2024
Farmacologia Geral
Nome: Farmacologia Geral
Cód.: CMS13754I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências Farmacêuticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
A UC visa dotar os alunos de conhecimentos no abito da Farmacologia de modo a compreender os conceitos de biodisponibilidade e bioequivalência, as vias de administração dos fármacos e conceitos de farmacocinética que lhe permitam estabelecer e alterar os regimes posológicos mais comuns
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Entender conceito e objectivo da biofarmácia.
Compreender os conceitos de biodisponibilidade e bioequivalência.
Conhecer o conjunto de processos que caracterizam a evolução temporal do medicamento após administração no organismo segundo uma via de administração específica (LADME);
Identificar a importância das diferentes vias de administração de fármacos;
Classificar e entender modelos farmacocinéticos;
Reconhecer problemas de inequivalência terapêutica de medicamentos provocados por aspectos biológicos ou tecnológicos;
Entender conceitos de farmacocinética que lhe permitam estabelecer e alterar os regimes posológicos mais comuns.
Compreender os conceitos de biodisponibilidade e bioequivalência.
Conhecer o conjunto de processos que caracterizam a evolução temporal do medicamento após administração no organismo segundo uma via de administração específica (LADME);
Identificar a importância das diferentes vias de administração de fármacos;
Classificar e entender modelos farmacocinéticos;
Reconhecer problemas de inequivalência terapêutica de medicamentos provocados por aspectos biológicos ou tecnológicos;
Entender conceitos de farmacocinética que lhe permitam estabelecer e alterar os regimes posológicos mais comuns.
Conteúdos Programáticos
Introdução à biofarmácia.
Conceito e aplicações. Objetivo dos estudos de biodisponibilidade e fatores que podem afetar a bioequivalência. Parâmetros de avaliação da biodisponibilidade. Metodologias de ensaios de bioequivalência.
Estudo dos processos de libertação, absorção distribuição, metabolismo e excreção (LADME). Classificação: vias parenteral e enteral. Processos cinéticos de LADME. Distribuição e volume de distribuição. Ligação a proteínas plasmáticas e tecidos. Metabolização. Vias de excreção
Vias de administração de medicamentos: entérica, parentérica e tópica.
Aspetos anatomofisiológicos e fatores que afetam a atuação do fármaco.
Modelos e parâmetros farmacocinéticos. Modelos compartimentais e fisiológicos.
Curvas de excreção urinária. Curvas de velocidade e acumulativas.
Desenho de regimes posológicos. Seleção do intervalo posológico, dose de manutenção e de choque. Formulações de libertação controlada. Administração de fármacos em regimes de doses múltiplas irregulares.
Conceito e aplicações. Objetivo dos estudos de biodisponibilidade e fatores que podem afetar a bioequivalência. Parâmetros de avaliação da biodisponibilidade. Metodologias de ensaios de bioequivalência.
Estudo dos processos de libertação, absorção distribuição, metabolismo e excreção (LADME). Classificação: vias parenteral e enteral. Processos cinéticos de LADME. Distribuição e volume de distribuição. Ligação a proteínas plasmáticas e tecidos. Metabolização. Vias de excreção
Vias de administração de medicamentos: entérica, parentérica e tópica.
Aspetos anatomofisiológicos e fatores que afetam a atuação do fármaco.
Modelos e parâmetros farmacocinéticos. Modelos compartimentais e fisiológicos.
Curvas de excreção urinária. Curvas de velocidade e acumulativas.
Desenho de regimes posológicos. Seleção do intervalo posológico, dose de manutenção e de choque. Formulações de libertação controlada. Administração de fármacos em regimes de doses múltiplas irregulares.
Métodos de Ensino
Sessões de contacto coletivo para transmissão dos conhecimentos fundamentais onde serão utilizadas metodologias ativas que apelam à interação aluno/aluno, como atividades teórico práticas, debates, trabalhos de pesquisa em grupo/pares, resolução de problemas/exploração de situações CTS&A, o que permite a aprendizagem cooperativa, método bastante eficaz de resolver problemas e de promover a aprendizagem.
A avaliação será realizada através de duas componentes: uma componente, será avaliada em grupo, pela apresentação e discussão de resultados obtidos após a realização de problemas alfa numéricos relacionados com a dosificação (30%); a outra componente será por avaliação escrita (70%) que por opção, pode ser pela realização de 2 testes escritos a meio e no final do semestre ou apenas por exame escrito final.
A avaliação será realizada através de duas componentes: uma componente, será avaliada em grupo, pela apresentação e discussão de resultados obtidos após a realização de problemas alfa numéricos relacionados com a dosificação (30%); a outra componente será por avaliação escrita (70%) que por opção, pode ser pela realização de 2 testes escritos a meio e no final do semestre ou apenas por exame escrito final.
Bibliografia
Rang, Dale, Ritter & Flower. Rang & Dale's, Pharmacology. Churchill Livingstone, Elsevier, 6th Edition, 2007
Brunton LL, Lazo JS, Parker KL (eds.). Goodman & Gilmans The Pharmacological Basis of Therapeutics. McGraw‐Hill, 11th Edition, 2006.
Whalen, Karen, Pharmacology (Lippincott Illustrated Reviews Series), Wolters Kluwer Health, 6th Edition, 2015.
Brunton LL, Lazo JS, Parker KL (eds.). Goodman & Gilmans The Pharmacological Basis of Therapeutics. McGraw‐Hill, 11th Edition, 2006.
Whalen, Karen, Pharmacology (Lippincott Illustrated Reviews Series), Wolters Kluwer Health, 6th Edition, 2015.