2024

Acompanhamento Farmacoterapêutico

Nome: Acompanhamento Farmacoterapêutico
Cód.: CMS13740I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC visa proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos e competências na área do Acompanhamento Farmacoterapêutico, capacitando-os para a sua implementação e desenvolvimento dos serviços farmacêuticos conexos na Farmácia Comunitária.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos e competências na área do Acompanhamento Farmacoterapêutico, capacitando-os para a sua implementação e desenvolvimento dos serviços farmacêuticos conexos na Farmácia Comunitária.
No contexto desta unidade curricular relevar-se-á a integração de conhecimentos de fisiopatologia, farmacologia, farmacoterapia, farmácia clínica e resultados de análises clínicas. No final da disciplina os estudantes conhecerão a metodologia a aplicar, serão capazes de raciocinar sobre as suas intervenções no contexto clínico do doente (relação benefício-risco) e de comunicar com o médico e restante equipa de saúde. Os estudantes compreenderão e serão capazes de identificar e intervir para prevenir e resolver os resultados clínicos negativos encontrados e contribuir para a melhoria do estado de saúde e qualidade de vida do doente.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Acompanhamento Farmacoterapêutico
2. Papel do Acompanhamento Farmacoterapêutico no Sistema de Saúde, seu impacto clínico, económico e na qualidade de vida do doente
3. Metodologia do Acompanhamento Farmacoterapêutico: da identificação do doente alvo à consulta
4. Comunicação com o doente em ambiente de consulta. Recolha de informação clínica e gestão do tempo
5. Determinação e interpretação de parâmetros de saúde
6. Revisão da medicação
7. Identificação de resultados clínicos negativos da farmacoterapia, potenciais e reais
8. Intervenções farmacêuticas farmacológicas e não farmacológicas
9. Comunicação com o médico e restante equipa de saúde
10. Processo clínico
11. Acompanhamento Farmacoterapêutico nas patologias crónicas mais prevalentes
a. Hipertensão
b. Dislipidemia
c. Diabetes
d. Obesidade
e. Doenças respiratórias
12. Evidência prática do valor clínico e económico do Acompanhamento Farmacoterapêutico

Métodos de Ensino

1. As aulas teóricas são de exposição magistral.
2. Nas aulas teórico-práticas os estudantes aplicam a metodologia de Acompanhamento Farmacoterapêutico e resolvem casos clínicos reais. É privilegiada a discussão dos casos clínicos (entre os estudantes e com o professor), treinado o espírito crítico dos estudantes e a capacidade de gestão das suas intervenções
3. As aulas práticas desenrolam-se em contexto simulado de farmácia comunitária pela aplicação da metodologia a uma situação concreta a identificar para cada grupo de estudantes.
Avaliação:
• Componente teórica - média de 2 Frequências ou Exame final (70%)
• Componente teórico-prática: monografia em grupo sobre caso clínico (15%)
• Componente prática: relatório da prática do Acompanhamento Farmacoterapêutico simulado (15%)
• Se e quando for possível fazer todo o ensino presencial, as % da monografia e da prática reduzir-se-ão para 10% e serão atribuídos 10% à assiduidade a todas as componentes de ensino.

Bibliografia

1. Faus MJ, Amariles P, Martínez-Martínez F. Atención Farmacéutica: conceptos, procesos y casos prácticos. ERGON 2008.
2. Cipolle, R.J., Strand, L., Morley, P. Pharmaceutical Care Practice: The Patient-centered Approach to Medication Management Services. McGraw-Hill, 3 rd Edition, 2012.
3. Preston C.L. Stockley’s Drug Interactions: A Source Book of Interactions, their Mechanisms, Clinical Importance and Management. Pharmaceutical Press, 12 th Edition, 2019.
4. Brunton L., Hilal-Dandan R., Knollmann B. Goodman & Gilman’s The Pharmacological Basis of Therapeutics. McGraw-Hill, 13 th Edition, 2018.
5. Cardoso RM. Competências Clínicas de Comunicação. Unidade de Psicologia Médica, Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. 2012.
6. Rollnick S, Miller WR, Butler CC. Motivational Interviewing in Health Care: Helping Patients to Change Behavior (Applications of Motivational Interviewing). The Guilford Press. New York, 20