Organização do Espaço
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
3.3.4. Objectivos de aprendizagem da unidade curricular:
1. Tomar um primeiro contacto com o olhar arquitectónico, que permite descobrir a dimensão arquitectónica do mundo.
2. Reconhecer as formas de organização do espaço.
3. Ler o espaço construído no espaço natural, não construído, e descobrir a sua própria ordem.
4. Ler o espaço para entender as maneiras de o organizar.
5. Reconhecer nos ambientes urbanos e nos ambientes não urbanos qualidades espaciais; por um lado, saber ler e interpretar uma ordem no espaço não programado, por outro, reconhecer as formas e estratégias para o organizar.
6. Trabalhar a revelação dos lugares recorrendo a uma estratégia de dualismo, para desenvolver a capacidade de ler no efémero as constantes, assim como, no eterno, a fragilidade do momento. Esta primeira aproximação à arquitectura é o que irá formar uma noção e sensibilidade que se relaciona directamente com o acto de intuir e pensar o projecto, que tem nas disciplinas de carácter laboratorial, os primeiros momentos de experimentação.
Conteúdos Programáticos
3.3.5. Conteúdos programáticos:
1. Os elementos universais e os elementos locais.
2. O intemporal (as constantes de Távora) no espaço contemporâneo.
3. O clássico e o presente, que precisa de ser lido e, eventualmente descodificado, interpretado.
4. O lugar e a temporalidade do contemporâneo vs espaço intemporal.
5. O caminho e a passagem como elementos fundamentais e estruturantes do espaço pela sua dupla condição física e simbólica que concorrem na definição de noções ambientais – o visível e o sensível.
6. Noção de ambiente, de psicogeografia (a partir de Debord) e “psicoespacialidade” (a partir das definições poéticas de Bachelard – o “dentro” e o “fora”).
Os conteúdos podem-se dividir nos seguintes temas:
1. As noções de lugar, a partir do genius loci;
2. Aspectos fundacionais, mito e natureza das urbes;
3. Espaço e sociedade / espaço e individualidade;
4. A consistência do espaço arquitectónico: a sua experiência e percepção, a partir do tempo, dos sentidos, do material e do imaterial;
Métodos de Ensino
3.3.7. Metodologias de ensino:
1. Aulas em regime de conferência
2. Leitura e estudo detalhado de textos fundamentais
3. Visionamento de filmes
4. Pesquisas pontuais
5. Visitas
Bibliografia
3.3.9. Bibliografia principal:
CORBOZ, André, Ordine Sparso. Saggi sull'arte, il metodo, la città e il territorio, coord. Paola Viganò, pref. Bernardo Secchi, Franco Angeli. Milano, 1998
GOMBRICH, E. H., The Sense of Order. A study in the psychology of decorative art. London: Phaidon Press, 1994
RUDOFSKY, Bernard, Architecture Without Architects: A Short Introduction to Non-Pedigreed Architecture. University of New Mexico Press, 1987
PALLASMAA, Juhani, Los Ojos de la Piel. La Arquitectura y los Sentidos. Barcelona: Gustavo Gili, 2006
ROSSI, Aldo, A Arquitectura da Cidade. Lisboa: Edições Cosmos, 2001
SOLÀ-MORALES, I. de, Inscripciones, prólogo de Anthony Vidler, Barcelona: Gustavo Gili, 2003.
TÁVORA, Fernando, Da organização do espaço. Porto: FAUP Publicações, 1999
ZEVI, Bruno, ZEVI, Bruno. Saber ver a Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1996
ZEVI, Bruno, La cattura dell’infinito. Laterza, Bari: Quadrante, 1991
ZUMTHOR, Peter, Pensar a Arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili, 2009
Equipa Docente
- Pedro Miguel Hernandez Salvador Guilherme [responsável]