2024

Bacteriologia e Micologia Clínicas

Nome: Bacteriologia e Micologia Clínicas
Cód.: CMS13749I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta unidade curricular visa promover o aprofundamento de conhecimentos no âmbito da Bacteriologia e Micologia Clínicas, de modo a que os alunos sejam capazes de caracterizar os agentes patogénicos de relevo em saúde pública e efetuar uma análise integrada das diversas etapas até ao diagnóstico.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo promover o aprofundamento de conhecimentos que lhes permitam caracterizar os agentes bacterianos e fúngicos que assumem grande relevo em saúde pública e uma análise integrada das diversas etapas até ao seu diagnóstico. Pretende-se que os alunos adquiram competências para desenvolver as melhores práticas de laboratório no âmbito do diagnóstico, designadamente, competências para efetuar cultura de microrganismos a partir das amostras clínicas, caracterizar e identificar esses organismos, bem como para interpretar perfis de suscetibilidade a agentes antimicrobianos.

Conteúdos Programáticos

Ensino Teórico:
Etiologia, epidemiologia, manifestações clínicas e diagnóstico laboratorial de doenças infeciosas. Interação microrganismo-hospedeiro.
Infeções respiratórias, do aparelho digestivo e uro-genitais: microrganismos mais frequentes.
Tecnologias emergentes para o diagnóstico das doenças infeciosas bacterianas. Prevenção e controlo da infeção nosocomial.
Taxonomia de fungos e caracterização de fungos patogénicos. Infeções fúngicas superficiais e invasivas. Patogenicidade; epidemiologia e evolução do espectro das micoses.
Mecanismos de resistência a fármacos antifúngicos.
Diagnóstico laboratorial de infeções fúngicas: convencionais, imunológicos e moleculares.

Ensino Laboratorial:
Análise de amostras clínicas no sentido de isolar e identificar os agentes bacterianos/fúngicos patogénicos.
Estudo da suscetibilidade dos microrganismos isolados aos agentes antimicrobianos.
Análise e discussão de casos clínicos.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, suportado nas aulas lecionada e na bibliografia recomendada. As aulas teóricas são articuladas com as aulas práticas laboratoriais, de assiduidade obrigatória, com exposição dos conteúdos teóricos, nas aulas práticas laboratoriais proceder-se-á à execução de protocolos laboratoriais, à interpretação dos resultados, bem como à discussão e análise de casos clínicos no âmbito da UC.
O sistema de avaliação tem em conta o aproveitamento obtido nas diferentes componentes da unidade curricular.
A componente teórica poderá ser avaliada por avaliação contínua, com realização de 2 testes escritos ou por exame final (50%). A componente prática laboratorial será avaliada de forma contínua com base na assiduidade, desempenho laboratorial e discussão dos trabalhos (35%) e será complementada com a apresentação de um artigo científico sobre um tema relevante da área da UC (15%).

Bibliografia

Barroso H., Meliço-Silvestre A., Taveira N. (2014). Microbiologia Médica, Volumes 1 e 2, 2014 Lidel Ed Técnicas, Lisboa.

Deacon, J.W. (2000). Modern Mycology, 3rd Edition. Wiley Blakwell Science, Oxford.

Mahon C. R., Manuselis G. (2000). Textbook of Diagnostic Microbiology, 2nd edition, W.B. Saunders Company

Riedel S., Morse S. A., Mietzner T.A., Miller S. (2019). Jawetz Melnick & Adelbergs Medical Microbiology, 28th Edition, McGraw-Hill Education. ISBN 9781260012026