2024

Química Farmacêutica II

Nome: Química Farmacêutica II
Cód.: CMS13733I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC Química Farmacêutica II apresenta diversos aspetos da química associados à utilização terapêutica dos fármacos, valorizando a sua obtenção e a interação com os respetivos alvos terapêuticos e a sua aplicação terapêutica em diversas patologias.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta UC dão continuidade aos desenvolvidos em Química Farmacêutica I, completando a aquisição de conhecimentos sobre os grupos de terapêuticos de fármacos, compreendendo a diversidade das suas estruturas, as suas propriedades químicas e farmacocinéticas, os seus mecanismos de ação sobre os alvos terapêuticos, relacionando as suas caraterísticas químicas com a sua atividade farmacológica. Entre os grupos de fármacos estudados incluem-se também fármacos de natureza inorgânica.
Os alunos devem completar esta aquisição de conhecimentos com a capacidade de os aplicar em estratégias de desenvolvimento e otimização de fármacos.
Os alunos devem ainda conseguir resolver problemas relacionados com conceitos teóricos.
Os alunos devem também melhorar as suas competências na preparação e análise de fármacos através da realização de atividades experimentais.

Conteúdos Programáticos

Estruturas químicas, mecanismos de ação, relação estrutura-atividade, farmacocinética e aplicações dos seguintes grupos de fármacos:
- Fármacos que atuam no Sistema Nervoso Central, como estimulantes ou como depressores; terapêuticas nas doenças de Parkinson e de Alzheimer;
- Analgésicos de ação central,
- Analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios;
- Anestésicos gerais e locais;
- Agentes anti-histamínicos;
- Agentes esteróides e não-esteróides usados nas desordens hormonais;
- Agentes que atuam no sistema cardiovascular;
- Agentes que atuam no sistema renal
- Agentes inorgânicos usados na terapêutica: fármacos com aplicações na osteoporose e no tratamento do cancro; fármacos usados em imagiologia.
Parte laboratorial: preparação, isolamento e análise de fármacos.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em materiais didáticos disponibilizados pelo docente e na bibliografia recomendada. As aulas teóricas são aulas de exposição, havendo lugar à resolução de exercícios, esclarecimento de dúvidas e discussão de alguns tópicos. As aulas laboratoriais funcionam articulada e complementarmente com as aulas teóricas, recorrendo ao planeamento e execução de trabalho laboratorial que concretize exemplos práticos dos conteúdos teóricos.
A avaliação será baseada na aferição da aquisição, compreensão dos conhecimentos e do desenvolvimento de competências nas várias componentes da disciplina: a componente teórica (70%) será avaliada por exame (opção por duas frequências); a avaliação da componente laboratorial (10%) é efetuada através da execução de trabalhos práticos e elaboração dos seus relatórios, e a avaliação é complementada com a realização de uma monografia sobre um fármaco (20%).

Bibliografia

- G. L. Patrick, “An Introduction to Medicinal Chemistry”, 6th ed., Oxford University Press, Oxford, 2017.
- C. Avendano, “Introducción a la Química Farmacéutica”, 2a ed., McGaw Hill-Interamericana de Espana, Madrid, 2001.
- “Wilson and Gisvold's Textbook of Organic Medicinal and Pharmaceutical Chemistry”, J. M. Beale and J. H. Block (Editor), Lippincott Williams and Wilkins, USA, 2010.
- D. A. Williams, W. O. Foye, L. L. Thomas, “Foye's principles of medicinal chemistry”, 7th ed, Lippincott Williams & Wilkins, USA, 2012.
- C. Wermuth, D. Aldous, P. Raboisson, D. Rognan, “The Practice of Medicinal Chemistry”, 4th Edition, Academic Press, Oxford, 2015.
- E. Alessio, “Bioinorganic Medicinal Chemistry”, Wiley-VCH Verlag GmbH & Co., Germany, 2011.
- “Manual de Trabalhos Laboratoriais de Química Orgânica e Farmacêutica”, M. M. M. Pinto (Coordenadora), Lidel, Lisboa, 2011.