2024

Fundamentos de Fotografia

Nome: Fundamentos de Fotografia
Cód.: VIS13287I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arte Multimédia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O programa tem por objectivo chegar a uma compreensão técnica e teórico-prática sólida da Fotografia, através de uma leitura crítica e análise de conteúdo focando técnicas e linguagens em imagens icónicas de diversos autores. Será solicitado aos alunos a execução de trabalhos práticos, subjacente a diferentes temáticas. Consideram-se objectivos deste curso:
1. Adquirir uma compreensão dos diferentes modos de produção da imagem fotográfica
2. Desenvolver competências críticas e de análise no que diz respeito à teoria e prática da fotografia
3. Aplicar os conhecimentos adquiridos à interpretação e à análise critica do corpus de imagens apresentadas na aula
4. Desenvolver competências práticas na produção de imagem, tendo em conta os aspectos seguintes: composição, luz, câmara escura / câmara clara, conhecimento de materiais e dispositivos, tratamento analógico e digital da imagem.

Conteúdos Programáticos

Emprego da luz, composição, tempo de disposição e diafragma, escala, relação entre positivo e negativo. Através de análise e leitura crítica de imagens-exemplo na obra dos autores escolhidos, o curso abordará a relação entre a fotografia analógica e a fotografia digital. O componente prático do curso abordará: os vários tipos de câmara e o seu manuseamento; suportes analógicos e digitais; distâncias focais e função zoom; diafragma; tempos de disposição e ajustes; luz natural e artificial, e técnicas de iluminação; utilização de filtros; enquadramento e composição; profundidade de campo; foco selectivo; medição e compensações; tratamento analógico e digital e impressão da imagem; apresentação do trabalho. Ao longo do curso, os estudantes irão executar trabalhos fotográficos, que visam a consolidação do conhecimento técnico e prático adquirido.

Métodos de Ensino

O curso está organizado em dois tempos: um tempo de exposição pelo professor, seguido por um tempo de discussão e de execução de trabalhos práticos pelos estudantes. A avaliação é feita com base na participação do estudante na aula, e nos exercícios teórico-práticas a executar ao longo do curso que em conjunto formam a base para a nota a atribuir.

Bibliografia

BERGER John (1972) Ways of Seeing. London: Penguin BOURRIAUD Nicolas (2009) Pós-Produção. Como a Arte reprograma o Mundo Contemporâneo. São Paulo: Martins.DAYLEY Lisa DaNae and Brad DAYLEY (2010) Adobe Photoshop CS5. Indianápolis: Wiley PublishingFRADE, Pedro Miguel (1992). Figuras do Espanto. A Fotografia antes da sua Cultura. Porto: Edições Asa. SONTAG Susan (1989). On Photography. New York: Anchor Books/Doubleday HAYNES Barry, Wendy Crumpler, and Sean Duggan (2007. Photoshop Artistry. Berkeley: New Riders LANGFORD, M.J. (1979). Fotografia Básica. São Paulo: Martins Fontes RIBEIRO José Da Silva (2004). Antropologia Visual. Da minúcia do olhar ao olhar distanciado. Porto: Edições Afrontamento. RODRIGUES Ângela, e Isabel Pinto (2003). Photoshop. Lisboa: Lidel

Equipa Docente (2023/2024 )