Desenho Urbano e Territorial II
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Considerando que aos arquitectos, concomitantemente com outros profissionais do campo das questões territoriais e urbanas, lhes são cometidas tarefas disciplinares do âmbito do planeamento territorial – Planos Inter-Municipais, Planos Directores Municipais, Planos de Urbanização – e do planeamento urbano – Planos de Pormenor, Loteamentos -, a UC organiza-se em torno do conhecimento da ocupação do território, das relações físicas, económicas e culturais que subjazem ao desenvolvimento desse território e ao aparecimento e crescimento da cidade, enquanto ente autónomo e obra maior do ser humano.
Na sequência das matérias ministradas em Desenho Urbano e Territorial I, e complementando-as, pretende-se que os alunos venham a adquirir um conhecimento da organização do território que lhes permita compreender o significado das cidades, em todas as suas dimensões, tendo em vista, posteriormente, desenvolverem as competências necessárias à sua intervenção profissional nestas.
Pretende-se ainda que, no âmbito do leque da sua actividade como futuros arquitectos, definido na Lei 31/2009, de 3 de Julho, Portaria 1379/2009, de 30 de Outubro, e legislação posterior, os alunos adquiram as competências necessárias para desempenharem funções tão amplas como integrarem e/ou liderarem equipas multudisciplinares que intervêm no território – a grande escala -, na cidade – a pequena escala – ou em partes da cidade – a micro escala -.
Conteúdos Programáticos
Sem perder de vista, recorrendo à história dos momentos-chave da transformação das cidades e tomando-os como exemplos, a compreensão da relação intrínseca entre política, economia, cultura e desenho formal do território e da cidade, o programa centrar-se-à:
1. no estudo e compreensão do território concreto como palimpsesto das actividades humanas;
2. na leitura do território e sua evolução, com especial incidência na influência da Carta de Atenas no condicionamento, e posterior degradação, das inter-relações das partes da cidade que aquele movimento propôs;
3. na leitura crítica das ideias e modelos de cidade propostos e postos em prática nos últimos 150 anos;
4. na compreensão do espaço urbano contemporâneo como resultado de práticas urbanas de raíz eminentemente política, social e financeira.
Ao longo do semestre poderão ser propostos seminários considerados oportunos e que complementem o desenvolvimento do programa, bem como visitas de estudo que concorram para o mesmo fim.
Métodos de Ensino
As leituras nos momentos preparatórios e a participação e debate nas aulas são complementadas com a realização de um trabalho de pesquisa individual e em grupo sobre a cidade e os seus planos. Acresce, do carácter teórico-prático da UC, ser proposto trabalho prático, de campo, de caracterização e propostas de intervenção em algumas zonas da cidade de forma a adaptá-la aos novos paradigmas urbanos.
Dado o carácter teórico-prático (3 horas) da UC, e perante o programa (que é conforme às bases programáticas no documento de Apresentação do pedido – Novo ciclo de estudos, de 2012,05,20), a matéria será ministrada em aulas de tipo magistral (1 hora) com exposição da matéria usando meios audio-visuais apelativos e será complementada por aulas práticas (2 horas), em ambiente laboratorial de apresentação/discussão dos trabalhos de pesquisa propostos.
Software a utilizar pelos discentes: Autocad, Archicad, Allicad ou outro qualquer programa de computação gráfica, Microsoft Word ou OpenOffice Writer ou outro qualquer programa de processamento de texto.
Bibliografia
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PDMs e PUs de Évora.
Equipa Docente
- Pedro Miguel Hernandez Salvador Guilherme [responsável]