2023

Projeto III

Nome: Projeto III
Cód.: ARQ2514I
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês, Espanhol
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como principal objectivo o reconhecimento e desenvolvimento de uma estratégia projectual.


Partindo de uma leitura e análise do território o aluno deve ser capaz de definir uma estratégia de projecto coerente, fundamentada e ancorada ao lugar.


Será realizado um exercício onde será explorada a compreensão dos elementos caracterizadores do território (paisagem e estruturas arquitectónicas construídas) procurando o estabelecimento de uma estratégia de projecto coerente e articulada com o lugar e propositiva da especificidade ao programa funcional que o aluno deverá questionar, propor e desenvolver.  


Objectivos:


1. Ampliar o uso dos instrumentos de projecto;


2. Desenvolver a capacidade de pesquisa, leitura e observação crítica;


3. Desenvolver a capacidade de comunicação do projecto;


4. Desenvolver a capacidade de interpretar e analisar um território/lugar e um programa;


5. Introduzir o reconhecimento da importância da definição de uma estratégia projectual coerente, fundamentada e ancorada ao lugar.

Conteúdos Programáticos

Programa 


Construção de um percurso + centro intrepretativo de relação intensional com o lugar que permita encenar uma leitura específica deste e das suas características paisagísticas, históricas e culturais.


O aluno deverá através da pesquisa, analise e interpretação crítica propôr um programa coerente com a sua estrátégia de projecto.


O programa deve incluir:


1. Percurso


Com espaços de acesso, acolhimento, pontos de observação da paisagem distantes e próximos, pontos de paragem e descanso, e outros elementos a propôr pelo aluno dentro da lógica narrativa do percurso.


2. Centro de Acolhimento


Com espaço exterior de recepção que se relacione com o lugar e com o programa a propôr pelo aluno de acordo com a sua estrátégia de projecto.


 


LUGAR


Paisagem arqueológica das Minas de São Domingos, Mértola.


Contexto peri-urbano e de paisagem arqueologica/indistrial com uma relação muito evidente com o território envolvente e a história daquela paisagem.


Pretende-se que o aluno seja capaz de desenvolver uma leitura sensível do lugar, a partir da investigação sobre a sua história e funcionamento, permitindo através do projecto a reconstituição da lógica de percursos e usos da antiga infraestrutura.

Métodos de Ensino

Ensino prático e laboratorial com 12h de contacto semanais, equivalente a 12 ECTS, e acompanhamento tutorial 6h semanais em horário a acordar. Existe a obrigatoriedade de frequência de, pelo menos, 75% das aulas.
Os conteúdos programáticos serão introduzidos pelo docente através de aulas com apoio audiovisual, conferências, visitas de estudo e acompanhamento individual ou em grupo dos trabalhos.
Os alunos serão avaliados quantitativamente e qualitativamente em regime de avaliação contínua de acordo com as avaliações intercalares definidas no programa da UC e no campo «Avaliação» desta FUC.

Bibliografia

Bibliografia a definir de acordo com as necessidades e oportunidades, em função do desenvolvimento dos trabalhos.