Língua e Cultura Estrangeira II - Francês
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aprofundar os conhecimentos adquiridos e alargar as competências gramaticais e lexicais de modo a aumentar as capacidades de expressão oral e escrita dos estudantes.
Conteúdos Programáticos
Compreender:
Compreender expressões e um vocabulário muito frequente relativos ao seu meio ambiente (por ex. ele próprio, sua família, compras, o trabalho). Entender o essencial de anúncios e de mensagens simples e claras.
Ler:
Ler textos curtos muito simples. Encontrar uma informação específica previsível em documentos correntes tais como publicidades, prospectos, menus e horários e ler cartas pessoais curtas e simples.
Falar:
Participar numa conversa:
Comunicar aquando de tarefas simples e habituais que não exijam mais do que uma troca de informações simples e directa sobre temas e actividades habituais.
Exprimir-se oralmente em contínuo:
Utilizar uma série de frases ou expressões para descrever, em termos simples, a sua família e outras pessoas, as suas condições de vida, a sua formação e a sua actividade profissional actual ou recente.
Escrever:
Tomar apontamentos e mensagens simples e curtas. Escrever uma carta pessoal muito simples, por exemplo de agradecimentos.
Conteúdos programáticos
§ Produção oral :
- Ler um texto e malta voz,
- Fazer uma exposição simples seguindo os apontamentos ou comentar dados visuais (diagramas, desenhos, quadros, etc.),
- Representar um papel que foi repetido,
- Falar espontaneamente sobre temas simples.
§ Produção escrita :
- Produzir cartazes, panfletos,
- Tomar apontamentos ditados,
- Escrever textos livres,
- Escrever cartas pessoais ou de negócios, etc.
§ Audição e compreensão oral
- Ouvir anúncios (informações, ordens, avisos, etc.) e compreender a informação global,
- Compreender a interacção entre nativos e as gravações de emissões de rádio e de televisão na condição de a dicção ser claras e o débito lento.
§ Leitura ou compreensão da escrita
- Ler para se orientar,
- Ler para se informar, utilizando obras de referência, por exemplo,
- Ler e seguir instruções,
- Ler para compreender a correspondência,
- Ler por prazer.
§ Gramática
- A expressão do futuro,
- O Condicional presente,
- O Presente do conjuntivo,
- Os pronomes pessoais complemento directo e indirecto,
Métodos de Ensino
De acordo com os descritores estabelecidos para o nível A1 no Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas do Conselho da Europa, a metodologia adoptada irá incidir na aquisição e desenvolvimento de competências orais e escritas (produção, recepção e interacção), gramática e vocabulário:
(1) exposição directa ao uso autêntico da língua (através de materiais como: vídeos, textos escritos – jornais, revistas, etc. – Internet, CD-ROM, entre outros) ;
(2) participação directa em interacção comunicativa;
(3) apresentações, explicações, exercícios/actividades de exploração;
(4) versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
(5) trabalho individual, em pares, em grupo;
(6) participação em discussões formais/informais;
(7) estudo acompanhado;
(8) de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio.
Bibliografia
Anne Akyuz, B. Bazelle-Shahmaei, J. Bonenfant. Les exercices de grammaire Niveau A2, corrigés intégrés. Hachette, 2006.
C. Barnoud, E. Sirejols. Grammaire, Niveau Intermédiaire, Cle International. 1991.
Robert P. Le Petit Robert, Dictionnaire Alphabétique et Analogique de la Langue Française, Le Robert.
Librairie Hatier. Le Nouveau Becherelle, La Grammaire Pour Tous, Hatier.
Librairie Hatier. La Conjugaison, 12 000 Verbes, Hatier, 1990.
Bescherelle 2. L'orthographe pour tous, Didier.
Equipa Docente
- Fernando dos Santos Gomes [responsável]