2024

Bioquímica Clínica Laboratorial

Nome: Bioquímica Clínica Laboratorial
Cód.: CMS13750I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A Bioquímica Clínica laboratorial pretende dotar os alunos de conhecimentos sobre os parâmetros bioquímicos associados ao diagnóstico, tratamento, monitorização e/ou prevenção da doença, e metodologias de análise no laboratório de Análises Clínicas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Bioquímica Clínica laboratorial pretende dotar os alunos de conhecimentos sobre os parâmetros bioquímicos associados ao diagnóstico, tratamento, monitorização e/ou prevenção da doença, bem como das metodologias passiveis de utilizar na sua avaliação qualitativa e/ou quantitativa, em particular, dos parâmetros mais utilizados no laboratório de rotina.
Esta Unidade Curricular pretende desenvolver nos alunos um conjunto de competências que lhes permitam executar as várias metodologias de análise, interpretar um Boletim Clínico, conhecer as alterações laboratoriais associada a diferentes patologias e integrar os mecanismos subjacentes, de modo a que possam desenvolver técnicas de raciocínio que lhes permitam o enquadramento e a interpretação dos vários parâmetros bioquímicos, complementando as suas capacidades técnicas com a vertente interpretativa.

Conteúdos Programáticos

O Laboratório de Análises Clínicas. Sistema de Gestão e de Avaliação Externa da Qualidade.
A importâncias dos marcadores bioquímicos no diagnóstico, prevenção e monitorização de patologias. Enquadramento das alterações laboratoriais em diferentes patologias e integração dos mecanismos subjacentes. Valores de referência e seu significado clínico.
Interpretação de um Boletim de Análise Clínicas.
Identificação e interpretação de quadros de urgência.
Bioquímica do envelhecimento.
O laboratório e a grávida.
Erros hereditários do metabolismo.

Componente Laboratorial: Avaliação laboratorial de biomarcadores e interpretação de resultados laboratoriais. Apresentação e discussão de casos clínicos.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual, suportado nas aulas e na bibliografia recomendada. As aulas teórico-práticas são articuladas com as aulas práticas laboratoriais, ambas de assiduidade obrigatória, com exposição dos conteúdos teóricos, análise e tratamento de resultados, nas aulas práticas laboratoriais proceder-se-á à execução de protocolos laboratoriais, à interpretação dos resultados, bem como à discussão e análise de casos clínicos no âmbito da UC.
A componente teórico-prática poderá ser avaliada por avaliação contínua, com realização de 2 testes escritos ou por exame final (40%). A componente prática laboratorial (NL) é avaliada de forma contínua com base na assiduidade, desempenho laboratorial dos alunos e na resolução casos clínicos (40%) e será complementada pela elaboração de um trabalho de pesquisa sobre um tema relevante da área da UC (20%).

Bibliografia

- Burtis, C. A. & Bruns, D. E. (2014). Tietz, Fundamentals of Clinical Chemistry, 7nd edition, Elsevier, USA.

- Gaw, A., Murphy, M.J., Srivastava, R., Cowan, R., O’Reilly, D. (2013). Clinical Biochemistry: An Illustrated Colour Text. 5 th edition, Churchill Livingston, Edinburgh.

- McPherson, R. A.& Pincus, M. R. (2011). Henry's Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 22nd edition, Saunders, Elsevier, USA.