2023

Teoria da Arquitetura II

Nome: Teoria da Arquitetura II
Cód.: ARQ2536I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Aperfeiçoamento da cultura teórica e das capacidades de interpretação e elaboração crítica dos discentes, com foco em textos-chave da produção teórica sobre arquitetura em Portugal nos últimos 40 anos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

"Arquitectura como Fazer" constitui o mote central da unidade curricular de Teoria da Arquitectura II:
1. Aprofundamento da Arquitectura entendida como corpo disciplinar autónomo.
2. Aprofundamento da Arquitectura como Processo de Construção que implica um suporte para um habitar inseparável de uma localidade, de um propósito e de uma morada.
3. Aprofundamento da Arquitectura como acontecimento continuamente experimentado e vivido, expresso em determinadas atmosferas decorrentes das suas qualidades visíveis e invisíveis.
4. Aprofundamento da Arquitectura como "construção de felicidade", inseparável de uma ética, ou seja, da fundamentação num bom modo de fazer e de viver no mundo.
5. Aproximação dos alunos à reflexão crítica sobre a Arquitectura, entregando-lhes conhecimentos e instrumentos susceptíveis de permitir o juízo de valor sobre a Arquitectura, assim como de estimular a criatividade e o próprio processo do Projecto de Arquitectura.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos decorrem dos objectivos e competências a desenvolver e adequam-se ao tempo lectivo semestral, de acordo com a seguinte estrutura:
1. Introdução. Aprofundar uma Teoria da Arquitectura.
2. Conceitos, Modelos e Temas no Processo de Construção da Arquitectura.
3. Território, Lugar e Localização no Processo de Construção da Arquitectura.
4. Propósito, Espaço, Forma e Atmosferas no Processo de Construção da Arquitectura.
5. Memória, Cultura Arquitectónica e outras Contaminações no Processo de Construção da Arquitectura.
6. Domínio Público e Domínio Privado no Processo de Construção da Arquitectura.
7. Implicações dos Recursos instrumentais e respectivas Limitações no Processo de Construção da Arquitectura.
8. Conclusão. Arquitectura como Fazer.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino assenta na exposição precisa dos conteúdos programáticos a partir da reflexão sobre casos de estudo (textos e/ou imagens seleccionadas, com recurso pontual a visitas de estudo), suscitando a participação crítica dos alunos. Neste quadro, procura-se que a maioria das aulas tenha construção formal análoga, de acordo com os seguintes critérios:
1. Introdução e Enquadramento Geral
2. Aproximação ao Conteúdo Programático
3. Aprofundamento em Casos de Estudo
4. Conclusões
O regime de avaliação assenta na avaliação contínua (assiduidade e participação), num exercício individual a partir dos conteúdos programáticos realizado com consulta bibliográfica, e num exercício em grupo que promove o aprofundamento dos mesmos conteúdos.

Bibliografia

1. Bibliografia genérica:
AAVV, Teoria e Crítica de Arquitectura Século XX. Lisboa: Caleidoscópio e Ordem dos Arquitectos, 2010
FORTY, Adrian, Words and Buildings, a vocabulary of modern architecture. London: Thames & Hudson, 2000
HAYS, K. Michael (ed), Architecture Theory since 1968. New York: Columbia Books of Architecture e MIT Press, 1998
NESBITT, Kate (ed), Theorizing a New Agenda for Architecture, an anthology of architectural theory 1965-1995. New York: Princeton Architectural Press, 1996.
SYKES, A. Krista (ed), Constructing a New Agenda, Architectural Theory 1993-2009. New York: Princeton Architectural Press, 2010

Equipa Docente