Projeto IV
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos específicos da Unidades Curriculares de Projecto IV
Projecto Avançado IV aprofunda objectivos iniciados com Projecto III . A partir de um programa complexo, o exercício deverá representar a primeira aproximação real ao projecto de arquitectura enquanto conjunto articulado de diferentes especialidades e escalas. De acordo com o nº de ECTS, o aluno deve adquirir competências nos seguintes parâmetros:
análise I síntese
1.Introduzir a questão da investigação em arquitectura como metodologia multidisciplinar de projecto,
2.Introduzir programas complexos (mais de que um programa), e obter capacidade analítica de os equacionar de um modo teórico e projectual,
3. Demonstrar capacidade de síntese através do texto e do desenho como modo operadis conclusivo de cada fase de análise do projecto
teoria I história
1. Desenvolver a capacidade de entender a arquitectura como resultado de um pensamento teórico, reconhecendo exemplos desse processo, e mostrar capacidade de desenvolver uma estratégia projectual identificadora dessas estruturas teóricas,
2. Reconhecer em casos de estudo e exemplos, as relações teóricas e de índole histórico que influenciaram os princípios arquitectónicos da obra
arquitectura I projecto
1. Desenvolver a capacidade autónoma de definir critérios de intervenção arquitectónica e princípios projectuais,
2. Desenvolver a capacidade para fundamentar as opções de projecto em relação às premissas do lugar e do programa,
3. Ter capacidade de elaborar e conceber as diversas fases do projecto a diferentes escalas, com a inerente necessidade de dotar cada escala do desenho com a informação qualificada de projecto.
sistemas I estruturais/tecnológicos
1.Desenvolver a capacidade de observação e entendimento da utilização de diversos sistemas construtivos em projectos de arquitectura,
2. Desenvolver a capacidade de relacionar a estratégia de projecto com a correspondente definição do sistema construtivo a utilizar,
3. Desenvolver a capacidade de relacionar o projecto e a sua definição estrutural com outros sistemas tecnológicos a nível do comportamento da física dos edifícios.
4. Desenvolver a capacidade da relação entre as qualidades espaciais, a organização do espaço e os materiais a utilizar.
território I paisagem
1.Desenvolver a capacidade de relacionar o projecto com a sua envolvente paisagística e definição de critérios de intervenção a nível das componentes da paisagem.
comunicação I grafismo
1.Desenvolver a capacidade para comunicar o resultado do projecto através do desenho nas duas e três dimensões.
Exercícios
Exercício 0: Le Corbusier. Uma análise integrada da sua obra .
Exercício 1 Definição do Programa do edifício.
1.1. Definição da estratégia arquitectónica para o lugar de projeto
1.2. Elaboração de maquete à escala 1:100
1.2. Elaboração de cadernos de pesquisa (esquiço) e outras referencias arquitectónicas.
1.3. Elaboração de desenhos escala 1:200.
Exercício 2 Definição do Projeto do edifício
2.1. Definição do projeto nas suas representações de desenho. Escala 1:100
2.2. Elaboração de maquete à escala 1:50 (parte do edifício).
Exercício 3 Apresentação Final do Projecto
Apresentação final de ambos os exercícios em Painel A1 com representação de plantas, corte e alçados.
Apresentação
Todos os elementos necessários para a boa e correcta leitura do projecto.
Todos os elementos essências anteriores do projecto
Caderno A3 com síntese gráfica rigorosa do lugar, analise, e projecto.
Conteúdos Programáticos
Programa (Conteúdos Programáticos)
As mais recentes mudanças sociais na zona de países da costa leste e norte de África e também do médio Oriente, tem de um modo muito célere transformado a percepção da noção de fronteiras estabelecidas. O êxodo demográfico crescente que a Europa tem assistido, decorrente de longos processos de conflitos bélicos e de outras problemáticas socioeconómicas associadas, criaram rotas geográficas que tem alicerçado a entrada de milhares de cidadãos na Europa. Atravessando o Mediterrâneo na sua zona mais estreita junta da ilha de Lampedusa e da costa da Libia; no estreito de Gilbraltar em Ceuta e Melilla e através dos Balcães novas fronteiras se tem alicerçando mas sem a consequente possibilidade de se elaborarem estratégias de inclusão urbana e social à escala do novo fenómeno observado.
O programa e o exercício evocam a noção que arquitetura implica uma assunção de uma ideia de sociedade, uma aproximação ao espaço e à consequência emocional, psicológica e de memória da sua construção. Souto de Moura definiu a arquitetura como um acto “que melhora a paisagem”, ou também Siza Vieira que refere, “a arquitetura não é um problema de objecto mas sim um problema de relações”, relações que se ampliam na interação social e cultural entre as pessoas e os espaços que determinam as suas ações. A evidência dessa dialéctica converte a atividade do arquiteto num organizador dos espaços (in)temporais contribuindo para a requalificação do espaço construído, do espaço da cidade, constituindo desse modo um significativo actor da criação de civilização.
O exercício pretende que se desenvolva um Centro de acolhimento temporário para Refugiados com
espaço de alojamento para 15 famílias, espaço educativo para crianças, espaço exterior .
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão introduzidos pelo docente através de aulas com apoio audiovisual, conferências, visitas de estudo e acompanhamento individual ou em grupo dos trabalhos.
Os alunos serão avaliados quantitativamente e qualitativamente em regime de avaliação contínua de acordo com as avaliações intercalares definidas no programa da UC e no campo «Avaliação» desta FUC.