2024

Construção sustentável

Nome: Construção sustentável
Cód.: ARQ13302I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se avaliar o porquê da necessidade de construir mais sustentavelmente, o que levou a ter de o fazer e como se pode fazer, nomeadamente aprender a escolher materiais de construção mais eficazes sob o ponto de vista da sustentabilidade. Os alunos deverão adquirir competências que lhes permitam construir um ambiente saudável baseado na eficiência dos seus recursos e desenho ecológico, aplicando os princípios da Construção Sustentável e fomentando assim um desenvolvimento ecológico. Também terão de ser capazes de fazer uma gestão sustentável da obra.

Conteúdos Programáticos

Construir de forma sustentável. Construção, energia e ambiente. Uso racional dos recursos disponíveis. Sustentabilidade: objectivos, indicadores e metas. Os resíduos fonte de matéria-prima e de energia. Gestão de resíduos da construção e demolição. Minimização e valorização de resíduos da construção e demolição. Valorização de resíduos na construção. Reciclagem de agregados. Legislação sobre resíduos. Análise de projectos relevantes.
Desempenho energético-ambiental dos edifícios. Eficiência energética. Conforto e qualidade do ar interior. Energias renováveis. Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do ar Interior nos Edifícios. Soluções construtivas e tecnologias amigas do ambiente. Medidas passivas. Medidas especiais. Sistemas solares térmicos. Utilização de materiais reciclados ou recicláveis. Captação e reciclagem de águas domésticas. Utilização de Materiais Eco-eficientes e não convencionais. Sustentabilidade do betão.

Métodos de Ensino

O ensino será feito com base em aulas teórico-práticas. Estas aulas terão uma componente teórica que será leccionada com recurso a apresentações, intercalada com exemplos de casos práticos e exercícios. Ao longo do semestre os alunos têm de desenvolver um trabalho prático com apresentação no final do semestre. Também estão previstas visitas técnicas.
A avaliação é assegurada através da realização de 1 trabalho e de exames. A avaliação em época normal: contínua (1.0Trab) ou final (0.7Exame + 0.3Trab). A avaliação em época de recurso, especial, extraordinária atende às seguintes componentes: 1.0Exame.

Bibliografia

Sustainable Construction: Green Building Design and Delivery, Kibert Ecologia dos Materiais de Construção, B. Berge Sustainable Building Technical Manual Renewable Energy - Power for a sustainable future. Boyle
Conceitos Bioclimáticos para os Edifícios em Portugal, Gonçalves & Graça Reabilitação Energética da Envolvente de Edifícios Residenciais Sustainable Building Sourcebook Building Greener, Building Better, NAHB
A Sustentabilidade dos Materiais de Construção, Torgal & Jalali Artigos científicos

Equipa Docente (2022/2023 )