2024
Estaleiros e Segurança
Nome: Estaleiros e Segurança
Cód.: ARQ13303I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Devera permitir ao aluno, possuir uma perspectiva global do desenvolvimento dos empreendimentos de construção e das suas diversas etapas de evolução, com especial destaque para a fase de construção, nas suas diferentes perspectivas. O aluno devera interiorizar a importância fundamental do tema da segurança na construção civil e, complementarmente, deter um conjunto de conhecimentos nesta área que lhe permita ter uma futura participação activa no processo de melhoria das condições de trabalho no sector.
Conteúdos Programáticos
1. Empreendimentos e obras 2. Sistema de qualificação para o exercício da actividade de construção 3. Projecto e medições 4. Do concurso a consignação 5. Organização, instalações e equipamentos do estaleiro 6. Orçamentação de obras 7. Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho da Construção
Métodos de Ensino
São apresentadas aulas teóricas e práticas, com recurso a técnicas audiovisuais. A avaliação de conhecimentos é feita com base na realização, em grupos de trabalho, de um projecto de Estaleiro, de Demolição ou de Ocupação de Via Pública a escolher que vale 40% e um exame com perguntas teóricas e exercícios com os cálculos de rendimentos que vale 60%.
Bibliografia
Alves Dias, L. M. Organização e Gestão de Obras, IST, Lisboa, 2007. Alves Dias, L. M. Segurança e Saúde no Trabalho da Construção, IST, Lisboa, 2007, Santos Fonseca, M., Curso sobre Regras de Medição na Construção de Edifícios, LNEC, Lisboa, 1999 Manso, A.; Santos Fonseca, M; Espada, J. Informação sobre custos - Fichas de Rendimentos, LNEC, Lisboa, 2004 Paz Branco. J. Rendimentos de Mao-de- Obra, Materiais e Equipamentos (Tabelas), LNEC, Lisboa, 1983. Código dos Contratos Públicos (CCP). Decreto-Lei 18/2008 de 29 de Janeiro, INCM, Lisboa, 2008. Regime de ingresso e permanência na actividade da construção (Decreto-Lei no 12/2004, de 9 de Janeiro e legislação conexa). Regulamento de Segurança no Trabalho da Construção Civil (Decreto-Lei n.° 41820 e 41821 de 11/8/58)