2023
Arquitetura do Renascimento e Barroco
Nome: Arquitetura do Renascimento e Barroco
Cód.: ARQ2512I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Cultura e arquitetura do Renascimento ao Rococó.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
«Do Humanismo às Cidades Ilustradas» constitui o mote central da unidade curricular de Arquitectura da Renascimento e do Barroco:
1. Aproximação ao território e paisagem, cidades e edifícios do Renascimento, do Maneirismo e do Barroco, revelando sucintamente a Cultura Arquitectónica deste período, assim como as suas dimensões existenciais.
2. Identificação e caracterização críticas de um conjunto de bens imóveis do Renascimento, do Maneirismo e do Barroco, circunscrevendo lógicas, matrizes, modelos e temas fundamentais, na perspectiva de ampliar e enriquecer a cultura arquitectónica dos alunos.
3. Identificação e desmontagem críticas das relações espaço, forma, materialidade e fruição arquitectónicas em casos de estudo paradigmáticos das Arquitecturas do Renascimento, do Maneirismo e do Barroco, procurando entregar conhecimentos e instrumentos susceptíveis de estimular a criatividade e o processo do Projecto de Arquitectura.
1. Aproximação ao território e paisagem, cidades e edifícios do Renascimento, do Maneirismo e do Barroco, revelando sucintamente a Cultura Arquitectónica deste período, assim como as suas dimensões existenciais.
2. Identificação e caracterização críticas de um conjunto de bens imóveis do Renascimento, do Maneirismo e do Barroco, circunscrevendo lógicas, matrizes, modelos e temas fundamentais, na perspectiva de ampliar e enriquecer a cultura arquitectónica dos alunos.
3. Identificação e desmontagem críticas das relações espaço, forma, materialidade e fruição arquitectónicas em casos de estudo paradigmáticos das Arquitecturas do Renascimento, do Maneirismo e do Barroco, procurando entregar conhecimentos e instrumentos susceptíveis de estimular a criatividade e o processo do Projecto de Arquitectura.
Conteúdos Programáticos
1. Reencontro com a Antiguidade Clássica e permanências da Cultura Arquitectónica da Idade Média nos Territórios e nas Arquitecturas do Renascimento, do Maneirismo e do Barroco.
2. Territórios e Arquitecturas do Renascimento. Modelos e temas de edifícios; concepção, articulação e significado formal, espacial e material.
3. Territórios e Arquitecturas do Maneirismo. Modelos e temas de edifícios; concepção, articulação e significado formal, espacial e material.
4. Territórios e Arquitecturas do Barroco. Modelos e temas de edifícios; concepção, articulação e significado formal, espacial e material.
5. Territórios e Arquitecturas entre o Barroco e o primeiro Neo-Classicismo. Modelos e temas de edifícios; concepção, articulação e significado formal, espacial e material.
6. Permanências da Cultura Arquitectónica do Humanismo no Tempo da Ilustração e do Romantismo.
2. Territórios e Arquitecturas do Renascimento. Modelos e temas de edifícios; concepção, articulação e significado formal, espacial e material.
3. Territórios e Arquitecturas do Maneirismo. Modelos e temas de edifícios; concepção, articulação e significado formal, espacial e material.
4. Territórios e Arquitecturas do Barroco. Modelos e temas de edifícios; concepção, articulação e significado formal, espacial e material.
5. Territórios e Arquitecturas entre o Barroco e o primeiro Neo-Classicismo. Modelos e temas de edifícios; concepção, articulação e significado formal, espacial e material.
