Geografia e Território
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos de Arquitectura despertem para a riqueza do contributo da Geografia para a sua formação. Assim, importa abordar alguns dos conceitos-chave da Geografia que cruzam o interesse da Arquitectura e do Urbanismo ao longo das correntes do pensamento geográfico, independentemente da rapidez de mudança que ocorre nos processos de apropriação e transformação do território. Desde logo o conceito de escala, o interesse da análise multi-escalar e a diversidade da abordagem do conceito de espaço sem esquecer a paisagem e o território.
É necessário que os alunos se iniciem para uma leitura espacial dos fenómenos físicos e humanos e adquiram consciência crítica da dimensão integrada da paisagem e da relação homem/natureza em Geografia em diferentes contextos territoriais. Essa leitura espacial é complementada pela sua representação cartográfica, leitura e interpretação de documentos cartográficos, fotográficos e de outros modos de representação.
Conteúdos Programáticos
- Introdução: objectivos e especialização da ciência.
- Os grandes temas da Geografia: localização; interacção entre homem e ambiente.
- A escala. O interesse da análise multi-escalar e a mais valia no diálogo com arquitectos e urbanistas.
- O espaço geográfico: a sua evolução ao longo da história da geografia.
- A relação homem/natureza em geografia: a importância do estudo da paisagem desde a Geografia Clássica às visões contemporâneas. Apresentação de exemplos da geografia regional de Portugal.
- As características físicas do território: Sistema Climático; efeitos da topografia e da ocupação do solo. identificação e caracterização das formas elementares de relevo através da sua expressão morfológica e cartográfica; identificação e mitigação de riscos (naturais e tecnológicos).
- Descoberta da divisão regional de Portugal .
- Espaço urbano: conceito de cidade; “sítio” e “posição”; morfologia, estrutura e funções urbanas; principais problemas do desenvolvimento das cidades.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas com 3h justificam uma componente expositiva apoiada em meios audiovisuais e exercícios teórico-práticos de aplicação de conhecimentos numa perspectiva integradora. Valorização da descoberta de obras de referência no contexto geográfico.
Bibliografia
AaVv (Coord. Medeiros, C. A.) (2005/2006) - Geografía de Portugal, vol. I a IV, Círculo de Leitores, Lisboa.
Bailly, A., Béguin, H. (2001) – Introdution à la Géographie, Masson, Paris.
Daveau, Susanne. (1995) - Portugal Geográfico. João Sá da Costa ed., Lisboa.
Mattoso, J., Daveau, S., Belo, D. (2010) – Portugal, o Sabor da Terra, Editora Temas e Debates, 2ª ed., Lisboa.
Peixoto, J. P. (1987) – O Sistema Climático e as Bases Físicas do Clima. O Homem, o Clima e o Ambiente I. SEARN, Lisboa.
Ribeiro, O., Lautensach, H., Daveau, S. (1988) – Geografia de Portugal II – O Ritmo Climático e a Paisagem”. Sá da Costa ed., Vol.II., Lisboa.