadas situações passiveis de Indicação Farmacêutica, bem como na validação da prescrição e aconselhamento sobre o processo de uso do medicamento; Ser capaz de intervir na prevenção dos fatores de risco, na promoção da adesão à terapêutica e na automedicação responsável; Adquirir conhecimentos relevantes sobre nutrição artificial, dispositivos médicos e outros produtos de saúde; Identificar as principais fontes de erros de medicação; Conhecer o Sistema Nacional de Farmacovigilância; Conhecer as características epidemiológicas das infeções associadas aos Cuidados de Saúde.

Conteúdos Programáticos

1- Evolução da Prática Profissional. 2-Cuidados Farmacêuticos 3-Comunicação e informação 3.1.Informação sobre medicamentos 3.2.A comunicação interpessoal. 3.3.Relação interprofissional 4-Contributos do farmacêutico na Farmácia Comunitária 4.1.Distribuição de medicamentos e outros produtos de saúde: clássica e individualizada 4.2.Adesão à terapêutica, automedicação, prevenção do risco cardiovascular .4.3. Serviços de Saúde 5-Sistemas de distribuição 5.1.Distribuição a doentes em regime de ambulatório (Sistema de Distribuição Tradicional, Sistema de Distribuição Individual Diária em Dose Unitária) 5.2.Distribuição de medicamentos sujeitos a legislação especial 6- Farmacovigilância 7- Nutrição artificial 8-Dispositivos Médicos 9- Material de Penso 10-Erros de medicação 11-Situações clínicas de intervenção do farmacêutico na comunidade.

Métodos de Ensino

Sessões de contacto coletivo para transmissão dos conhecimentos fundamentais onde serão utilizadas metodologias ativas que apelam à interação aluno/aluno, como atividades teórico práticas, debates, trabalhos de pesquisa em grupo/pares, resolução de problemas/exploração de situações CTS&A, o que permite a aprendizagem cooperativa, método bastante eficaz de resolver problemas e de promover a aprendizagem.
A avaliação efetua-se através de: Exame final (65%); Trabalho sobre a prática farmacêutica em situações clínicas de intervenção do farmacêutico (15%); Participação nas aulas teórico práticas e práticas: discussão de casos práticos no âmbito da farmacoterapia e cuidados farmacêuticos (10%); competências de comunicação (10%).

Bibliografia

Berger, B. A., Comunication Skills for Pharmacists, 2ª Ed. American Pharmacists Association. 2005.
Cipolle, R.J., Morley, P., Strand, L., Pharmaceutical Care Practice, 3ª Ed. MacGraw-Hill, New York. 2012.
Dipiro, J. et al. Pharmacoterapy: A pathophysiologic approach. 9ª Ed. MacGraw-Hill. New York. 2013
Manuel Gallar. Promoción de la Salud y Apoyo Psicológico al Paciente. 3ª Ed. Madrid: Thomson Editores Spain. 2004.
Handbook of Nonprescription Drugs: An Interactive Approach to Self-Care 17ª Ed. Daniel L. Krinsky and Rosemary R. Berardi. American Pharmacists Association. Washington. 2012.
Robert S. Beardsley, Carole L. Kimberlin, William N. Tindall. Communication Skills in Pharmacy Practice: A Practical Guide for Students. Lippincot Williams & Willkins. Philadelphia. 2012.