2024

Química Farmacêutica I

Nome: Química Farmacêutica I
Cód.: CMS13732I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC Química Farmacêutica I apresenta diversos aspetos da química associados à procura, obtenção, análise e desenvolvimento de fármacos, valorizando a sua interação com os respetivos alvos terapêuticos e com a sua aplicação terapêutica em diversas patologias.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta UC é dotar o aluno de um conjunto de conhecimentos científicos e desenvolver as suas capacidades de reflexão e crítica no âmbito da Química Farmacêutica. O aluno deve conhecer e compreender os conceitos e princípios fundamentais relativos aos mecanismos moleculares de ação e à inter-relação entre a estrutura, as propriedades químicas, atividade farmacológica e utilidade terapêutica, aos parâmetros farmacocinéticos utilizados no estudo e avaliação dos fármacos.
O aluno deve ainda conhecer e compreender os principais métodos e estratégias de design, descoberta e desenvolvimento de novos fármacos, e aplicar os fundamentos químicos e moleculares de ação dos fármacos na otimização de protótipos e no desenho racional de novos agentes terapêuticos.
O aluno deve ainda ser capaz de aplicar os conhecimentos obtidos a diversos grupos de fármacos.
O aluno deve também ser capaz de realizar a preparação, isolamento e análise de alguns fármacos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Química Farmacêutica: objeto de estudo e perspetiva histórica. Nomenclatura e classificação dos fármacos.
2. Ciclo geral dos fármacos no organismo. Propriedades químicas e estruturais dos fármacos e a sua Farmacocinética: Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção dos fármacos. Pró-fármacos.
3. Fármacos e a sua ação: mecanismos moleculares da ação dos fármacos nos principais grupos de biomoléculas. Agentes que atuam em enzimas, recetores proteicos e ácidos nucleicos.
4. Relações qualitativas e quantitativas estrutura-atividade: SAR, QSAR, 3DQSAR.
5. Principais fontes de fármacos. Métodos de procura, descoberta e isolamento de novos fármacos;
6. Desenvolvimento e produção de novos fármacos.
7. Estruturas químicas, mecanismos de ação, relação estrutura-atividade, farmacocinética e aplicações de i) agentes antibacterianos, antifúngicos, antivirais e outros agentes anti-infeciosos; ii) agentes anticancerígenos.
8. Preparação, isolamento e análise de fármacos.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em materiais didáticos disponibilizados pelo docente e na bibliografia recomendada. As aulas teóricas são aulas de exposição, havendo lugar à resolução de exercícios, esclarecimento de dúvidas e discussão de alguns tópicos. As aulas laboratoriais funcionam articulada e complementarmente com as aulas teóricas, recorrendo ao planeamento e execução de trabalho laboratorial que concretize exemplos práticos dos conteúdos teóricos.
A avaliação será baseada na aferição da aquisição, compreensão dos conhecimentos e do desenvolvimento de competências nas várias componentes da disciplina: a componente teórica (80%) será avaliada por exame (opção por duas frequências); a avaliação da componente laboratorial (10%) é efetuada através da execução de trabalhos práticos e elaboração dos seus relatórios, e a avaliação é complementada com a apresentação de uma pequeno trabalho sobre um artigo ou um fármaco (10%).

Bibliografia

- G. L. Patrick, “An Introduction to Medicinal Chemistry”, 6th ed., Oxford University Press, Oxford, 2017.
- C. Avendano, “Introducción a la Química Farmacéutica”, 2a ed., McGaw Hill-Interamericana de Espana, Madrid, 2001.
- G. Thomas, “Medicinal Chemistry: an Introduction”, 2nd ed., John Wiley and Sons, Chichester, 2007.
- R. B. Silverman, M. W. Holladay, “The Organic Chemistry of Drug Design and Drug Action”, 3rd ed., Academic Press, 2014.
- C. Wermuth, D. Aldous, P. Raboisson, D. Rognan, “The Practice of Medicinal Chemistry”, 4th Edition, Academic Press, Oxford, 2015.
- E. J. Barreiro, C. A. M. Fraga, “Química Medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos”, 3ª ed., Artmed, Porto Alegre, 2015.
- Erland Stevens, “Medicinal Chemistry”, Pearson Education, New Jersey, 2014.