Problemas Sociais Contemporâneos
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Em termos genéricos esta UC visa identificar os principais eixos de transformação das sociedades e dotar o aluno de uma visão geral sobre os principais problemas sociais contemporâneos. Espera-se que o aluno desenvolva competências de problematização, raciocínio analítico, crítico e reflexivo sobre os problemas sociais da actualidade. Especificamente pretende-se que o aluno saiba:
a) Identificar e caracterizar problema social;
b) Identificar e caracterizar os principais problemas sociais contemporâneos;
c) Identificar e descrever as principais perspectivas de estudo dos problemas sociais;
d) utilizar os quadros teorico-conceptuais e os métodos e técnicas de investigação sociológica na abordagem dos problemas socais.
Conteúdos Programáticos
- Problema social e problema sociológico
- Perspectivas de estudo dos problemas sociais
- Perspectivas político-doutrinárias sobre os problemas sociais
- Grandes problemas sociais da actualidade: problemas ambientais; demográficos; globalização económica; Saúde, doença e sociedade; Educação; Comportamentos desviantes; Problemas de origem ideológica.
Métodos de Ensino
Método expositivo e domonstrativo nas aulas teóricas.
Métdos ativos nas aulas práticas.
Bibliografia
Blumer, H. (1971). Social Problems as Collective Behaviour. Social Problems, XVIII, n.º 3, pp. 298-306.
Carmo, Hermano (Coord.) (2001). Problemas Sociais Contemporâneos. Lisboa: Universidade Aberta.
Curtis, R. L. e Aguirre, B. E. (ED.) (1993). Collective Behavior and Social Movements. Londres: Allyn and Bacon.
Dalton, R. J. e Kuechler, M. (Ed.) (1990). Challenging the Political Order: New Social and Political Movements in Western Democracies. Oxford: Oxford University Press.
Della Porta, D. e Kriesi, H. (1999). Social Movements in a Globalizing World: An Introduction. London: MacMillan Press.
Lanzarra, G-T. (1986). La Théorie de la Conception entre Problem Solving et Problem Setting, Quelques Implications Cognitives et Organisationelles. In Demailly, A. e Le Moigne, J. J. (Ed.). Sciences de l’inteligence. Lyon: Press Universitaires, pp. 447-475.
Lenoir, R. (1990). Object Sociologique et Problème Sociologique. Paris: Dunod.
Santos, José Rodrigues dos (2000). A Propósito das Noções “Problema Social” e “Problema Sociológico”. In AAVV, Homenagem ao Professor Augusto da Silva. Évora: Universidade de Évora, Departamento de Sociologia. pp. 417-441.
Equipa Docente
- Lidia Patricia Santos Amaral Tomé [responsável]