6. Permanências da Cultura Arquitectónica do Humanismo no Tempo da Ilustração e do Romantismo.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino privilegia a exposição teórica, dado que a UC é teórica, e promove a retenção das aprendizagens através realização de tarefas individuais e em grupo:
a. Exposição participada com o apoio de diapositivos;
b. Leitura e comentário de textos (trabalho de grupo);
c. Acompanhamento tutorial (na elaboração dos trabalhos de grupo);
d. Trabalho de grupo sobre uma obra de arquitetura portuguesa da Época Moderna, de acordo com o enunciado elaborado e disponibilizado aos alunos (40%);
e. Prova escrita de frequência (50%);
f. Participação e assiduidade (sem fator de ponderação)
Esta UC é teórica, pelo que não se aplica o regime de presenças. No entanto, recomenda-se, vivamente, a participação nas aulas, o que só é possível com a presença dos alunos.
A aprovação na UC pode ocorrer num dos seguintes regimes de avaliação, de acordo com o Regulamento Académico (disponível no SIIUE):
Avaliação Contínua (AC);
Avaliação Final (AF).
a. Exposição participada com o apoio de diapositivos;
b. Leitura e comentário de textos (trabalho de grupo);
c. Acompanhamento tutorial (na elaboração dos trabalhos de grupo);
d. Trabalho de grupo sobre uma obra de arquitetura portuguesa da Época Moderna, de acordo com o enunciado elaborado e disponibilizado aos alunos (40%);
e. Prova escrita de frequência (50%);
f. Participação e assiduidade (sem fator de ponderação)
Esta UC é teórica, pelo que não se aplica o regime de presenças. No entanto, recomenda-se, vivamente, a participação nas aulas, o que só é possível com a presença dos alunos.
A aprovação na UC pode ocorrer num dos seguintes regimes de avaliação, de acordo com o Regulamento Académico (disponível no SIIUE):
Avaliação Contínua (AC);
Avaliação Final (AF).
Bibliografia
Choay, Françoise 2007 [1980]. A regra e o modelo: sobre a teoria da arquitectura e do urbanismo. 2ª ed. rev. e aum. Trad. Tiago Marques. Casal de Cambra: Caleidoscópio.
Murray, Peter. 2006 [1981]. The Architecture of the Italian Renaissance, 3ª ed. London: Thames & Hudson.
Norberg-Schultz, Christian. 1999 [1979]. Arquitectura occidental. 3rd ed. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Panofsky, Erwin. 1955. Introduction: The History of Art as a Humanistic discipline. In Meaning in Visual Arts, 1-25. Garden City, NY: Anchor Books Edition.
Rodrigues, Maria João Madeira, Pedro Fialho de Sousa and Horácio Bonifácio. 2005 [1990]. Vocabulário técnico e crítico de arquitectura. 4th ed. [Lisboa]: Quimera.
Tafuri, Manfredo. 1982 [1976]. La arquitectura del umanismo. Madrid: Xarait.
Tafuri, Manfredo. 1998 [1992]. Sobre el renascimento. Madrid: Cátedra.
Wittkower, Rudolf. 1977 [1949]. Architectural principles in the Age of Humanism. London: Academy.
Murray, Peter. 2006 [1981]. The Architecture of the Italian Renaissance, 3ª ed. London: Thames & Hudson.
Norberg-Schultz, Christian. 1999 [1979]. Arquitectura occidental. 3rd ed. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Panofsky, Erwin. 1955. Introduction: The History of Art as a Humanistic discipline. In Meaning in Visual Arts, 1-25. Garden City, NY: Anchor Books Edition.
Rodrigues, Maria João Madeira, Pedro Fialho de Sousa and Horácio Bonifácio. 2005 [1990]. Vocabulário técnico e crítico de arquitectura. 4th ed. [Lisboa]: Quimera.
Tafuri, Manfredo. 1982 [1976]. La arquitectura del umanismo. Madrid: Xarait.
Tafuri, Manfredo. 1998 [1992]. Sobre el renascimento. Madrid: Cátedra.
Wittkower, Rudolf. 1977 [1949]. Architectural principles in the Age of Humanism. London: Academy.
Equipa Docente
- Maria Leonor Morgado Ferrão de Oliveira [responsável]