2023

Metodologias de Investigação II

Nome: Metodologias de Investigação II
Cód.: ARQ2547I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objectivo principal é a preparação das propostas de investigação. Pretende-se nesta UC que os alunos tomem consciência não só dos diferentes modos de investigar em arquitectura, como das diferentes fases que esse trabalho supõe e aprender a abordar criticamente os temas que compõem o seus diferentes campos de trabalho. Esta UC pretende aprofundar a pergunta: Como se pode descrever e identificar os múltiplos sentidos que a investigação em arquitectura possui? A resposta será dada através da construção de uma gramática dos modelos de investigação, ou seja, através da recolha, análise e descrição dos diferentes modos como a disciplina da arquitectura responde aos seus problemas. Neste contexto a arquitectura será entendida de uma forma lata assumindo-se como território de contaminações. Nesse sentido, convocam-se outras áreas do conhecimento (filosofia, literatura, artes visuais, cinema) na tentativa de fixar e descrever mecanismos de pesquisa e construção próprios da arquitectura.

Conteúdos Programáticos

Esta unidade curricular terá os seguintes conteúdos programáticos:
1. Interacção e interdisciplinaridade na criação de arquitectura
2. Semelhanças e diferenças entre as técnicas tradicionais e as linguagens tecnológicas contemporâneas e sua influência no processo de investigação.
3. Semelhanças e diferenças entre a investigação artística e a investigação arquitectónica.
4. A importância dos novos media como campo de trabalho e ferramenta de desenvolvimento do projecto artístico e do projecto em arquitectura.
5. Estratégias argumentativas na investigação em arquitectura
6. O campo expandido da arquitectura
7. Ler, compreender, interpretar arquitectura: possibilidades e modelos da espacialidade
8. Ficções e narrativas arquitectónicas: as coisas que contam histórias.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, com apresentação de exemplos; debates com os alunos. Método de avaliação: artigo científico baseado no projecto de tese a desenvolver, escrito e apresentado oralmente na aula, avaliado de acordo com a aplicação dos conhecimentos adquiridos na unidade curricular.

Bibliografia

ADAMS, L. S. The methodologies of art. Boulder, CO: Westview Press: 1996
ARNHEIM, Rudolf. Visual Thinking. Berkeley: University of California Press, 1969.
BOOTH, Wayne et. al. The Craft of Research. Chicago: The University of Chicago Press, 2003
CRESWELL, J. W. Research design: Qualitative & quantitative approaches. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1994
GEISER, Reto ed., Explorations in Architecture. Teaching design research. Basel, Boston, Berlin: Birkhäuser, 2008
KRATHWOHL, D. R. How to prepare a research proposal (3rd ed.). Syracuse, NY: Syracuse University Press, 1991
STAKE, R. E. The art of case study research. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1995
STEINER, W. Pictorial Narrative. In Narrative Across Media. London: University of Nebraska Press, , 2004
SCHEURICH, J. J. Research method in the postmodern. London: The Falmer Press, 1977