2024

Farmacognosia

Nome: Farmacognosia
Cód.: CMS13745I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica, Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC de Farmacognosia visa proporcionar aos alunos conceitos fundamentais sobre os metabolitos secundários com interesse medicinal, seus efeitos, mecanismos de ação e aplicações terapêuticas, controlo de qualidade e disposições legais a que estão sujeitos os medicamentos à base de plantas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos o conhecimento de conceitos fundamentais de Farmacognosia relacionados com a natureza química dos metabolitos secundários com interesse medicinal, seus efeitos e mecanismos de ação e aplicações terapêuticas, bem como os procedimentos de controlo de qualidade e disposições legais a que estão sujeitos os medicamentos à base de plantas.
O aluno deverá adquirir competências de investigação para validação do uso de plantas medicinais e dos produtos à base de plantas; bem como para aplicar os conhecimentos adquiridos na formulação de hipóteses, planeamento experimental e obtenção, tratamento e interpretação de dados no âmbito da farmacognosia.

Conteúdos Programáticos

Farmacognosia: conceito, contexto histórico e objetivos e multidisciplinaridade.
Produtos naturais no desenvolvimento e produção do medicamento. Recursos vegetais para investigação e desenvolvimento de novos fármacos. Etnofarmacologia.
Compostos do metabolismo primário e secundário, com interesse farmacêutico ou medicinal: biogénese, obtenção, conservação e controlo.
Principais grupos de metabolitos secundários com interesse medicinal: compostos fenólicos (ácidos fenólicos, flavonoides, taninos, antraquinonas e cumarinas), alcaloides, compostos terpénicos e saponósidos.
Mecanismos de ação e toxicidade de fármacos de origem natural
Pesquisa de novos fármacos de origem natural, sua eficácia e segurança
Alguns usos terapêuticos mais comuns de drogas e fármacos de origem vegetal e suas interações.
Legislação comunitária: O estatuto dos medicamentos à base de plantas.
Pesquisa fitoquímica e propriedades antioxidantes de extratos de plantas medicinais.

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos são abordados de forma interativa, apoiadas por material de estudo e pela consulta da bibliografia recomendada. As aulas teóricas são plenárias, valorizando o trabalho autónomo, a pesquisa de informação e o desenvolvimento de uma atitude crítica e de rigor científico. As aulas práticas destinam-se à realização de trabalhos aplicados aos conteúdos programáticos e visam desenvolver competências para o aluno participar na preparação e execução dos trabalhos, no tratamento e interpretação de resultados, bem como para realizar um trabalho de pesquisa sobre temas aplicados à farmacognosia.
A componente prática laboratorial (NPL) é avaliada de forma contínua, com base no tratamento e interpretação dos resultados e na elaboração de um trabalho de pesquisa.
A componente teórica (NT) pode ser avaliada por 2 modalidades optativas: 2 testes ou exame final.
A nota final será calculada atendendo às seguintes ponderações: NF=0.4*NPL+0.6*NT

Bibliografia

European Medicine Agency. (2015). Herbal medicinal products. Human medicines: regulatory information. https://www.ema.europa.eu/en/human-regulatory/herbal-medicinal-products

Farmacopeia Portuguesa IX (2009). Edição oficial, 9ª edição. INFARMED. Lisboa. ISBN 978-972-8425-96-8.

Proença da Cunha, A. P. (2014). Farmacognosia e Fitoquímica. 4ª edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. ISBN 978-972-31-1142-2.

Proença da Cunha, A., O. Roque (2008) “Plantas medicinais da Farmacopeia Portuguesa” 1ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa,

Proença da Cunha, Silva, A. P., Costa, M.C., Roque, O.R, Proença da Cunha, H., Portugal, M. P. (2017). Manual de Plantas Medicinais – Bases Farmacológicas e Clínicas. Dinalivro, Lisboa.

Samuelsson, G., Bohlin L. (2017). Drugs of Natural Origin: A Treatise of Pharmacognosy, 7th Edition, Swedish Pharmaceutical Press. ISBN-13: 978-9198094251.