Projeto I
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular introduz o tema da composição arquitectónica abordando os conceitos de medida, proporção, escala, geometria, módulo, equilíbrio, unidade, contraste, tensão, limite, relação interior/ exterior, relações visuais, luz através da manipulação da matéria e do espaço, reflectindo matérias desenvolvidas na unidade curricular Organização do Espaço. Nela serão analisados edifícios notáveis, de carácter exemplar, de acordo, sobretudo, com a sua dimensão tectónica e estereotómica. Na sequência dessa análise serão realizados dois exercícios, de carácter compositivo, onde serão exploradas duas formas de composição em arquitectura: por adição e combinação de elementos e por subtracção da massa.
Objectivos:
1. Iniciar o uso dos instrumentos de projecto
2. Introduzir a observação crítica e de análise arquitectónica
3. Introduzir as bases metodológicas de composição
4. Introduzir a capacidade de comunicação do projecto
Como actividades complementares, serão feitas visitas de estudo a edifícios representativos das questões arquitectónicas abordadas, assim como a exposições e conferências que possam contribuir para o desenvolvimento do projecto e da cultura arquitectónica do estudante.
Conteúdos Programáticos
Tema: Composição: dimensão tectónica e estereotómica da Arquitectura
1. Os instrumentos do projecto: o desenho livre, o desenho técnico à mão, a maqueta
2. Análise de casos de estudo de acordo com a sua dimensão tectónica e estereotómica
3. Composição arquitectónica: medida, proporção e escala/ geometria, módulo, equilíbrio e unidade/ contraste e tensão/ limite e relação interior-exterior/ relações visuais/ luz
4. As bases metodológicas para a composição espacial.
5. A representação da Arquitectura: o desenho à mão, a maqueta, o texto e a apresentação oral.
Métodos de Ensino
As aulas serão dadas em regime de ensino prático e laboratorial, num total de 12 horas de contacto semanal, a que se somam 6 horas de acompanhamento tutorial. Os conteúdos programáticos serão introduzidos pelo docente através de aulas com apoio audiovisual, conferências, visitas de estudo e acompanhamento individual ou em grupo dos trabalhos. Os exercícios serão desenvolvidos nas aulas, sob a orientação do professor.
A metodologia de ensino enquadra e potencia os objectivos da unidade curricular:
1. Pelo acompanhamento personalizado e tutorial, de largo espectro, através da experiência e da comprovação, num contexto de prática laboratorial (atelier) estimulando a capacidade crítica e analítica de cada estudante.
2. Pelo incentivo da transversalidade com as matérias leccionadas nas outras unidades curriculares, em particular com a UC relacionada com a análise crítica do espaço (Organização do Espaço), bem como com as UC´s relacionadas com a representação e compreensão do espaço (Introdução ao Desenho I e Geometria Descritiva I).
3. Pela utilização de apoio audiovisual, assistência a conferências e realização de visitas de estudo a casos de excelência no que diz respeito ao estabelecimento de estratégias projectuais claras e precisas.
4. Pelo regime da avaliação, que promove o trabalho contínuo e a consolidação dos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de hábitos de investigação, condições essenciais para a inquietação crítica e para o enriquecimento da cultura arquitectónica do estudante.
Bibliografia
BOTTON, Alain (2008) The Architecture of Happiness. Vintage.
CUNHA, Rui (2003) As medidas na arquitectura séculos XIII-XVIII - o estudo de Monsaraz". Caleidoscópio, Lisboa.
APA (2010). Publication manual of the American Psychological Association. Washington (DC): APA.
CUNHA, Luís Veiga (1984). Desenho técnico. 6ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
CHING, Francis D. K. (2011) Representação gráfica em arquitetura, Porto Alegre: 5ª ed. Bookman.
CHING, Francis D. K. (1998), Forma, Espacio y Orden. México: Editorial Gustavo Gili.
RODRIGUES, Maria João Maria; SOUSA, Pedro Fialho de; BONIFÁCIO, Horácio Manuel Pereira, Vocabulário técnico e crítico de Arquitectura. Coimbra: Quimera, 1990.
SIZA VIEIRA, Álvaro, Imaginar a evidência. Lisboa: Edições 70, 1998
ZEVI, Bruno (2009) Saber Ver a Arquitetura (6ª Edição). Martins Fontes.
ZUMTHOR, Peter (2005) Pensar a arquitectura. Barcelona: Gustavo Gilli.