2023
Teoria da Arquitetura II
Nome: Teoria da Arquitetura II
Cód.: ARQ2536I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Aperfeiçoamento da cultura teórica e das capacidades de interpretação e elaboração crítica dos discentes, com foco em textos-chave da produção teórica sobre arquitetura em Portugal nos últimos 40 anos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
"Arquitectura como Fazer" constitui o mote central da unidade curricular de Teoria da Arquitectura II:
1. Aprofundamento da Arquitectura entendida como corpo disciplinar autónomo.
2. Aprofundamento da Arquitectura como Processo de Construção que implica um suporte para um habitar inseparável de uma localidade, de um propósito e de uma morada.
3. Aprofundamento da Arquitectura como acontecimento continuamente experimentado e vivido, expresso em determinadas atmosferas decorrentes das suas qualidades visíveis e invisíveis.
4. Aprofundamento da Arquitectura como "construção de felicidade", inseparável de uma ética, ou seja, da fundamentação num bom modo de fazer e de viver no mundo.
5. Aproximação dos alunos à reflexão crítica sobre a Arquitectura, entregando-lhes conhecimentos e instrumentos susceptíveis de permitir o juízo de valor sobre a Arquitectura, assim como de estimular a criatividade e o próprio processo do Projecto de Arquitectura.
1. Aprofundamento da Arquitectura entendida como corpo disciplinar autónomo.
2. Aprofundamento da Arquitectura como Processo de Construção que implica um suporte para um habitar inseparável de uma localidade, de um propósito e de uma morada.
3. Aprofundamento da Arquitectura como acontecimento continuamente experimentado e vivido, expresso em determinadas atmosferas decorrentes das suas qualidades visíveis e invisíveis.
4. Aprofundamento da Arquitectura como "construção de felicidade", inseparável de uma ética, ou seja, da fundamentação num bom modo de fazer e de viver no mundo.
5. Aproximação dos alunos à reflexão crítica sobre a Arquitectura, entregando-lhes conhecimentos e instrumentos susceptíveis de permitir o juízo de valor sobre a Arquitectura, assim como de estimular a criatividade e o próprio processo do Projecto de Arquitectura.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos decorrem dos objectivos e competências a desenvolver e adequam-se ao tempo lectivo semestral, de acordo com a seguinte estrutura:
1. Introdução. Aprofundar uma Teoria da Arquitectura.
2. Conceitos, Modelos e Temas no Processo de Construção da Arquitectura.
3. Território, Lugar e Localização no Processo de Construção da Arquitectura.
4. Propósito, Espaço, Forma e Atmosferas no Processo de Construção da Arquitectura.
5. Memória, Cultura Arquitectónica e outras Contaminações no Processo de Construção da Arquitectura.
6. Domínio Público e Domínio Privado no Processo de Construção da Arquitectura.
7. Implicações dos Recursos instrumentais e respectivas Limitações no Processo de Construção da Arquitectura.
8. Conclusão. Arquitectura como Fazer.
1. Introdução. Aprofundar uma Teoria da Arquitectura.
2. Conceitos, Modelos e Temas no Processo de Construção da Arquitectura.
3. Território, Lugar e Localização no Processo de Construção da Arquitectura.
4. Propósito, Espaço, Forma e Atmosferas no Processo de Construção da Arquitectura.
5. Memória, Cultura Arquitectónica e outras Contaminações no Processo de Construção da Arquitectura.
6. Domínio Público e Domínio Privado no Processo de Construção da Arquitectura.
7. Implicações dos Recursos instrumentais e respectivas Limitações no Processo de Construção da Arquitectura.
8. Conclusão. Arquitectura como Fazer.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino assenta na exposição precisa dos conteúdos programáticos a partir da reflexão sobre casos de estudo (textos e/ou imagens seleccionadas, com recurso pontual a visitas de estudo), suscitando a participação crítica dos alunos. Neste quadro, procura-se que a maioria das aulas tenha construção formal análoga, de acordo com os seguintes critérios:
1. Introdução e Enquadramento Geral
2. Aproximação ao Conteúdo Programático
3. Aprofundamento em Casos de Estudo
4. Conclusões
O regime de avaliação assenta na avaliação contínua (assiduidade e participação), num exercício individual a partir dos conteúdos programáticos realizado com consulta bibliográfica, e num exercício em grupo que promove o aprofundamento dos mesmos conteúdos.
1. Introdução e Enquadramento Geral
2. Aproximação ao Conteúdo Programático
3. Aprofundamento em Casos de Estudo
4. Conclusões
O regime de avaliação assenta na avaliação contínua (assiduidade e participação), num exercício individual a partir dos conteúdos programáticos realizado com consulta bibliográfica, e num exercício em grupo que promove o aprofundamento dos mesmos conteúdos.
Bibliografia
1. Bibliografia genérica:
AAVV, Teoria e Crítica de Arquitectura Século XX. Lisboa: Caleidoscópio e Ordem dos Arquitectos, 2010
FORTY, Adrian, Words and Buildings, a vocabulary of modern architecture. London: Thames & Hudson, 2000
HAYS, K. Michael (ed), Architecture Theory since 1968. New York: Columbia Books of Architecture e MIT Press, 1998
NESBITT, Kate (ed), Theorizing a New Agenda for Architecture, an anthology of architectural theory 1965-1995. New York: Princeton Architectural Press, 1996.
SYKES, A. Krista (ed), Constructing a New Agenda, Architectural Theory 1993-2009. New York: Princeton Architectural Press, 2010
AAVV, Teoria e Crítica de Arquitectura Século XX. Lisboa: Caleidoscópio e Ordem dos Arquitectos, 2010
FORTY, Adrian, Words and Buildings, a vocabulary of modern architecture. London: Thames & Hudson, 2000
HAYS, K. Michael (ed), Architecture Theory since 1968. New York: Columbia Books of Architecture e MIT Press, 1998
NESBITT, Kate (ed), Theorizing a New Agenda for Architecture, an anthology of architectural theory 1965-1995. New York: Princeton Architectural Press, 1996.
SYKES, A. Krista (ed), Constructing a New Agenda, Architectural Theory 1993-2009. New York: Princeton Architectural Press, 2010
Equipa Docente
- Maria Leonor Morgado Ferrão de Oliveira [responsável]