2024

Microbiologia Farmacêutica I

Nome: Microbiologia Farmacêutica I
Cód.: CMS13738I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica, Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A Microbiologia Farmacêutica I visa dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos que lhe permitam conhecer os fundamentos da Microbiologia nas áreas das Ciências da Vida e o papel dos microrganismos como agentes de alterações de produtos farmacêuticos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta unidade curricular é dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos que lhe permitam conhecer os fundamentos da Microbiologia reconhecendo as diferenças bioquímicas morfológicas e genéticas dos microrganismos e os aspetos relacionados com o controlo do crescimento microbiano. Pretende-se ainda que os alunos reconheçam a relevância da Microbiologia nas áreas das ciências da vida e o papel dos microrganismos como agentes de alterações de produtos farmacêuticos. Pretende-se também que os estudantes adquiram competências para executar procedimentos laboratoriais utilizados no estudo dos microrganismos e para seguir as normas de segurança em Microbiologia.

Conteúdos Programáticos

Microbiologia: importância e o seu contexto histórico.
Posição taxonómica dos microrganismos no conjunto dos seres vivos. Principais grupos de microrganismos. Estruturas celulares principais e função.
Princípios do metabolismo microbiano. Transporte celular de nutrientes. Exigências nutricionais. Metabolismo energético e biossintético. Estratégias metabólicas. Respiração e fermentação. Fisiologia do crescimento celular.
Diversidade microbiana. Métodos de classificação clássicos e moleculares. Classificação filogenética.
Bactérias, fungos e vírus de interesse industrial, ambiental e em saúde pública.
Controlo antimicrobiano. Distinção entre efeitos microbiostático, microbicida e microbiolítico. Conceitos de esterilização, desinfeção, antissepsia. Métodos físicos e químicos de controlo antimicrobiano.
Os microrganismos como agentes de alterações de produtos farmacêuticos em biotecnologia Farmacêutica na produção fármacos, de proteínas terapêuticas e vacinas.

Métodos de Ensino

O ensino assenta em aulas teóricas, aulas práticas laboratoriais e orientações tutoriais.
As aulas práticas funcionam de uma forma articulada e complementar às teóricas, aplicando-se a matéria lecionada a situações práticas concretas. As orientações tutoriais servirão para apoio e acompanhamento científico-pedagógico dos alunos, nomeadamente na execução de um trabalho complementar integrador proposto.

A componente prática da UC é avaliada de uma forma contínua com base nos trabalhos laboratoriais.
A componente teórica é avaliada em duas modalidades optativas: frequência ou exame, com base na escala numérica de 0-20.
A avaliação da componente laboratorial será feita com base no desempenho nas aulas laboratoriais, elaboração de relatórios e discussão oral dos trabalhos.
A classificação final deverá ser calculada pela média da nota da componente teórica (60%) e da componente laboratorial (40%).

Bibliografia

Madigan, M.T., Bender, K.S., Buckley, D.H., Sattley, W.M., Stahl (2018). D.A. Brock Biology of Microorganisms (15th Edition). Pearson

Black, J.G., Black, L.J. (2015). Microbiology, Principles and Explorations. 9 th Ed., Wiley

Ferreira, W.F.C., Sousa, J.C.F., Lima, N. (Coord) (2010). Microbiologia. Lidel. Edições Técnicas. Lisboa.

Helena Barroso; A. Meliço Silvestre, Nuno Taveira (2014). Microbiologia Médica - volume 1,2. Lidel. Edições Técnicas. Lisboa.