Língua Estrangeira - Inglês
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Objectivos Gerais:
- Auxiliar na prática das habilidades necessárias para o estudo da área de especialização através da língua inglesa;
- Desenvolver técnicas e estratégias fundamentais para a compreensão e produção de textos académicos, escritos e orais, em geral, e nas áreas de Engenharia Informática, Relações Internacionais, e Enfermagem, em específico, em língua inglesa.
2. Objectivos Específicos/Competências a serem adquiridas:
- Desenvolver técnicas e estratégias fundamentais para a compreensão de textos escritos na área de especialização em língua inglesa;
- Reconhecer aspectos de estrutura textual;
- Desenvolver técnicas e estratégias de reconhecimento do significado de palavras/expressões desconhecidas;
- Aprofundar o conhecimento da gramática inglesa;
- Desenvolver competências comunicativas em língua inglesa baseado nas suas necessidades, características e recursos;
- Participar em actividades linguísticas para sua utilização no interior do domínio profissional (actividades e relações do indivíduo no exercício da sua profissão) nos seguintes contextos: lugar, instituições, pessoas, objectos, acontecimentos, operações e textos.
Conteúdos Programáticos
A. Topics:
- Education
- Technology
- Food, drink and culture
- Cities of the world
- Brain power
- Staying alive
B. Developing reading skills:
- linking ideas: expressing contrast; predicting content
- skimming and scanning; getting information from diagrams and pictures
- identifying the writer’s opinion
- looking at data (tables, charts and graphs); using headings to find information
- organizing notes
- using text and visuals to understand statistics
C. Writing:
- letter/email
- description of a device
- summary
- statistics
D. Vocabulary:
- spelling rules
- homophones
- prefixes
- identifying parts of a word
- numbers
Métodos de Ensino
-exposição directa ao uso autêntico da língua;
-participação directa em interacção comunicativa;
-apresentações, explicações, exercícios;
-trabalho individual, em pares, em grupo em sala de aula;
-participação em discussões formais/informais;
-estudo acompanhado;
-trabalho independente com materiais de auto-aprendizagem.
Bibliografia
HARRISON, R. (2011). Headway Academic Skills: reading, writing and study skills, Level 1, Oxford: OUP.
Compêndios de Gramática:
(1992) Collins Cobuild English Usage. London: Harper Collins.
(1995) Collins Cobuild English Grammar. London: Harper Collins.
AZAR, B. S. (1989). Fundamentals of English Grammar. Englewood Cliffs: Prentice Hall Regents.
AZAR, B. S. (1989). Basic English Grammar. Englewood Cliffs: Prentice Hall Regents.
MURPHY, R. (1989). Grammar in Use. Cambridge: CUP.
SWAN, M. (1984). Practical English Usage. Oxford: OUP.
Dicionários:
(1998) Dicionário de Português-Inglês. Porto: Porto Editora
(1998) Dicionário de Inglês-Português. Porto: Porto Editora.
(2000) The New Penguin English Dictionary. London: Penguin Books.
(2000) Oxford Advanced Learner’s Dictionary. Oxford: OUP.
(1995) Collins Cobuild English Dictionary. London: Harper Collins.
(2001) Collins Cobuild English Dictionary for Advanced Learners. London: Harper Collins.
(1992) Dicionário Ilustrado Inglês e Português Oxford-Duden. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, S.A.
Equipa Docente
- Luís Sérgio Pinto Guerra [responsável]